Separamos neste artigo, algumas dicas de vendas para inspirar gestores a aperfeiçoar o processo de vendas e assim melhorar os resultados da sua empresa.

O objetivo de toda empresa do ramo comercial é alavancar as vendas, no entanto é preciso avaliar se o processo está sendo feito de forma minuciosa.

Será que você está fazendo o certo para conseguir aumentar as vendas?

Pensando em ajudar você nisso, daremos 7 dicas de vendas que vão contribuir para o crescimento da sua equipe.

Dicas de vendas #1 – Definição dos objetivos

Não podemos falar em dicas de vendas práticas, sem antes definir seus objetivos não é mesmo?

Se não soubermos onde queremos chegar, não teremos a mínima ideia de como mensurar os resultados obtidos e saber se foram satisfatórios ou não.

Os objetivos não são somente a “meta de vendas”, mas também as tarefas que temos que cumprir para fechar um contrato.

Abaixo estão alguns exemplos que você pode considerar como objetivos:

  • Número de clientes prospectados: a prospecção de clientes é etapa fundamental do processo de vendas, é onde se encontra os potenciais clientes. É importante estabelecer uma meta da quantidade de clientes que precisam ser prospectados semanal ou mensalmente para garantir o desempenho da empresa.
  • Pós-vendas realizados: é importante que o vendedor mantenha contato com os clientes que já compraram. Além de comprar novamente, estes clientes podem indicar seu produto/serviço para outras pessoas.
  • Quantos contratos são necessários para se fechar a semana? Estabelecer uma meta semanal pode facilitar para você manter seus vendedores motivados.

Tenha sempre em mente que se você tem os objetivos pré-estabelecidos, o direcionamento certo e praticar as dicas de vendas que verá nesse artigo, sua equipe de vendas estará muito mais preparada para enfrentar os desafios que estarão por vir.

#2 Metas e resultados alcançados

Uma pesquisa realizada pela Love Mondays listou as dez coisas que os funcionários mais valorizam em uma empresa. Segue abaixo as 3 primeiras posições.

  1. Mais reconhecimento
  2. Melhorar comunicação com funcionários
  3. Melhorar salário

O reconhecimento por parte do gestor está à frente de salários, ou seja, reconhecer o trabalho de seu vendedor é parte fundamental do resultado de sua equipe.

Por isso, sempre parabenize seus colaboradores pelos resultados obtidos, pelas metas alcançadas e por qualquer bom resultado que eles tenham obtido.

#3 Comunicação clara e objetiva

Esta dica é muito importante para conseguir manter um bom relacionamento com seus vendedores.

Dedique um tempo para passar um feedback honesto aos seus vendedores. Elogie os pontos positivos que o seu colaborador tem e mostre a ele em quê é preciso melhorar.

Procure mostrar o que ele irá ganhar ao mudar tal comportamento, seja mais vendas, dinheiro ou até mesmo um novo cargo.

#4 Não deixe seus vendedores fazerem o trabalho burocrático

Seus vendedores são profissionais com um único objetivo, trazer vendas para sua empresa, portanto eles não podem estar perdendo tempo com burocracia.

Um dos grandes erros dos gestores é pedir que sua equipe de vendas preencha múltiplas planilhas, sistemas e CRM’s. Isso faz com que eles percam o foco no que realmente importa.

Não estamos dizendo que alimentar as planilhas e sistemas com informações não seja importante. Mas que esse processo deve ser feito muitas vezes pelo próprio gestor ou por outros profissionais.

#5 Utilize as redes sociais

Devemos lembrar que estas dicas de vendas são fundamentais para o bom desempenho da sua equipe e apesar de alguns gestores terem resistência em relação às redes sociais, esta é uma dica valiosa.

Hoje, inúmeros negócios são iniciados e até mesmo fechados pelas redes sociais: Facebook, GooglePlus, Linkedin, além de outros que são usados para contato.

Você não deve privar seus vendedores de terem acesso a esse tipo de comunicação mas é importantíssimo que eles tenham consciência de que são ferramentas que deverão ser utilizadas a trabalho.

Explique para a equipe as vantagens que as redes sociais podem trazer para a empresa e para os próprios vendedores, como aumentar as vendas.

Considerando que sua equipe não é especialista em mídias sociais, conte com a ajuda do departamento de marketing ou agência e faça um manual de como utilizar as redes sociais de forma estratégica para gerar resultados de vendas.

#6 Reveja os processos internos de venda

Um dos erros mais comuns em empresas na atualidade é que as pessoas tendem a não questionar os processos internos. O mundo é tão dinâmico que o que era bom ontem muitas vezes pode ser péssimo hoje.

Revise todo o procedimento e elabore um plano de mudanças. Analise todos os dados (segmentos, formas de vendas, promoções etc) e veja o que deu certo  e o que deu errado.

Depois de mensurar os dados, satisfatórios ou não, você poderá alocar a sua equipe da melhor maneira.

#7 Torne o marketing um aliado

A última dica de venda e não menos importante é unir os departamentos de marketing e vendas.

Na maioria das empresas, eles são bem distantes, mas deveriam ser os mais próximos.

Os vendedores têm contato direto com os clientes e por isso podem entender a fundo qual é a sua dor. Informações como esta devem ser compartilhadas com o marketing, a fim de construir melhores conteúdos para o público.

Viu só como essas dicas podem ser de grande valia para a otimização do processo de vendas da sua empresa?

Quanto mais conhecimento você busca para aperfeiçoar o processo de vendas, mais próximo estará do sucesso de alavancar as vendas.

Agora você pode começar a praticar essas dicas de vendas e converter esse conhecimento em bons resultados.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post