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5 Dicas para os vários tipos de merchandising no ponto de venda

Leitura aprox. de 16 minutos

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Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

Se você é fabricante de qualquer produto, seu objetivo final é sempre vender. Para isso, é necessário colocar seus produtos para exposição em lojas do seu nicho de mercado, mas as empresas não sabem quais são as melhores ações para os vários tipos de merchandising no ponto de venda.
 

Essas lojas são chamadas no mercado de consumo de pontos de venda (PDV, para os mais íntimos) e são a porta de entrada principal para que as indústrias consigam vender seus produtos. 

Mas muitas empresas pecam na hora de expor os produtos nesses pontos de venda ou no momento de gerenciar uma equipe externa de trade marketing e acabam tendo prejuízos altos.

O que temos a oferecer para ajudar é um guia de como fazer o merchandising no ponto de venda com qualidade e com foco em vendas. Confira com a gente: 

Lembre-se de usar o cross-merchandising 

O que é essa técnica? Ela nada mais é do que fazer uma associação de produtos que possam ser comprados juntos, mas que nem sempre estão na lista de compras do cliente.

Por exemplo, colocar o leite perto dos achocolatados em pó ou dos cereais matinais. Assim mesmo o cliente não tendo programado comprar o leite, pode acabar comprando por estar ali perto e aproveitar a ida ao PDV.

Agora você já tá começando a entender como funciona o merchandising no ponto de venda.

Brinque com os temas dos produtos

  
ponto de venda
 

Sempre que puder, aproveite as datas comemorativas para fazer mudanças na disposição de seus produtos nas gôndolas, para atrair a atenção de seus públicos-alvos. 

E se tiver um pouco de criatividade, nem precisa esperar as datas, é só tentar criar disposições que sejam criativas e provoquem o interesse das pessoas.

Trabalhar com merchandising no ponto de venda não é uma tarefa fácil e deve ser acompanhada de perto dos gestores das equipes de vendas externas. Mas mudanças são necessárias e importantes para atrair os possíveis clientes. 

Aposte nos sentidos e nas ações sensoriais

Aguce os sentidos dos clientes. Não adianta ter o melhor produto do mercado se ele não chama a atenção das pessoas, se fica escondido ou tem uma embalagem feia.

O primeiro sentido na hora de escolher o produto é a visão, então aposte em gôndolas bem organizadas e com destaque. Depois vem o tato, então deixe seus produtos ao alcance das pessoas.

O olfato também é importante, então é imprescindível que os promotores fiquem de olho se o aroma do ambiente está agradável. Sobre o paladar, vai depender do produto que a indústria produz.

Se for comida ou bebida você pode oferecer uma degustação e assim bombar o merchandising no ponto de venda.

Use o ponto de venda como uma mídia de divulgação

O ponto de venda é o carro chefe para a comercialização do seu produto, então use do melhor jeito que puder. Use imagens e fontes grandes para chamar a atenção do seu público-alvo e mostrar a que veio.

Essas chamadas podem falar dos benefícios e dos diferenciais de seu produto em relação aos concorrentes. Usar palavras como: “compre agora”, “puxe aqui” e “não perca” são motivadores para as compras imediatas.

Pense no merchandising no ponto de venda como o diferencial para atingir suas metas e vender bem mais.

planilha de gestão de OKR's

Crie movimento dos produtos na gôndola 

Essa é uma dica bem simples. Você deve colocar produtos de tamanhos diferentes perto um do outro para que as pessoas notem os produtos.

Produtos que ficam estáticos e muito alinhados não chamam a atenção e podem passar despercebidos. Então tente montar a gôndola com posições diferentes de seus produtos.

Vai chamar a atenção do seu público-alvo e assim você já sai na frente dos concorrentes.

Comece agora a investir com mais intensidade no merchandising no ponto de venda para ter resultados bem melhores nas vendas e chamar a atenção dos possíveis compradores dos seus produtos.

Lembre-se que é no ponto de venda que o cliente se aproxima de seu produto e faz a decisão de compra.

E vocês gestores de equipes externas de trade marketing, fiquem de olho e mostrem para seus colaboradores como é que se faz um trabalho bem feito e com foco na melhoria dos indicadores de performance. Faça a diferença!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

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