Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Gestão de empresas

Retenção de gastos: 5 passos para diminuir os custos com a equipe

Leitura aprox. de 18 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 18 minutos

Aqui você encontra:

Em tempos de crise no Brasil, fazer uma retenção de gastos em sua empresa é uma enorme necessidade.
 

Falando em equipes externas, o gerenciamento de gastos precisa ser dirigido a reduzir os custos, aumentando a produtividade e rentabilidade da equipe. Porém, isso não é algo fácil de se fazer. 

Gestores de equipes externas se perguntam o tempo todo “como aumentar a produtividade da minha equipe gastando menos?”, “Como tornar a minha equipe rentável com recursos tão escassos?”

Portanto se essas dúvidas perturbadoras também rodeiam você, continue lendo este artigo, pois abaixo listamos 5 dicas de como fazer uma gestão de custos eficaz para atingir o melhor resultado de receita no seu negócio.

Meça a produtividade

Para que você consiga diminuir os gastos com sua equipe e manter a produtividade intacta é necessário que você esteja sempre medindo o rendimento da equipe.

Portanto, Isso não está apenas relacionado a quantidade de vendas que seus vendedores externos fizeram no último mês ou quantas ordens de serviço foram atendidas pelos seus técnicos.

Para medir a produtividade é preciso ter em números quantos clientes são visitados por cada colaborador, o tempo médio gasto em cada visita, se houve ou não retrabalho, quantos clientes foram prospectados etc.

Tudo isso são indicadores da produtividade da sua equipe. Você precisa de dados consistentes como estes, para que possa medir a produtividade com precisão.

Assim, você poderá identificar os problemas e resolvê-los, a fim de diminuir os gastos com procedimentos irrelevantes e retrabalho por exemplo. 

Otimize a rota dos colaboradores

O velho ditado “tempo é dinheiro” é mais do que certo e precisa ser considerado para fazer uma boa gestão de custos.

Por isso, você que trabalha com equipes externas precisa otimizar a rota de seus colaboradores para que eles façam um aproveitamento máximo do tempo de forma estratégica para obter bons resultados.

Saber em tempo real onde está cada colaborador é essencial para isso. Com essa informação você consegue alocar quem está mais próximo da atividade a ser executada, economizando tempo e combustível.

Para vendedores, você pode ordenar a rota com base na localização dos clientes que serão visitados no dia, evitando que eles fiquem muito tempo no trânsito.

Por isso, a roteirização da sua equipe é muito importante e se torna indispensável para fazer uma retenção de gastos em sua empresa.

 

Utilize a tecnologia a fazer da retenção de gastos

A tecnologia moldou o mundo moderno, sua inserção no meio corporativo tem aberto caminhos inimagináveis e levado empresas a alcançarem resultados inéditos.

Por este motivo, instaurar a tecnologia empresarial em sua organização é imprescindível. Torne-a sua aliada para otimizar os seus processos internos e fazer uma gestão de custos eficiente.

A Internet, tablets, smartphones são ferramentas que podem ser usados pela sua equipe na automação de procedimentos de rotina e para facilitar a comunicação entre vocês. Isso também possibilita a redução de gastos com a equipe.

Em outro cenário, imagine que você pudesse agendar as atividades de seus colaboradores virtualmente e que instantaneamente eles recebessem a tarefa em seu aparelho celular.

Isso, além de garantir agilidade na execução da tarefa, impulsiona maior satisfação dos clientes, e ainda, economiza tempo.

Portanto, reconsidere todos os seus processos e veja como a tecnologia pode te ajudar a fazer uma melhor gestão de custos.

 

Reveja seus processos 

Com uma gestão de custos eficaz você pode alcançar uma nova realidade financeira. Para que isso aconteça, você precisa revisar todos os procedimentos de sua equipe e ver quais pontos precisam ser melhorados.

Você deve sempre pensar em como você pode atender seus clientes da melhor forma, economizar tempo e automatizar tudo.

Reveja sua forma de abrir chamados, emitir pedidos, enviar orçamentos, criar e categorizar seus leads e como está a abordagem da sua equipe técnica/comercial.

Pode parecer que pequenas atitudes nos seus processos internos não refletem significativamente nos resultados de receita da sua empresa. Mas refletem sim.

Pequenas mudanças, toda e qualquer economia que fizer, pode fazer uma grande diferença na situação financeira do seu departamento em geral.

Uma gestão de custos detalhada, pode garantir um resultado de receita poderoso para sua organização!

Meritocracia

Aumentar a produtividade de sua equipe é essencial. Para isso você deve motivá-los a alcançar sempre os melhores resultados.

A melhor forma para fazer isso é utilizar a meritocracia. Mostre a seus colaboradores que você premia quem sempre bate suas metas e está sempre engajado com as atividades da empresa.

Assim, você faz com que sua equipe entenda que a empresa valoriza os colaboradores que dão resultado.

Isso, os mantém focados em trazer melhores resultados para a organização, e por si só, os colaboradores começam a se policiar do desperdício do tempo e baixa produtividade.

Além de tudo isso, a meritocracia ajuda você a fidelizar seus colaboradores com a empresa e eles então se tornam seus aliados para fazer uma gestão de custos aprimorada.

Quando você faz uma gestão de custos precisa, você consegue diminuir os gastos com a equipe externa sem afetar negativamente a produtividade dos colaboradores, tornando-os uma equipe altamente rentável.  

Por isso, Comece agora mesmo a aplicar estas 5 dicas para fazer uma gestão de custos competente e obtenha os melhores resultados de receita!

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA