8 dicas simples para suas vendas decolarem - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

Neste post iremos abordar maneiras práticas de como aumentar os resultados de sua equipe de vendas. Gerenciar melhor as tarefas e ter informações relevantes para aumentar suas vendas.

Definição de objetivos

Se não soubermos onde queremos chegar, não teremos a mínima ideia de como saber se os resultados obtidos foram satisfatórios ou não. Quando colocamos a definição de objetivos não é somente a “meta de vendas” e sim tarefas que temos que cumprir para se fechar um contrato. Abaixo está listada algumas “metas” que você pode levar em consideração.

– Número de clientes prospectados. Afinal, sem se prospectar clientes o futuro estará comprometido.

– Pós-vendas realizados. É importante que o vendedor sempre mantenha um contato com os clientes que já compraram, visitando-os com alguma frequência. Além de comprar novamente, estes clientes podem indicar seu produto a outras pessoas.

-Quantos contratos são necessários para se fechar a semana? Dividir a meta por semana pode facilitar para você manter seus vendedores motivados já que eles conseguem ver um objetivo a curto prazo com facilidade.

Existem outros pontos que você pode levar em consideração e isso varia muito de empresa para empresa, mas sempre tenha em mente que com os objetivos claros e o direcionamento certo sua equipe de vendas estará muito mais preparada para enfrentar os desafios que estarão por vir.

Metas e resultados alcançados

Uma pesquisa realizada pela Love Mondays listou as dez coisas que os funcionários mais valorizam em uma empresa. Segue abaixo as 3 primeiras posições.

1º – Mais reconhecimento

2º – Melhorar comunicação com funcionários

3º – Melhorar salário
O reconhecimento por parte do gestor está à frente de salários, ou seja, reconhecer o trabalho de seu vendedor é parte fundamental do resultado de sua equipe. Por isso SEMPRE parabenize sua equipe pelos resultados obtidos, pelas metas alcançadas e por qualquer bom resultado que ele tenha tido.

Comunicação clara e objetiva

Você já passou pela situação de não saber se está agradando ou não? Se sim, você sabe que é péssimo. E isso acontece também com seus vendedores se a comunicação entre vocês não for clara e objetiva. Sempre dedique algum tempo para passar um feedback honesto aos seus vendedores. Elogie os pontos positivos que o seu colaborador tenha e mostre a ele onde é possível melhorar, no que ele está errando e sempre procure mostrar a ele o que ele irá ganhar ao mudar de comportamento, seja mais vendas, dinheiro ou até mesmo um novo cargo.

Não deixe seus vendedores fazerem o trabalho sujo

Seus vendedores são profissionais com um único objetivo, trazer vendas para sua empresa. Eles precisam estar na rua, precisam estar falando com o cliente por telefone, mas o que eles não podem estar fazendo é perdendo tempo com burocracia. Um dos grandes erros dos gestores é pedir que sua equipe preencha múltiplas planilhas, sistemas e CRM’s. Isso faz com que eles percam o foco no que realmente importa que é o atendimento ao cliente. Tenham pessoas que façam isso por ele. Se sua empresa não puder contratar estes profissionais no momento, faça você mesmo, mas em hipótese alguma deixe com que eles percam valiosas horas fazendo esse tipo de trabalho.

Não estamos dizendo que alimentar as planilhas e sistemas com informações não seja importante. Só que acredito que esse tipo de coisa deve ser feita muitas vezes pelo próprio gestor ou outros profissionais (caso a equipe seja muito grande).

Além disso, outros departamentos podem interferir, sempre tenha em mente que seus colaboradores são funcionários da empresa e devem seguir os procedimentos, mas sempre informe a empresa sobre sua política e peça o apoio deles.

Crie regras para utilização das redes sociais

Como você já sabe, hoje inúmeros negócios são iniciados e até mesmo fechados pelas redes sociais. Facebook, GooglePlus, Linkedin, Twitter além de muitos outros são usados para contatos e etc. Você não deve privar seus vendedores de terem acesso a esse tipo de comunicação mas é importantíssimo que eles tenham consciência de que são ferramentas que deverão ser utilizadas a trabalho.

Faça uma reunião com a equipe e explique as vantagens que tais redes podem trazer para a empresa e para os próprios vendedores (mais vendas), contudo mostre o que você não gostaria que fosse feito.

Além disso sua equipe não é especialista em mídias sociais, então com a ajuda do seu departamento de marketing ou agência faça um guia de utilização das redes. Seria um passo a passo de como utilizar as redes a seu favor e trazer mais resultados.

Utilize um sistema de gestão de equipes externas

Lidar com pessoas nunca é fácil e ter poucas informações sobre o que acontece com seus vendedores é um caminho sem volta. Com o Auvo, você pode gerenciar sua equipe externa, saber em tempo real onde estão cada um deles, agendar tarefas e saber que hora eles chegaram e saíram dos clientes.

Com essas informações você consegue bolar a melhor estratégia e ver quais pessoas são mais produtivas e as pessoas que precisam melhorar. É importantíssimo medir quantas visitas são necessárias para que um contrato seja fechado, e com o sistema você terá totais condições de saber todos estes dados.

As tarefas chegam para seus vendedores pelo aplicativo no smartphone e eles sabem a distância de onde estão para onde devem ir. Isso pode ajudar bastante naquelas planilhas de gastos de combustível que muitas empresas utilizam.

O serviço ainda possui um chat corporativo (muito similar ao whatsapp) para facilitar a comunicação de quem está na rua com quem está na empresa. A vantagem de se utilizar dessa ferramenta é que evita a utilização de outros chats como Whatsapp e Facebook Messenger e com isso diminui a distração e aumenta o foco no que realmente importa.

O serviço é grátis para você gerenciar até 5 usuários e possui os mesmos recursos dos planos pagos. Acesse: www.auvo.com.br e cadastre-se.

Reveja os processos internos de venda

Um dos erros mais comuns em empresas é que as pessoas tendem a não questionar os processos internos. Muitos dizem “fazemos assim porque sempre fizemos dessa maneira”, mas será que o mercado não mudou desde então? O mundo é tão dinâmico e o que era bom ontem muitas vezes pode ser péssimo hoje.

Revise todo o procedimento, e elabore um plano de mudanças. Análise com dados o que tem dado certo (segmentos, formas de vendas, promoções e etc) e o que deu errado e o porque não foi como você esperava. Pegue as informações que você conseguiu com o Auvo e aloque da melhor maneira sua equipe.

Com tudo isso em mãos você poderá propor mudanças. Mas para que você não seja pego de surpresa, faça testes. Selecione alguns membros da equipe e faça mudanças programadas.

 Aproxime-se do marketing

Em muitas empresas os departamentos comerciais e de marketing são bem distantes, mas deveriam ser os mais próximos. Os vendedores são a ponte entre o cliente e o departamento de marketing é o responsável pela percepção da empresa que o cliente tem. É importantíssimo que eles estejam entrosados.

Sendo assim, veja o que tem dado certo e se comunique sempre com o departamento de marketing. Não é apenas responsabilidade deles as promoções, ações e etc. Você como gestor comercial deve se inteirar disso e participar do processo. Seja mais participativo.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.