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Você pode não ter o cargo de “vendedor”, mas garanto que gasta boa parte do seu dia tentando vender alguma coisa, seja uma ideia, uma visão ou até mesmo um objetivo.
Por exemplo: os pais, ao tentarem convencer os filhos de escovarem os dentes e arrumarem suas camas, estão vendendo um objetivo.
Um empreendedor tenta constantemente vender sua ideia a investidores e clientes, e colaboradores de grandes corporações tentam vender suas habilidades para uma próxima promoção ou até mesmo uma escalada de cargo.
Eu mesmo estou tentando vender 3 maneiras para ensinar você como se destacar nas vendas agora mesmo, nesse texto.
As vendas são o oxigênio para sua empresa ou sua carreira. Por isso torne-se melhor. Aqui estão 3 maneiras de você se tornar um vendedor mais engajado e produtivo.
Seja obcecado em resolver problemas
Dos 3 pontos, coloquei este como o principal. Esteja completamente focado em resolver problemas e fornecer um valor real ao seu cliente, diferenciando dos outros e se tornando único.
Os vendedores mais bem sucedidos não encaram a venda pura e simples, eles esperam resolver um problema do cliente.
Procure maneiras de dobrar ou triplicar o valor do que você está fazendo para o mercado, para os potenciais clientes e direcionar suas energias em solucionar os problemas.
Quando você começar a se tornar conhecido por ser um “solucionador” de problemas reais, seus negócios e sua vida irão mudar.
Mude sua percepção sobre vendas
Quantas pessoas você conhece que se tornaram “vendedores” por não ter nada de melhor para fazer?
No Brasil a pessoa que não tem perspectiva profissional quase sempre entra para a área de vendas como se fosse algo simples e que qualquer pessoa consegue fazer.
A partir disso as pessoas trabalham apenas por comissão, desmotivando-se muito facilmente e odiando todo o processo.
Por isso mude sua percepção, vendas não é sobre convencer o cliente a comprar seu produto. Você deve ajuda-lo a resolver um problema.
Se o seu produto ou serviço pode ajuda-lo é seu dever mostrar como isso será feito. Você pode vender basicamente qualquer coisa se tiver esse mantra em seu planejamento.
E se o seu produto não resolve um problema especifico, não tente inventar argumentos ou empurrar guela abaixo em seu cliente. Isso só trará desconfiança e pode ocasionar futuros problemas.
E se você é um “vendedor” que caiu de para quedas nesse ramo saiba que o trabalho é muito difícil, requer planejamento e jogo de cintura.
Não perca seu tempo! Não deixe de estudar sobre como se destacar nas vendas!
Faça as perguntas certas
Estamos falando aqui sobre o papel do vendedor em ajudar o cliente a encontrar soluções para o problema.
Para isso você deve ser um exímio comunicador e fazer as perguntas certas. Muitas vezes o seu cliente não sabe que possui um problema até você instigá-lo a pensar sobre aquilo.
Para isso é importante que você faça as perguntas certas. Evite um discurso decorado e um roteiro engessado.
É importante que você tenha um roteiro mas adapte-o para o segmento que irá atuar, para as eventuais respostas e para outros questionamentos que possam surgir.
Para saber como se destacar nas vendas, você precisa utilizar várias táticas e não ter apego àquelas que não funcionaram.
Veja no vídeo abaixo, como grandes empresas aumentaram exponencialmente suas vendas com um bom plano de ação.
Gabriel Rodrigues
CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.