O final de ano está chegando e os gestores das empresas já começaram a pensar no que fazer em 2017, para superar a crise desse ano de 2016 e alcançar resultados cada vez melhores.

Para as empresas que trabalham com vendas, fazer um planejamento não só é necessário como pode ser o diferencial na hora de fechar mais negócios nesse novo ano que está chegando.

A área comercial da sua empresa com certeza vai agradecer se você fizer um planejamento de vendas bem completo.

Ter um plano de ações para a área comercial é muito importante para definir as metas dos próximos meses, distribuir as tarefas entre os colaboradores certos, otimizar o foco da equipe externa de vendas e melhorar a prospecção dessa mesma equipe.

É bom envolver o time de vendas na criação desse planejamento, pois são eles que lidam no dia a dia com os atendimentos e com as vendas na prática.

Eles podem dar um feedback bem mais completo, pois lidam com os clientes o tempo todo e conhecem suas dores e reclamações mais do que ninguém. Confira como montar um planejamento de vendas efetivo, com foco em resultados melhores:

1 – Defina os objetivos e planos de ação:

Esse deve ser um trabalho feito em equipe. Todos da área comercial devem participar e cada um tentar apresentar novas ideias e propor soluções para os problemas que as equipes de vendas enfrentam na hora de concluir as negociações.

Feito isso, as melhores ideias devem ser escolhidas e a partir daí, os gestores podem começar a definir as principais metas. Lembrando que essas metas devem ser alcançáveis, se não pode gerar um efeito contrário e deixar a equipe de vendedores desanimada.

2 – Estudar e compreender o público-alvo e os concorrentes:

Aqui a ação que deve ser feita pelos gestores é de pesquisar e tentar compreender de verdade quem é o público-alvo da sua empresa e quais são as suas dores, o que eles precisam que seja resolvido.

Definiu quem é o seu público-alvo? Então agora você vai descobrir como o seu produto pode ajudá-lo e como você vai chegar nessas pessoas.

É uma boa ideia estudar também o que os concorrentes costumam fazer para compreender de forma mais macro como é o mercado em que você atua. Com esses dados, o seu planejamento de vendas será bem mais completo.

3 – Montar um check-list de atendimento para a equipe externa:

Faz parte do planejamento de vendas, direcionar quais serão as ações de cada equipe dessa área da empresa, estruturando processos de vendas. Na área comercial temos equipes de gestores e de vendedores, tanto externos quanto internos.

É mais do que justo que todos saibam quais são os planejamentos e qual função deve exercer para que ele dê certo.

Trazer as equipes de vendedores mais próximas dos gestores pode ajudá-los a ter mais determinação e vontade para trazer resultados cada vez melhores.

4 – Monte um cronograma de metas:

Estabeleça datas para o cumprimento das metas de vendas. Algumas empresas fazem semanalmente, outras fazem mensalmente e algumas até semestralmente.

O que você deve prestar atenção aqui é o que pode ser melhor para o seu modelo de empresa.

Como estamos falando de planejamento de vendas, é interessante tentar manter metas mensais e trimestrais para poder controlar os resultados e fazer mudanças no planejamento quando forem necessárias.

5 – Apresente o planejamento de vendas para as equipes envolvidas:

Está com o planejamento de vendas pronto? Já definiu tudo o que precisava?

Então agora o próximo passo é mostrar para todas as pessoas envolvidas, principalmente para a equipe externa de vendas que normalmente é quem lida de forma mais direta com os clientes.

Eles devem estar à par de tudo que foi definido como meta e como ação de vendas. Assim eles terão mais ferramentas para levar novos e bons resultados para a empresa.

Agora você já consegue montar um planejamento de vendas muito mais completo e com foco em gerar resultados, aumentar o lucro e ajudar de forma concreta a área comercial.

Monte uma equipe externa de vendedores com foco em resultados e com metas alcançáveis.

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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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