Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Você sabe fazer a roteirização de um promotor externo?

Leitura aprox. de 18 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Novembro 19, 2015


Leitura aprox. de 18 minutos

Aqui você encontra:

O questionamento sobre o que é roteirização de um promotor externo
já deve ter cercado em algum momento a mente de gestores
que administram algum tipo de atividade remota em suas empresas.
 

Isso porque todo gestor que preza pelo melhor desempenho de sua equipe está sempre buscando as melhores formas de conduzi-los às suas atividades diárias de maneira mais prática e eficiente.

É certo que um gestor não pode apenas distribuir funções e deixar que a sua equipe externa saia para campo sem algo estrategicamente programado.

É preciso fazer um planejamento antecipado e obter um controle adequado das atividades.

Por isso, se você ainda não sabe o que é roteirização das atividades externas e como ela pode ajudar na automação de processos em sua empresa, continue lendo este artigo e compreenda todos os seus benefícios.

O que é roteirização de equipes externas na prática

A roteirização de promotores externos consiste em distribuir tarefas aos colaboradores para que seus serviços sejam realizados em determinados pontos de um certo mapa ou região qualquer.

O gestor então roteiriza os passos dos seus funcionários e, em seguida, distribui tarefas que serão realizadas pelos mesmos de forma estratégica, reduzindo o tempo do percurso e aumentando a produtividade.

Apesar de ser uma prática fundamental para a ordenação dos serviços de campo, existem ainda muitos gestores que não sabem o que é roteirização de fato, e nem que existem ferramentas que viabilizam a automação desse processo.

Ferramenta para roteirização

Seja por despreparo, inexperiência ou falta de tempo, muitos gestores não dão a atenção ideal para a roteirização dos serviços externos.

Porém, na maioria dos casos, o problema disso não parte especificamente do gestor, mas da ferramenta usada para criar a roteirização.

Durante muitos anos, o Excel, ferramenta virtual da empresa Microsoft, foi usado (e ainda é) para criar planilhas em grande e pequena escala para distribuir funções a serem feitas pelos colaboradores.

software x planilha

O problema é que existem vários fatores na gestão de equipes externas que precisam de uma atenção minuciosa e de solução imediata. Por exemplo: e se surgirem tarefas extras e os colaboradores já estiverem cumprindo suas funções?

Como lidar com isso de forma instantânea? Qual o funcionário mais próximo da nova tarefa? Qual a melhor rota a ser feita? Como falar com os colaboradores?
 
Contratempos como estes acontecem o tempo todo com equipes externas e tudo isso não pode ser solucionado usando uma ferramenta monótona, que não supre todas as necessidades do trabalho remoto.
 
Por isso, existem atualmente outras ferramentas que possibilitam uma melhor execução da roteirização de atividades.
  

Como deve ser a ferramenta ideal

O que é roteirização de promotores externos sem uma ferramenta que possibilite a otimização desse processo? Nada, pois como dito anteriormente, a roteirização ideal precisa ser mais complexa e bem elaborada.

Por isso, é indispensável a utilização de uma ferramenta eficiente. Através dela o gestor pode delegar funções com assertividade, garantindo a solução de contratempos da equipe com exatidão.

Toda ferramenta que ajude você e sua equipe a desempenhar um roteiro de tarefas mais objetivo, claro e eficiente é preciosa para você em seu processo de roteirização.

Uma ferramenta que viabiliza o controle de localização da equipe é essencial, pois, caso surja uma tarefa inesperada, sabendo a localização exata dos colaboradores, você delega a tarefa com eficácia, economizando tempo e reduzindo os gastos.

Além disso, uma ferramenta que tenha um mapeador garante uma roteirização eficiente, pois ele sugere os melhores caminhos, com menos congestionados, possibilitando a economia de combustível e evitando o desperdício do tempo.
 
reembolso de km rodado
 

Atualmente, você pode contar com softwares mobile e desktop que proporcionam um processo de roteirização de forma automática e facilitada. Assim, você realiza uma gestão otimizada da equipe remota.

Apesar disso, sempre planeje com antecedência a roteirização da sua equipe externa, pois um software ainda precisa de uma pessoa para estruturar tudo para que todas as atividades sejam executadas como planejado.

Por fim, o que é roteirização de equipes externas de fato?

É uma forma de ordenar as tarefas da equipe considerando sua localização, prioridade, trânsito e a melhor rota, para viabilizar a redução dos gastos e a utilização estratégica do tempo.

Por isso, a utilização de uma ferramenta de automação é parte fundamental para fazer uma roteirização eficiente e alcançar melhores resultados de produtividade com sua equipe.

Por que devo fazer a roteirização da equipe externa?

Fazer um planejamento antecipado das tarefas é extremamente necessário para que a equipe de campo execute as atividades precisamente.

Porém, uma planilha apenas, não é o suficiente para fazer uma roteirização eficaz.

Uma ferramenta que te proporcione um melhor desempenho, praticidade, gestão do tempo e gastos é totalmente necessária.

Além disso, a utilização de um software de roteirização é o princípio da aplicação de métodos de gestão inteligente em sua empresa, apropriando-se do uso da tecnologia.

Portanto, agora que você já sabe o que é roteirização de equipes e como isso pode levar sua empresa a um novo nível de desempenho, não pense duas vezes, comece já a implantar essa prática e faça uma gestão eficiente do trabalho remoto.

Conheça o Auvo, nosso software de roteirização. 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento Auvo

Teste o Auvo gratuitamente

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.