Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Montar uma equipe externa: 5 dicas para você não errar!

Leitura aprox. de 16 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Julho 02, 2015


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

Montar uma equipe externa não é uma tarefa fácil. Os profissionais a quem confiamos os serviços de campo devem ter muito profissionalismo para manter o foco em suas atividades, mesmo quando tudo é distração.
 

Portanto, devemos gastar uma energia realmente considerável na escolha desses profissionais, já que não podemos controlá-los o tempo todo. 

Por isso, selecionamos 5 dicas de como montar equipe externa para você  estruturar uma equipe eficiente e preocupada com o rendimento.

Dica 1: montar equipe externa com perfis adequados

Antes de anunciar a vaga aos quatro cantos, elabore um perfil do tipo de profissional que você busca.

Isso depende muito do tipo de cliente que ele irá atender, qual seu produto e a filosofia que a empresa possui em relação aos colaboradores.

A faixa de idade, experiência profissional, nível de escolaridade, cursos profissionalizantes e perfil psicológico são atributos fundamentais dos quais você precisa definir para elaborar um perfil profissional.

Portanto, para montar equipe externa, primeiro saiba quem você está procurando. Dessa forma, quando você encontrar o profissional, terá certeza que ele atende aos reais requisitos da vaga.

Dica 2: anuncie a vaga em lugares estratégicos

Muitas vezes, quando decidimos colocar mais uma pessoa na equipe, ficamos ansiosos para encontrar o novo funcionário logo, para que os resultados esperados sejam rápidos.

Isso faz com que anunciemos a vaga em qualquer lugar, e no máximo de lugares possíveis. Mas precisamos ter cautela, montar equipe externa exige estratégia.

Existem métodos de busca de profissionais, que são mais rápidos e incisivos e você poderá ter um resultado muito melhor.

O Linkedin é uma rede social que conta com mais de 500 milhões de usuários, e lá você pode ler o perfil profissional de pessoas de diversas áreas, inclusive trabalhadores externos.

Você pode pegar referências de empresas que eles trabalharam anteriormente, e até convidá-los para uma entrevista, através da ferramenta de mensagens da rede. Tudo isso agiliza o processo de seleção.

Dica 3: redes sociais 

Depois de selecionar bons perfis para construir equipe de campo no Linkedin, é legal ver o perfil dessas pessoas no Facebook e Twitter.

A forma com que uma pessoa aborda sobre determinado assunto em suas redes sociais, mostra muito do seu perfil. Pode fazer a diferença para você ter uma noção de com quem irá trabalhar.

É importante que você faça essa avaliação sem preconceitos. O interessante é saber se ela é uma pessoa atualizada ao que está acontecendo no país e no mundo.

É importantíssimo que um colaborador externo esteja atualizado. Conversar com os mais variados tipos de clientes, requer um jogo de cintura e você não deseja que seu colaborador fique sem ter o que dizer em certas situações.

Dica 4: os profissionais de entrevista

Algumas pessoas são chamadas de “profissionais de entrevista”. No primeiro momento parecem perfeitas para a vaga, são cativantes e fazem você imaginar seu negócio crescendo com elas na equipe.

Essas pessoas costumam fazer muitas promessas. Prometem resultados a curto prazo, dizem que vão iniciar vários projetos e que vão “vender como nunca esse maravilhoso produto”.

Fique atento a esse comportamento! O processo de entrevista deve ser feito de forma minuciosa.

Normalmente, essas pessoas são pouco focadas, logo ficam desmotivadas e atrapalham o restante da equipe.

Para evitar ser emboscado por eles, sempre busque referências nas empresas que trabalharam antes. Seja incisivo, pergunte se eles contratariam novamente e se a pessoa tinha um perfil dedicado e focado.

Eles conhecem mais essas pessoas que você, por isso tenha sempre a humildade para ouvir com atenção as referências.

Dica 5: acompanhe o novo colaborador

A última dica para montar equipe externa é, sem dúvidas, muito importante para garantir que o novo trabalhador seja suficientemente competente para integrar a sua equipe de alta performance.

Enfim, você encontrou o profissional que atendeu a todos os requisitos. Efetuou a contratação e está ansioso para os resultados que sua equipe externa vai trazer.

No entanto, muitas vezes, contratamos o melhor profissional, mas que não sabe trabalhar em equipe. Quando deveria somar mais resultados para a equipe, está atrapalhando os demais colaboradores.

Por isso, é importante que nos primeiros meses, você esteja sempre acompanhando sua equipe.

Observe como os demais colaboradores estão se adaptando com o novo trabalhador, e conclua se o desempenho está sendo satisfatório ou não.

Essas foram as 5 dicas para montar equipe externa, pode parecer uma tarefa difícil, mas este é o melhor caminho para encontrar pessoas qualificadas para construir sua equipe.

Comece agora mesmo a colocá-las em prática e você terá grandes chances de alcançar um bom resultado.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Orçamento App

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA