04 problemas encontrados na gestão de equipes externas - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

 

É comum encontrarmos problemas na gestão de equipes diariamente.

Não é possível determinar todos pois, além dos problemas generalizados, toda empresa acaba tendo seus problemas particulares.

Citamos quatro exemplos de grande escala que podem ser encontrados em muitas empresas e, além disso, dicas de como resolver tais problemas.

Cronograma incoerente

Por questão de descaso, o cronograma de uma equipe externa muitas vezes deixa a desejar.

Não por falta de tempo para isso (apenas), mas por simplesmente não o levarem a sério.

A preocupação no retorno e nos números são tão grandes, que muitas vezes as equipes externas são mandadas para cumprir tarefas de maneira aleatória com o objetivo apenas de que tudo seja cumprido.

Pode não parecer importante, mas um cronograma bem planejado e de forma antecipada acarretará não só uma lista de tarefa organizacional exemplar como também trará vantagens nos outros pontos citados aqui no artigo, como ganhar tempo e aumentar a produtividade.

A recomendação é que o gestor esteja sempre um passo a frente dos seus serviços, com cronogramas adiantados e que trarão tais benefícios.

Baixa produtividade

Esse fator, na maioria dos casos, é decorrente de todos os outros pontos também citados no artigo, fora os muitos outros que existem e que não foram ditos.

A falha na comunicação, a falta de foco no serviço (tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores), o sistema organizacional despreparado e uma roteirização que deixa a desejar, têm como conseqüência a baixa produtividade ou coisas piores.

Então, para melhorar esse aspecto da gestão de equipes externas, o ideal não é focar nisso, mas sim nos outros pontos que estão deixando a desejar para o melhor desempenho das tarefas e da empresa em geral.

Roteirização mal planejada

Muitas vezes a roteirização acaba sendo mal planejada não somente por conta do gestor ou dos colaboradores, mas fatores externos fazem grande diferença hoje em dia.

O maior exemplo disso é o trânsito. O maior desafio de um colaborador para a entrega de uma tarefa no tempo programado de acordo com o cronograma é a rua.

Por muitos fatores, as ruas têm se tornado pequenos labirintos onde carros, motos e pessoas se amontoam para seguir seu destino e, a cada dia que passa, mais pessoas, carro e motos têm aparecido.

Outro problema é também a falta de reconhecimento de determinado endereço, pode ser que o colaborador não conheça determinada região e, somado ao trânsito, tudo se torna um pesadelo.

O ideal é que os gestores utilizem de quaisquer ferramentas que possam disponibilizar um melhor desempenho tanto no trânsito quanto no reconhecimento de mapas.

Hoje existem diversas ferramentas virtuais, por exemplo, que facilitam e dão suporte para tal problema.

Trabalho sem foco

Um grande desafio para os gestores é a dificuldade em controlar seus colaboradores. Não apenas no sentido de comunicação, mas sim de ter o conhecimento do que realmente está sendo feito.

Por exemplo, você sabe se ele desviou de ser serviço para fazer outras atividades, até mesmo particulares? Ou melhor: eles te informam sobre mudanças de roteiros antes de cumprirem suas tarefas exigidas por você?

Esse é um grande problema enfrentado por muitos gestores de equipes externa.

A melhor alternativa é monitorá-los de longa distância. E a melhor ferramenta são os aplicativos criados hoje através de smartphones.

Neles, o gestor saberá exatamente em tempo real onde os colaboradores estão localizados e se estão seguindo a roteirização ideal.

Além disso, esses aplicativos têm ferramentas que ajudaram também na melhor roteirização caso sejam compatíveis com GPS, que indicaram as melhores vias a serem transitadas.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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