Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Como ser um grande líder: 9 atitudes de um chefe exemplar

Leitura aprox. de 18 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 18 minutos

Aqui você encontra:

Nós, gestores, estamos sempre nos questionando sobre como ser um grande líder. Pois, atualmente, passamos a entender a importância de lidar com as situações corporativas da maneira certa.
 

Buscar ser melhor a cada dia é entender que os bons resultados da sua empresa começam nas atitudes que você toma como líder.

Portanto, se quiser saber como ser um grande líder, separamos para você sugestões de 9 práticas que você precisa adotar para ser um chefe exemplar.

#1 Não faça uma coisa repetidamente

O retrabalho dificulta o rendimento da sua equipe. É importante que qualquer tarefa seja realizada com o máximo de atenção, cuidado e apreço. Essa precaução garante que a tarefa não precise ser repetida.

Por isso, grandes líderes fazem com que sua equipe externa resolva qualquer tipo de problema em uma única visita.

#2 Planeje o dia de amanhã

Como se tornar um grande líder sendo desorganizado? É impossível!

Grandes líderes se organizam com antecedência. Planejar ajuda você a solidificar o que foi feito hoje, e distribuir corretamente as atividades para o dia seguinte.

Portanto, agende as visitas da sua equipe sempre no dia anterior. Ao final do dia, reúna sua equipe por alguns minutos e informe-os sobre as expectativas para o dia seguinte.

Como diria Benjamim Franklin: “para cada minuto gasto em organização, você ganha uma hora”. Este é um mantra para obter equipes de alta performance.

#3 Enfrente o mais difícil primeiro

Líderes produtivos enfrentam o mais difícil primeiro. Nunca procrastine!

Tardar o trabalho mais chato nunca é um bom caminho, pois ficar prorrogando uma atividade pode atrapalhar seu rendimento e, consequentemente, atrapalhar o desempenho da sua equipe.

Portanto, se você deve fazer algo que não gosta, faça isso o mais rápido possível, para que possa continuar com o trabalho sem atrapalhar sua rotina.

#4 Lute contra a tirania do urgente

A “tirania do urgente” são todas aquelas pequenas coisas que surgem no dia a dia da equipe e devem ser feitas instantaneamente, o que acaba atrapalhando as tarefas prioritárias.

Portanto, fique atento! Se você estiver apenas apagando incêndios sua produtividade será insatisfatória.

Então, você deve estar se perguntando: “como ser um grande líder enfrentando a tirania do urgente?”

A solução é delegar estes pequenos contratempos a outros profissionais. Tenha em mente que você deve concentrar esforços no que traz resultados para sua equipe e seus clientes.

#5 Organize suas reuniões

Posso assegurar a vocês que não há nada que pode comprometer mais a sua produtividade e a da sua equipe do que reuniões.

Não estou dizendo que reuniões são ruins. Reunir com seus colaboradores é necessário, mas é preciso fazer isso de forma organizada.

Faça um cronograma dos temas que precisam ser tratados e marque o tempo de cada reunião. Se você deixar, o tempo perdido em discussões inúteis jogarão a produtividade de sua equipe lá embaixo.

Portanto, o correto é focar nas reuniões que realmente terão utilidade.

#6 Como ser um grande líder dizendo “não”

Grandes líderes devem saber dizer “não” e evitar de dizer “vou ver o que posso fazer” ou “talvez eu consiga”. Isso desfavorece a sua imagem, afinal, um chefe exemplar deve ser firme.

Se você acredita que não vai dar certo o que estão lhe pedindo, logo corte na raiz, evite criar expectativas e perder tempo com coisas que prejudicam sua produtividade.

A Universidade da Califórnia comprovou em pesquisa que as pessoas que possuem maior dificuldade em dizer “não” estão mais sujeitas a ansiedade, stress e até mesmo a depressão.

Por isso, analise cada ponto, e não caia nessa armadilha que pode prejudicar sua equipe, sua produtividade e sua saúde.

#7 Organize seus e-mails

Organize seus e-mails por prioridade. Para ser um grande líder você precisa saber tratar de alguns assuntos com antecedência, para prevenir futuros problemas.

Newsletters, promoções e atualizações de cadastro são e-mails pouco relevantes, deixe para lê-los quando tiver algum tempo livre.

#8 Desista das multitarefas

Muitas pessoas têm a impressão que realizar várias tarefas ao mesmo tempo fará com que elas tenham mais resultados. Isso não é verdade!

A Universidade de Chicago fez uma pesquisa com pessoas que realizam multitarefas e pessoas que fazem uma única atividade por vez.

Descobriu-se que a produtividade de pessoas que realizam multitarefas pode ser até 60% menor, devido a quantidade de informações que ela recebe em um período muito curto.

O cérebro humano não foi preparado para receber essa quantidade de informações, ele se adapta muito bem a realizar uma tarefa por vez.

Então, para garantir a sua produtividade e de sua equipe, é importante que as atividades sejam realizadas uma por vez.

#9 Utilize tecnologia

Se você já se perguntou: “como ser um líder eficaz, utilizando a tecnologia?”, esta sugestão é para você.

A tecnologia nunca fez tanto pelo homem como atualmente. Nós, como gestores, percebemos isso, mas é normal termos dúvidas em como implantar essa ideia na empresa.

Hoje, celulares e tablets possuem muitos aplicativos que gerenciam agendas, e-mails etc. Você pode começar utilizando essas ferramentas para se organizar.

Além disso, existem algumas ferramentas que ajudam a gerenciar a sua equipe. Isso é fundamental para aumentar a produtividade e gerar resultados assertivos para a sua empresa.

Vamos lá! É hora de mudar suas atitudes e adotar as práticas de como ser um grande líder. Assim, você poderá se tornar um chefe ultra produtivo.

Se a mudança começar em você, toda a sua equipe pode mudar também. Vocês estarão unindo forças para um só objetivo: aumentar a produtividade da empresa.

Garanto que o resultado será satisfatório!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.