5 erros que podem derrubar qualquer gestor - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

Liderar equipes não é fácil. Trabalhar com líderes despreparados pode ser ainda pior. Existem tantos artigos mostrando como bons líderes devem se comportar no dia a dia, mas não encontramos nada que mostrasse como péssimos gestores trabalham. É importante ter consciência que podemos estar com comportamentos ruins e que a culpa dos maus resultados pode estar intrinsicamente ligado a isso.

Por isso citaremos abaixo 5 péssimos hábitos de líderes que deixam a desejar. Se você se identificar com alguns dos pontos não se desespere, mesmo os mais formidáveis gestores já pisaram na bola e o importante é ter a consciência do que estamos fazendo errado e melhorar. Garanto que sua equipe externa trará muito mais resultados a longo prazo se reconhecer seus erros e trabalhar duro para transformar isso em uma qualidade e adquirir mais experiência.

1. As pessoas são apenas meus subordinados

A pior maneira de um líder tratar sua equipe é como se todos fossem apenas subordinados, que eles estão ali para satisfazer suas vontades. Aquela velha frase “manda quem pode e obedece quem tem juízo” pode ser muito prejudicial para o rendimento de sua equipe. Lembre-se, você depende mais de seus funcionários do que eles de você. Não confunda isso com liberar e deixar seus colaboradores fazerem o que quiserem. Mas é importante que você reconheça o valor de cada pessoa, dê feedbacks construtivos e motive-os frequentemente. Alguns elogios a uma tarefa bem feita possui efeitos milagrosos. Vale a pena tentar. A equipe deve ser um conjunto de pessoas em busca de um objetivo.

2. Atuando como líder

Alguns gestores gostam de atuar quando estão trabalhando. Uns preferem serem bonzinhos o tempo todo e outros preferem fazer o papel de carrasco. Contratar, demitir, cobrar resultados e parabenizar são atitudes que os líderes precisam ter em seu dia a dia. Por isso muitos optam por certos papeis, pois nem todos são fáceis. Isso é um erro e pode fazer as pessoas do seu time terem uma visão errada de você, passar a não te respeitar como deveria ou ver em você uma pessoa autoritária e não tentar dar ideias e sugestões para o departamento.

A dica que eu dou é: seja justo sempre. Seja justo com você, com a empresa que paga seu salário e com os colaboradores. Dessa forma você não terá nenhuma necessidade de incorporar um papel e seus colaboradores saberá que você sempre busca tomar a atitude mais certa diante de qualquer situação.

3. Fala uma coisa e faz outra

A confiança é a base de qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. Se os seus colaboradores não confiarem em você, saiba que um problema muito grande está em suas mãos. Muitos líderes gostam de prometer mundos e fundos para a equipe na tentativa de motiva-los. Um erro que pode custar a sua reputação. Outras pessoas pregam a meritocracia aos quatro cantos mas quando vão promover alguém utilizam de outros meios como a amizade.

A dica aqui é: sempre prometa um pouco menos do que você pode cumprir, isso te previne de qualquer eventual problema e caso você possa entregar mais do que o combinado, sua equipe ficará muito mais satisfeita. Quem motiva os colaboradores com promessas pode perder todo o trabalho feito caso não as cumpra e pior, a confiança vai embora.

4. Não gasta algum tempo com sua equipe

Como eu já disse aqui, qualquer pessoa gosta de reconhecimento. É muito se sentir importante para a equipe e para e empresa e eu te garanto, esse tipo de motivação funciona melhor que aumentos salariais e bonificações em dinheiro. Por isso gestores que não encontram tempo para conversar separadamente com cada pessoa da equipe está cometendo um erro gravíssimo.

A dica aqui é: sempre dedique um tempo para falar com seus colaboradores. Faça uma lista de coisas boas que ele fez e parabenize-o pelo bom desempenho. Não se esqueça de apontar onde ele pode melhorar, mas tente não falar sobre isso como uma advertência ou sermão. Passe confiança para ele e diga que está a disposição para ajuda-lo no que for preciso.

3. Tentar se impor

Se você é um gestor que utiliza do seu cargo para impor suas vontades perante a equipe, saiba que você está perdendo dezenas de boas oportunidades. Nós da Auvo temos um método de gestão que é bastante difundido atualmente: gestão horizontal. O que importa é a ideia. Por isso deixamos que todos os nossos colaboradores se expressem e sejam criativos. Você não precisa mudar sua metodologia de trabalho, mas sempre tente deixar seus colaboradores a vontade para dar novas sugestões. Isso faz com que eles se sintam parte da equipe e pode melhorar e muito o desempenho e os resultados da empresa. Lembre-se, muitas cabeças pensam melhor que uma.

Reavalie sua postura perante seus colaboradores, veja se você comete alguma dessas atitudes e repense-as. O objetivo do líder é guiar as pessoas para a meta. Steve Jobs já dizia “não faz sentido contratar bons funcionários para dizer a eles o que devem fazer”.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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