Planeje com mais assertividade o crescimento da sua empresa em 2017 - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

O ano praticamente acabou e tem muita empresa que ainda não começou a criar o planejamento e as estratégias para 2017.

Mas não precisa se desesperar não que ainda dá tempo de fazer um trabalho de qualidade e com foco total em crescimento.

E realmente não vai ser fácil superar um ano de crise como esse de 2016, em que todo o país ficou abalado economicamente.

Mas pense positivo e comece hoje mesmo a montar o planejamento de ações e de mudanças em sua empresa para conseguir resultados melhores e fazer uma retenção de clientes efetiva e maior do que esse ano que passamos.

Dá pra mudar tanto o planejamento de vendas quanto a gestão de suas equipes externas, se este for o caso da sua empresa. Confira aqui os passos que deve seguir:

1 – Analise do ano que passou:

É bom olhar para esse ano que passou pra poder medir o que fez de certo ou errado e também para ver em quais épocas foram fechados mais negócios.

Sabendo o que deu certo você pode investir mais tempo em projetos que permitam que esse crescimento continue no próximo ano.

Tente responder algumas perguntas como: As metas estabelecidas foram concretizadas?; Os resultados foram satisfatórios?; A relação de sua empresa com o cliente está positiva? e O que faria de diferente?.

Faça uma lista do que deu certo e errado para poder investir tempo e dinheiro no que trará resultados positivos para a sua empresa.

 

2 – Descubra qual o potencial e as dificuldades da sua empresa:

Este é um ponto que complementa o anterior.

Sabendo como foi o ano que passou, você tem dados suficientes para entender até onde sua empresa pode chegar e quais as dificuldades que ela enfrentará.

É bom para você criar planos e estabelecer metas que sejam alcançáveis. Sabendo o que pode enfrentar de dificuldades, dá pra criar estratégias para vencer esses obstáculos e preparar as equipes para lidarem com os maiores problemas que surgirem.

3 – Crie projeções realistas de mercado:

Esse é o momento em que você deve tentar prever como o mercado vai se comportar.

Por exemplo: se você tem uma empresa com equipes externas, é preciso que você comece a pensar quanto ela vai te custar, como você pode facilitar a gestão da equipe externa, quantos clientes cada equipe atende e outros dados que possam ajudar na projeção de gastos.

É bom ficar de olho nas projeções econômicas como a inflação, as taxas de câmbio e de juros e outros indicadores chave para o seu modelo de empresa.

É importante ter isso em mãos na hora de propor novas metas.

 

4 –  Calcule e calcule de novo o que terá de orçamento:

Não adianta criar estratégias e planos de ação de extrema qualidade se não tiver com o orçamento em dia.

É preciso saber como ficaram as contas do ano de 2016 e quanto você terá em 2017 para investir em novas medidas de melhoria. Se o orçamento estiver um pouco apertado, você terá que escolher quais as mudanças prioritárias e quais podem esperar.

Agora se o seu orçamento está com sobras, dá para incluir os planejamentos de crescimento que precisa e depois correr atrás para fazê-los dar certo.

Pense muito bem antes de sair simplesmente gastando todo o orçamento da sua empresa.

5 – Defina quais serão as metas para 2017:

Você já está bem preparado para definir onde quer chegar em 2017.

Depois de calcular o orçamento e definir as estratégias de ação, agora você deve definir quais as metas para a sua empresa.

Faça uma projeção anual das metas e distribua quem serão os responsáveis por alcançar cada uma delas.

E resolvemos ajudar um pouco mais colocando aqui algumas metas que você pode usar: dobrar o número de clientes ativos, lançar um novo produto no mercado, reduzir custos fixos em 10% e aumentar o faturamento em 25%.

Mas esses são apenas alguns exemplos do que pode ser criado. ´Caberá às empresas definir quais são as metas mais importantes para elas.

planejamento-03

Já está começando a se sentir mais bem preparado para planejar o ano de 2017 para sua empresa?

Esperamos que esse texto tenha te ajudado e estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas.

E ainda tem um detalhe bem importante em relação a esse planejamento: coloque todo mundo da equipe a par desse planejamento.

Todos os colaboradores devem estar envolvidos para poderem te ajudar a alcançar seus objetivos. Não perca mais tempo e comece o planejamento hoje mesmo.

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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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