As melhores dicas para fidelizar clientes e retê-los por mais tempo em sua empresa - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

Estamos vivendo um tempo de crise e para as empresas está ficando muito difícil fechar novos negócios e conseguir novos clientes.

E essa situação alcançou todos os mercados. Seja na área de tecnologia ou de comércio de alimentos e vestuário, os empresários têm sofrido com a crise financeira que o país todo está enfrentando.

Só que há uma saída para esse problema: a fidelização e retenção (manter os clientes que já atende) de clientes.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, então resolvemos ajudar vocês com algumas dicas para fidelizar clientes e algumas estratégias para colocar em prática hoje mesmo em sua empresa.

Você vai aprender a fazer a retenção de clientes na prática. Veja agora o que fazer:

1 – Gerencie o relacionamento com o seu cliente:

Você deve se relacionar com o cliente em todos os estágios de atendimento e não só na hora que ele paga pelo produto ou serviço.

É importante que você tenha proximidade com cada um dos seus clientes, para que eles se sintam especiais e valorizados.

Ligar para medir a satisfação do cliente com o seu produto pode ser uma boa opção. Quanto mais próximo mantiver o cliente, mais fácil será a interação e a manutenção do mesmo.

 

2 – Conheça o perfil dos seus clientes (público-alvo):

Através de softwares de CRM (gestão do relacionamento com o cliente) você consegue definir os perfis de seus clientes, os produtos ou serviços que ele mais consome e até os seus hábitos de consumo.

Mas para que todas essas informações? Para saber exatamente como o seu cliente ideal se comporta e como ele gosta de ser atendido.

Assim você consegue oferecer o que ele quer comprar e retêm ele por muito mais tempo. Entenda primeiro, para depois fazer a retenção de clientes.

 

3 – Fortaleça o valor de sua marca:

Essa é uma das principais dicas para fidelizar clientes. As pessoas normalmente confiam em empresas que têm nome forte no mercado e/ou que possuem bom relacionamento com os clientes.

Mostre através de bons resultados que sua empresa é séria que preza o cliente acima de tudo. Hoje em dia as pessoas costumam comprar não só o produto ou serviço, mas também a experiência que ele trará.

Pense em investir em estratégias de branding e de reformulação da marca se for preciso para conseguir fazer a retenção de clientes.

 

4 – Tome cuidado ao criar programas de fidelidade:

Fique muito atento ao criar esse tipo de benefício. Se não for muito bem feito pode causar um efeito bastante contrário.

Aposte em versões mais simples e que fique fácil para o cliente se cadastrar. Assim você conseguirá ter informações muito valiosas sobre os clientes e pode direcionar novos produtos ou serviços para eles e fidelizar cada vez mais.

Seja menos burocrático e mais prático. A retenção de clientes vai ser muito mais fácil de alcançar.

5 – Aprenda a ouvir os clientes:

Não espere seu cliente vir falar com você. Procure saber o que ele pensa de sua empresa e dos seus produtos ou serviços.

Faça pesquisas, crie canais de comunicação mais direta e incentive seus vendedores a perguntar qual o nível de satisfação de cada cliente.

Essas informações são muito importantes para você medir o valor de sua empresa no mercado.

Pronto! Agora você já está começando a ficar pronto para fidelizar e reter cada vez mais clientes.

Coloque nossas dicas em prática e vá em busca de melhores resultados.

Aproveite para fazer o download de nosso novo Ebook. É só clicar no link abaixo e fazer o seu cadastro!

 

banner-facebook-02

 

Se não conseguiu ler todo o conteúdo, faça o download da versão em PDF, para ler mais tarde.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post

5 problemas gerados por técnicos com produtividade...
137
“O atendimento ao cliente é o principal fator que determina o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa.” Cada vez mais essa frase se faz verdadeir...
Descubra o que é o Customer Success e como ele te ...
77
Você já ouviu falar em “Customer Success” ou em “Sucesso do Cliente”? Já sabe como isso funciona? Não se assuste se ainda não descobriu ainda o que é....
Retenção de clientes: não perca o seu cliente para...
229
Quando se fala em retenção de clientes, automaticamente, já nos lembramos de Call-Centers e atendimentos do tipo, não é mesmo? Mas engana-se quem ...
Vantagens da fidelização de clientes com estratégi...
616
A fidelização de clientes requer muita paciência dos gestores e colaboradores. Não é um processo rápido e é necessário que a sua empresa ou o lugar on...