Tipo de gestor: saiba agora em qual você se encaixa!

Clássico, inspirador, analítico ou colaborativo, qual tipo de gestor é você?

Liderar projetos não é um papel fácil e a forma como lidar com as pessoas faz toda a diferença para um resultado legal ou não.

Conheça os perfis abaixo e obtenha dicas caso você se identifique com algum deles.

1. Gestor Clássico

O gestor clássico é o mais encontrado em grandes corporações. Ele é aquela pessoa com um foco comercial muito aguçado, mesmo que ele faça parte de outras equipes ele sempre pensa de forma comercial.

Isso faz dele um líder nato. Gestores clássicos são altamente competitivos e esperam o mesmo comportamento da sua equipe.

Ele possui grande facilidade de dar feedbacks e dificilmente um membro da equipe não sabe o que seu chefe pensa sobre o trabalho dele.

Embora o gestor clássico tenha sua equipe na mão, nem sempre ele fornece todas as informações a cerca de um novo projeto para sua equipe.

Isso ajuda colaboradores criativos, porém nem todo mundo é assim, algumas pessoas precisam que tudo seja detalhado para trabalharem melhor.

Se você se encaixa nesse tipo de gestor, procure sempre conhecer o perfil de cada membro da equipe para que você possa ajuda-lo da melhor maneira possível.

2. Gestor Inspirador

Se você é um gestor inspirador você é aquele tipo de pessoa que valoriza a criatividade e incentiva seus colaboradores a desbravarem novos caminhos.

Você adora novas ideias e é capaz de defende-la com todo o seu poder de persuasão para que ela seja executada.

Você está pessoalmente ligado aos sonhos e aspirações de todos os membros de sua equipe e sempre que pode dá dicas e conselhos para todos eles. Isso faz de você uma pessoa muito querida pela sua equipe.

Contudo você possui uma grande dificuldade de focar em seus projetos e frequentemente abandona uma ideia com a mesma velocidade com que a abraçou.

Isso pode causar alguns problemas com funcionários excêntricos e diminui sua credibilidade com sua equipe.

Procure estabelecer critérios para novos projetos e, mesmo sendo o tipo de gestor inspirador, aprenda a dizer a palavra “não” algumas vezes.

3. Gestor Colaborativo

Se você é um gestor colaborativo você é aquele tipo de pessoa que assume qualquer risco pela sua equipe.

Está sempre pronto para ajudar no que for necessário e muitas vezes até executa as tarefas operacionais com sua equipe.

É ótimo em promover rotinas de trabalho produtivas além de sempre estar pronto para falar com sua equipe sobre qualquer assunto.

Porém tome cuidado para não assumir responsabilidades demais por eles, deixe que eles também corram algum risco.

Isso fará com que sua equipe seja comprometida e se engaje mais na solução de problemas ao invés de trazer mais dor de cabeça.

4. Gestor Analítico

 Você comanda sua equipe de forma exemplar, com um planejamento muito bem feito e detalhado. Você é o tipo de gestor que raramente é pego de surpresa.

Seus funcionários sabem exatamente o que esperar de você e como serão conduzidos durante um projeto.

Você sempre faz uma análise fria se vale ou não a pena investir nas ideias dos colaboradores.

Você não possui nenhuma dificuldade em repreender algum comportamento ou resultado que você não ache vantajoso para sua equipe.

O gestor analítico deve procurar buscar o ponto humano do erro, nem sempre broncas e cobranças são só que é necessário para sua equipe seguir em frente, muitas vezes é importante que seja feita uma avaliação completa do trabalho e do motivo que levou ao erro.

Conclusão

Não existe um tipo de gestor melhor ou pior, todos eles possuem vantagens e desvantagens que devem ser trabalhadas.

Outro ponto importante é que dificilmente você será apenas um tipo, nós somos seres humanos e é bastante provável que você se identifique com mais de um tipo de gestão.

Procure sempre corrigir seus erros e seguir em frente com sua equipe, mesmo que seja lentamente.

O Auvo te ajuda a controlar sua equipe externa. Aumente a produtividade agora mesmo. O sistema é grátis para empresas com até 3 colaboradores. Conheça mais aqui, Clique aqui!

Se não conseguiu ler todo o conteúdo, faça o download da versão em PDF, para ler mais tarde.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post

5 coisas que só quem é cliente da Auvo conhece
206
Aderir a uma nova ferramenta sempre é um processo que requer muita atenção e cuidado. Com uma ferramenta de gestão de equipes externas não é diferent...
Porque você deve se preocupar com a produtividade ...
145
Gestores de vendedores externos e técnicos sabem o quanto é difícil gerenciar pessoas que estão muitas vezes em outras cidades e estados. Os desafios...
F5 Promotora
155
A F5 Promotora procurou a Auvo após testar alguns produtos similares mas que nenhum deles atendiam realmente a necessidade deles. Foi ai que começou a...
4 coisas que você pode fazer hoje para motivar sua...
219
Mais de dois terços dos funcionários brasileiros não estão engajados e motivados em seu trabalho. Isso representa cerca de 25% em receitas para a mai...