5 qualidades que você precisa ter para se tornar um líder excepcional

Gerenciar equipes externas não é um trabalho fácil, arrisco me a dizer que é um dos mais difíceis que já tive em minha carreira. É necessário muito jogo de cintura e saber lidar com pessoas que não estão ao seu alcance diariamente.

Por isso ser um bom líder é fundamental para o sucesso do seu departamento. As pessoas precisam de alguém para guia-las e este é o seu trabalho.

Nem sempre as coisas vão sair como você quer mas se você tiver a confiança das pessoas tudo será mais fácil. Abaixo vou listar 5 qualidades que você precisa ter para se você se tornar um líder excepcional.

1. Atitude positiva

Listei este item primeiro pois na minha opinião ele é o principal. Você pode ter todas as outras qualidades, mas sem isso você não será um líder diferenciado.

Líderes excepcionais possuem atitudes positivas mesmo diante das maiores crises e adversidades. Isso cria um ambiente positivo de trabalho em que todas as pessoas tentam se superar e dar o melhor.

Por isso sempre tenha em mente que é sua responsabilidade ter a maior motivação possível, mesmo em dias ruins.

2. Seja honesto

Parece um pouco clichê eu dizer que você precisa ser honesto em seu ambiente de trabalho. Mas muitos líderes não são honestos com sua equipe.

É natural o líder tenha uma afinidade maior com algumas pessoas da equipe, até aí tudo bem, mas se você se deixar levar por isso para dar alguma promoção seria um exemplo de desonestidade.

Este é só um exemplo, existem muitos outros. Você é o responsável por passa os valores da empresa para seus subordinados, se você for desonesto estará mostrando a eles que esse é um comportamento aceitável dentro do departamento.

3. Compromisso

Se você quer que sua equipe dê o máximo no trabalho, você deve ser o primeiro a dar o exemplo. Isso é essencial, as pessoas replicam comportamentos.

Assuma os compromissos e cumpra tudo que você se dispuser a fazer. Outro ponto importante é: jamais prometa o que você não tem certeza que pode cumprir, caso você faça isso estará caminhando a passos largos para a perca de confiança da equipe.

4. Comunicação

Comunique-se com sua equipe. Não esconda informações e sempre mantenha-os atualizados sobre o que acontece na empresa.

Lembre-se eles não ficam no escritório mas nem por isso devem ficar alheios ao que acontece na empresa. É claro que existem informações sigilosas que não devem ser compartilhadas, mas somente estas, todas as outras devem ser compartilhadas.

Deixe seu colaborador saber o que você está pensando sobre o rendimento dele, mantenha-o atualizado sobre como ele pode melhorar e o que tem te deixado satisfeito em relação ao comportamento do subordinado.

5. Delegue

Impedir o crescimento dos seus subordinados com certeza é um problema sério que afeta muitos líderes. Isso desmotiva sua equipe, faz com que as pessoas deixem de serem ambiciosas e quebra um ciclo de renovação dentro da empresa.

Muitas pessoas não delegam algumas tarefas para seus colaboradores por medo dele se destacar na atividade e futuramente “roubar” algum cargo ou bonificação.

Na empresa do século 21 esse tipo de pensamento deve ser abominado. Sempre olhe pela ótica de que sua equipe está se destacando, você tem um papel muito importante neste processo.

Além disso, se você não delegar algumas tarefas não terá tempo para focar em coisas realmente importantes que trarão resultados a longo prazo.

Seja um líder, guie sua equipe para o rumo certo. Isso faz a diferença.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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