Ter uma equipe externa com custos elevados e sem controle de seus gestores pode gerar um problema muito grande nos cofres da empresa.

Quando você não sabe quanto e como o dinheiro da empresa está sendo gasto, fica difícil controlar o prejuízo.

E resolver isso demanda tempo e você precisará da ajuda de um software para poder organizar e coletar esses dados. Então o quanto antes começar, melhor.

Um dos maiores problemas encontrados nas equipes de vendas externas é a falta de otimização do trabalho. Mas como assim a otimização?

Em grande parte das empresas que têm equipes de vendas externas, os colaboradores não possuem rotas definidas, não tem uma meta de vendas e muitos não conseguem produzir o que é esperado deles.

E para organizar melhor o fluxo de trabalho dos seus colaboradores você pode seguir alguns passos:

1 – Otimize a rota de seus colaboradores:

Normalmente cada vendedor conhece melhor uma região da cidade e principalmente os possíveis clientes da sua empresa. E você deve usar isso ao seu favor.

Organize rotas para que ele não perca tempo no trânsito e consiga passar mais tempo em cada cliente. E como você controla isso?

Através de softwares de controle de equipes de vendas externas, que podem lhe mostrar se o funcionário visitou ou não o cliente, quanto tempo ele demorou e a distância de um cliente a outro.

Otimize o tempo do seu vendedor e aumente bastante suas vendas.

2 – Defina os principais indicadores para os atendimentos e visitas:

Para saber se as visitas e os atendimentos na rua estão gerando bons resultados é imprescindível que você defina alguns indicadores de desempenho.

E esses indicadores vão depender do ramo da sua empresa. Por exemplo, se você tem uma distribuidora de alimentos, você poderá definir os seguintes pontos: quantas visitas em comércios foram feitas, quantas vendas fechadas, quanto tempo foi gasto em cada cliente, a quantidade de produtos vendida em cada ponto.

Agora imagine poder controlar esses dados de todos os seus vendedores e tudo em tempo real.

3 – Tenha planejamentos diários, semanais e mensais:

Planejar é a melhor maneira de conseguir obter resultados melhores e ter mais controle do que é feito pela equipe.

Quando você planeja o que a sua equipe externa deve fazer, você já vai saber o que cobrar e quando cobrar.

E com a agenda mais organizada, o colaborador trabalha com muito mais vontade e sabendo o que deve fazer. Seguem alguns pontos que vocês devem analisar:

– Qual a localização dos clientes e ponto de partida de cada vendedor;

– Qual a frequência e o tempo gasto em cada visita nos clientes;

– As metas estabelecidas por região, por vendedor e sobre a conversão de vendas;

– A frota disponível para cada região que vai atender e a análise de custos (gasolina, alimentação e hospedagem).

4 – Tenha maior controle dos gastos das equipes:

Já tem alguma idéia de como fazer isso? Saiba que existem softwares que já conseguem fazer esse controle.

O software ideal deve permitir que cada colaborador externo possa lançar em seus atendimentos quais foram os gastos que tiveram e possam incluir fotos dos comprovantes de cada gasto e anexar nas tarefas.

Outro ponto importante seria a possibilidade dos gestores ou administradores conseguirem estabelecer quanto vale a hora trabalhada de cada funcionário, podendo fazer posteriormente o cálculo do valor de cada atendimento feito (dividindo as horas trabalhadas em cada serviço pela valor que ele custou).

Assim os gestores saberiam quais vendedores ou atendentes na rua estão rendendo mais.

Agora você já pode começar a organizar as suas metas e reduzir os custos operacionais das suas equipes externas, sejam de vendas ou de atendimento.

E se está procurando um software profissional para lhe ajudar, conte com a nossa ajuda.

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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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