Todo tipo de empresa tem suas qualidades mas também tem alguns defeitos, principalmente de organização e distribuição de tarefas.

E nas empresas que gerenciam equipes externas isso não é diferente. Por ter funcionários na rua o tempo todo pode ser ainda mais difícil controlar esses problemas que surgem com o tempo.  

Uma das formas de diminuir a incidência de erros e falhas na gestão de equipes externas é aplicar a metodologia Seis Sigma.

Criada em 1920 pelo estatístico americano Walter Shewhart, ela tem como base alguns cálculos matemáticos e estatísticos que são usados para mensurar com que frequência um processo imperfeito se repete e quanto de prejuízo ele pode causar com o passar do tempo.

Com os dados em mãos, os gestores são responsáveis por otimizar e transformar os processos de execução de tarefas mais simples e acessíveis aos colaboradores das equipes externas.

Para entender melhor os benefícios do uso dessa metodologia resolvemos te mostrar quais as principais razões para começar a usá-la:

1 – Tornar os processos internos mais qualificados e eficientes

Sabendo o que está sendo feito de errado, os gestores conseguem criar metodologias e processos de trabalho mais assertivos.

Se as equipes externas já souberem o que fazer antes de sair para a rua, elas terão muito mais chance de ter sucesso em suas prospecções e atendimentos.

Treinamentos nesses casos também são muito bem vindos.

2 – Ter métricas para melhorar gradativamente os processos

Trabalhar com métricas e dados fica mais fácil para definir o que está dando ou não bons resultados.

E ter isso em mãos de forma constante permite que os gestores possam melhorar cada vez mais os modelos de atendimentos de suas equipes externas.

Quanto mais profissional for o colaborador, melhor serão as chances de fechar novos negócios.

 

3 – Cortar custos de forma pontual e com mais precisão

Saber quais são os gargalos e as equipes menos rentáveis te dá muito mais praticidade na hora de decidir quais serão os cortes de custos a serem feitos.

Você pode reduzir o esforço naquilo que não tem dado lucro e focar nas equipes com maior rendimento.

4 – Definir as metas de qualidade e reduzir os desperdícios

Primeiramente você deve definir quais são as métricas de qualidade do atendimento de suas equipes externas.

Com a definição desses dados você já vai conseguir definir quais são as metas de cada equipe e de cada colaborador.

Para conseguir reduzir os desperdícios os gestores deverão focar nos melhores resultados e se for preciso, dispensar os que não estão contribuindo como precisavam.

5 – Definir quais padrões são aceitáveis

Os padrões quando são positivos não causam nenhum tipo de problema.

Os negativos devem ser estudados para você conseguir descobrir quais são muito nocivos para a saúde da empresa e quais são aceitáveis.

Faça os cálculos e posicione os gestores das equipes externas de sua empresa.

6 – Comparar os resultados com os dos concorrentes

Não há nada de errado em estudar os concorrentes, principalmente se você perceber um crescimento em seus fechamentos de negócios.

Comece a estudar quais ações têm dado mais certo para eles e como você pode adaptá-las para a realidade de sua empresa.

 

7 – Melhorar o serviço oferecido ao cliente

Juntando tudo isso que falamos acima você deve começar a pensar em estratégias para melhorar os atendimentos, os serviços e produtos que você oferece para os clientes.

Lembrem-se que eles são a espinha dorsal da sua empresa. Clientes insatisfeitos só tendem a trazer malefícios para a sua empresa.

Pense primeiro no cliente e em sua satisfação. Assim você conseguirá muito mais fidelização e retenção.

Você já começou a entender as razões de ter o Seis Sigma aplicado em sua empresa. Nós vamos falar agora das formas de aplicação:

DMAIC

– Definir: Identificar quais são os problemas e quais processos necessitam de melhorias

– Mensurar: Medir, Investigar e avaliar o desempenhos dos processos e e o que está causando os defeitos

– Analisar: Avaliar os dados obtidos para propor estratégias de redução dos defeitos que foram encontrados

– Incrementar: Melhorar e otimizar os processos a partir de soluções propostas com objetivos preventivos ou corretivos

– Controlar: Verificar como as soluções estão se comportando, se foram obtidos resultados positivos nos processos e se novas melhorias serão necessárias

DMADV

– Definir: Estabeleça um objetivo de acordo com a estratégia da empresa ou demanda do mercado

– Mensurar: Apontar quais são as características esperadas para a qualidade do produto ou processo

– Analisar: Avaliar todas as opções para conseguir chegar ao nível esperado na etapa anterior

– Desenhar: Testar qual será a viabilidade do projeto, desenhar os detalhes e planejar a sua aplicação

– Verificar: Colocar em prática o desenho proposto, implementar os processos e acompanhar de perto os resultados gerados

Essa realmente não é uma metodologia simples de aplicar em sua empresa. Mas é uma opção que gera resultados bem positivos.

Então vale a pena conhecer mais a fundo e investir no Seis Sigma para melhorar os resultados de sua empresa e eliminar aquilo que tem causado prejuízo.

Em breve divulgaremos uma planilha e alguns cálculos usados para definir os melhores indicadores para a sua empresa.

Isso vai ajudar bastante na gestão de equipes externas e na organização dos gastos da empresa de forma geral.

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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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