Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

5 qualidades de um líder excepcional: como se tornar um!

Leitura aprox. de 14 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Agosto 26, 2015


Leitura aprox. de 14 minutos

Aqui você encontra:

Você já se perguntou se de fato tem as características de um bom líder? Ou como possuir as qualidades de um líder capaz de otimizar todo um processo de gestão? Então, este blog é para você!
 

As qualidades de um líder excepcional precisam estar sempre alinhadas com as metas gerais da organização, visto que, o líder precisa garantir que a equipe esteja trabalhando engajada, em prol de obter os melhores resultados para a empresa. 

Continue lendo para aprender quais práticas você precisa adotar para possuir qualidades de um líder excepcional, e como isso pode refletir positivamente no desempenho da sua empresa.

 

Qualidades de um líder: atitude positiva

Listei este item primeiro porque ele é o principal. Você pode ter todas as outras qualidades de um líder, mas sem essa você não será diferenciado.

Líderes excepcionais possuem atitudes positivas mesmo diante das maiores crises e adversidades. Isso cria um ambiente agradável no trabalho, onde as pessoas se sentirão bem e confiantes para trabalhar.

Por isso, a motivação é responsabilidade sua! Se você é um líder motivado e otimista, vai conseguir motivar sua equipe da maneira certa e extrair o melhor deles no ambiente de trabalho.

Seja honesto com a equipe

Parece um pouco clichê dizer que você precisa ser honesto em seu ambiente de trabalho, mas existem muitos gestores que não são honestos com sua equipe.

É natural que o líder tenha uma afinidade maior com algumas pessoas da equipe. Até aí tudo bem. Mas se você deixar a amizade intervir no momento de promover um colaborador, é sinal que isso está fora de controle.

Uma promoção deve ser feita em cima de meritocracia, isso sim é ser honesto com sua equipe. Outras considerações para promover alguém podem fazer com que você esteja sendo desonesto com seus funcionários.

Este é só um exemplo, existem muitos outros. Porém, a intenção é ressaltar que você é o responsável por passar os valores da empresa para seus colaboradores.

Contudo, se você é sempre honesto com sua equipe, estará mostrando que esse é o valor requisitado dentro da organização.

Tenha Compromisso

Se você quer ter uma equipe empenhada no trabalho, você deve ser o primeiro a dar o exemplo. O compromisso é essencial para as qualidades de um líder, pois as pessoas replicam comportamentos.

Portanto, assuma os compromissos, cumpra tudo que você se dispuser a fazer e jamais prometa o que não tem certeza que pode cumprir. Caso você faça isso estará caminhando a passos largos para a perda de confiança da equipe.

Por isso, mantenha sempre os seus compromissos em dia e seja exemplo para sua equipe. 

Comunicação

Mantenha sempre uma comunicação clara com sua equipe. Não esconda informações e sempre deixe seus colaboradores cientes do que acontece na empresa.

Sua equipe externa quase nunca está no escritório, mas nem por isso devem ficar desligados do que acontece na empresa. Por isso, muitas organizações aderem a chats de conversa em grupo.

Um exemplo disso é o Slack, app de chat profissional, disponível para iOS, Android e Web. O aplicativo permite você criar grupos em que pode adicionar todos os seus colaboradores externos.

Através dele,  você pode se comunicar instantaneamente com a equipe, dar feedbacks, fazer elogios e reclamações para deixá-los sempre atentos.

Além disso, o grupo também pode ser o mecanismo perfeito para manter uma comunicação descontraída e mais próxima com os seus colaboradores.

Delegue

Delegar atividades para seus colaboradores mostra que você tem confiança neles para que executem a tarefa com precisão. Além disso, impulsiona o crescimento dos seus funcionários.

Nunca delegar é uma falha séria que vários gestores cometem. Isso desmotiva sua equipe e faz com que as pessoas fiquem dispersas.

Alguns gestores não delegam tarefas por insegurança e medo. Pensam que o colaborador pode se destacar e futuramente tomar seu cargo ou bonificação.

Este pensamento mesquinho precisa ser abominado. Para isso, é preciso ter visão, o que também se integra às qualidades de um líder.

Você precisa enxergar as situações de forma abrangente. Então se sua equipe está se destacando, entenda que o seu papel é muito importante neste processo.

Por fim, delegar tarefas menores ajuda você a concentrar esforços em coisas mais importantes, que trarão resultados a longo prazo para sua empresa.

Agora que você conhece as qualidades de um líder excepcional, é hora de analisar se estas práticas estão incluídas no seu processo de gestão.

Caso não estejam, não é tarde! Comece agora mesmo a se tornar um grande líder e garantir que sua equipe tenha um bom desempenho, alcançando os melhores resultados para a empresa.

Lembre-se, um bom líder não exige o sucesso de sua equipe, mas guia a equipe até que juntos desfrutem do sucesso! Isso faz toda a diferença.

Demonstração grátis do Auvo

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA