Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

04 problemas encontrados na gestão de equipes externas

Leitura aprox. de 13 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 13 minutos

Aqui você encontra:

São muitos os problemas encontrados em uma equipe de campo diariamente.
 

Não é possível determinar todos pois, além dos problemas gerais, toda empresa acaba tendo seus problemas particulares. 

Por este motivo, citamos quatro exemplos de grande escala de problemas encontrados em muitas empresas e, além disso, dicas de como sua empresa pode resolvê-los .

Cronograma incoerente

Por questão de descaso, o cronograma de uma equipe externa muitas vezes deixa a desejar.

Não por falta de tempo para isso (apenas), mas por simplesmente não o levarem a sério.

A preocupação no retorno e nos números são tão grandes, que muitas vezes as equipes externas são mandadas para cumprir tarefas de maneira aleatória com o objetivo apenas de que tudo seja cumprido.

Pode não parecer importante, mas um cronograma bem planejado e de forma antecipada acarretará não só uma lista de tarefa organizacional exemplar como também trará vantagens nos outros pontos citados aqui no artigo, como ganhar tempo e aumentar a produtividade.

A recomendação é que o gestor esteja sempre um passo a frente dos seus serviços, com cronogramas adiantados e que trarão tais benefícios.

Baixa produtividade

Esse fator, na maioria dos casos, é decorrente de todos os outros pontos também citados no artigo, fora os muitos outros que existem e que não foram ditos.

A falha na comunicação, a falta de foco no serviço (tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores), o sistema organizacional despreparado e uma roteirização que deixa a desejar, têm como conseqüência a baixa produtividade ou coisas piores.

Então, para melhorar esse aspecto da gestão de equipes externas, o ideal não é focar nisso, mas sim nos outros pontos que estão deixando a desejar para o melhor desempenho das tarefas e da empresa em geral.

 

Roteirização mal planejada 

Muitas vezes a roteirização acaba sendo mal planejada não somente por conta do gestor ou dos colaboradores, mas fatores externos fazem grande diferença hoje em dia.

O maior exemplo disso é o trânsito. O maior desafio de um colaborador para a entrega de uma tarefa no tempo programado de acordo com o cronograma é a rua.

Por muitos fatores, as ruas têm se tornado pequenos labirintos onde carros, motos e pessoas se amontoam para seguir seu destino e, a cada dia que passa, mais pessoas, carro e motos têm aparecido.

Outro problema é também a falta de reconhecimento de determinado endereço, pode ser que o colaborador não conheça determinada região e, somado ao trânsito, tudo se torna um pesadelo.

O ideal é que os gestores utilizem de quaisquer ferramentas que possam disponibilizar um melhor desempenho tanto no trânsito quanto no reconhecimento de mapas.

Hoje existem diversas ferramentas virtuais, por exemplo, que facilitam e dão suporte para roteirização de um promotor externo.

Trabalho sem foco

Um dos grandes problemas encontrados para os gestores é a dificuldade em controlar seus colaboradores. Não apenas no sentido de comunicação, mas sim de ter o conhecimento do que realmente está sendo feito.

Por exemplo, você sabe se ele desviou de ser serviço para fazer outras atividades, até mesmo particulares? Ou melhor: eles te informam sobre mudanças de roteiros antes de cumprirem suas tarefas exigidas por você?

Esse é um grande problema enfrentado por muitos gestores de equipes externa.

A melhor alternativa para um gerenciamento de equipe assertivo é monitorá-los a longa distância. A melhor ferramenta são os aplicativos criados hoje através de smartphones.

Neles, o gestor saberá exatamente em tempo real onde os colaboradores estão localizados e se estão seguindo a roteirização ideal.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA