Gestores de vendedores externos e técnicos sabem o quanto é difícil gerenciar pessoas que estão muitas vezes em outras cidades e estados.

Os desafios são grandes e a os resultados podem diminuir a qualquer eventual crise, interna ou externa.

Montar uma equipe externa em sua empresa precisa de muita atenção, primeiramente porque não é barato.

Os custos são elevados e caso o investimento não seja feito com planejamento a chance de você perder dinheiro é muito grande. Os resultados também são lentos, ou seja, o retorno sobre o investimento pode levar um longo tempo.

Outro ponto importante é que pode ser um departamento extremamente estressante para a empresa.

Afinal, é muito mais difícil inserir esse colaborador externo na cultura da empresa. Portanto se você está planejando montar uma equipe externa, leve em conta dos esses fatores, pois o gerenciamento definitivamente não é fácil.

O grande problema é que pouquíssimos gestores se atentam em medir a produtividade e focar seus esforços em aumenta-la no Brasil.

Apesar de ser um assunto que está na boca dos CEO’s e CFO’s, poucas empresas adotaram essa prática no dia a dia.

Para equipes externas então o cenário é pior. Abaixo vou listar algumas ações que você pode implantar em sua equipe externa, para medir e aumentar a produtividade.

Se você não sabe onde estão seus colaboradores, o gerenciamento fica comprometido

Se o gestor não sabe onde estão os funcionários externos, como ele pode medir a produtividade? Como ele pode evitar atrito com os colaboradores?

A confiança fica estremecida e a gestão comprometida. Por isso o primeiro passo é ter a localização da sua equipe em tempo real.

Isso evita conflitos entre gerencia e funcionários, otimiza o trabalho e organiza a equipe por áreas (se for o caso do seu negócio).

Quem executa mais atividades?

Se você não sabe quem é o colaborador que mais executa atividades com certeza os resultados estão abaixo do que podem ser.

É natural que a equipe externa seja heterogênea e possua colaboradores em níveis diferentes.

Mas se você não sabe exatamente quem são os mais produtivos (em dados estatísticos) dificilmente você irá conseguir aumentar o rendimento dos outros.

Isso se dá pelo fato de que treinar sua equipe não necessariamente tem a ver com conhecimentos unicamente técnicos.

Ou seja, meça a produtividade e veja o que pode ser feito para sua equipe se tornar homogênea e que traga muito mais resultados no médio e longo prazo.

calculadora de produtividade de equipe externa

Invista em tecnologia

Hoje a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Ela traz milhares de benefícios para nós, porque não utiliza-la em sua empresa? Você já parou para pensar com ela deixa sua vida pessoal mais produtiva?

Vamos utilizar um exemplo: a 20 anos atrás era muito mais difícil chegar a um endereço novo. Você tinha que pedir referências, ajuda e orientação.

Hoje basta ligar o Waze ou o Google Maps e pronto, ele te leva até a porta do local desejado. Você como um gestor empreendedor não pode deixar de usar ferramentas poderosas para a gestão da sua equipe.

Com elas você poderá medir produtividade, diminuir o tempo de decisão e ter dados eficientes sobre sua equipe.

Treine-os

A produtividade de uma equipe externa está intrinsicamente ligada ao nível de dedicação e conhecimento dos funcionários.

Por isso sempre mantenha-os atualizados sobre novidades e faça avaliações constantes de conhecimento.

Motive-os

Como já disse, colaboradores externos não ficam na empresa na maior parte do tempo, o que dificulta integra-los a cultura e motiva-los.

Por isso dedique um tempo para entender o ser humano. Você como gestor deve estar preocupado com os resultados, mas o que acontece na vida pessoal do funcionário impacta diretamente sua produtividade.

Neste vídeo falamos um pouco sobre como você pode não perder bons colaboradores.

A produtividade de sua equipe externa é essencial para a o sucesso de sua empresa. E o Auvo pode ser essencial nesse processo.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post