Hoje, falaremos de dois assuntos diferentes mas com foco em um único tipo colaborador, os de equipe externa de trade marketing.

Eles normalmente são responsáveis por gerenciar as mercadorias no estoque e nas gôndolas, negociar os pontos de maior destaque dentro dos pontos de venda e dar um apoio para os vendedores aumentarem as vendas dos produtos que sua empresa oferece.

São muitas funções para uma pessoa só e muitas vezes gera bastante confusão. Esse é o primeiro problema que iremos tratar aqui e quais as dicas para que sua equipe externa de trade marketing tenha mais eficiência quando estiver nos pontos de venda.

#1 Faça roteiros diários para suas equipes

Sabendo que suas equipes externas lidam com problemas diários no trânsito, crie roteiros para que eles saibam quem vão visitar e quais os endereços de cada um.

Assim eles poderão criar rotas que ajudem a diminuir os gastos com combustível e gaste menos tempo nos trajetos e dando mais tempo para os atendimentos.

#2 Crie uma lista de tarefas para cada um dos colaboradores

Crie checklists para cada atendimento que o promotor fizer. Assim ele saberá todas as tarefas que deve realizar em cada visita que fizer.

Com o preenchimento desses dados, o promotor saberá se o seu trabalho tem dado resultado e se possui falhas, o que pode ser feito para corrigir. É uma maneira de deixar o serviço cada vez mais otimizado.

#3 Insira a tecnologia para inovar a rotina da equipe

Mude um pouco como os seus promotores de trade marketing trabalham. Comece a usar softwares para gerenciar suas equipes externas.

Através de tablets e smartphones cada membro da equipe poderá receber os roteiros de visitas, a lista de atividades do dia e os formulários que precisam preencher. Além disso podem cadastrar fotos dos atendimentos e colocar informações pertinentes ao atendimento em tempo real.

A Auvo trabalha com esse formato de atuação e é uma das mais completas do mercado.

Com o tempo os promotores começam a ficar desanimados ou sem inspiração para fecharem novos negócios ou mudarem de forma efetiva os seus atendimentos. Aí ficará a cargo do gestor mudar essa realidade.

Para ter uma gestão de qualidade é preciso seguir algumas regras básicas e falaremos um pouco sobre as dicas de motivação para gerar mais produtividade de suas equipes externas de trade marketing e consequentemente um aumento bem interessante nas vendas.

Estimule sempre as boas idéias

Os gestores devem estar abertos a sugestões e dicas dos promotores para que os atendimentos sejam mais completos e tenham mais sucesso.

Com essa abertura, os colaboradores se sentirão mais à vontade para propor mudanças e diretrizes que possam melhorar suas vendas e fechamentos de novos negócios.

O ambiente de trabalho ficará bem mais produtivo e competitivo.

Agradeça e celebre as conquistas com a equipe

Não existe nada pior do que você trabalhar bastante e não ser reconhecido por isso. E os colaboradores de equipes externas também pensam assim.

Com o tempo se não tiverem seu trabalho reconhecido, eles acabam desanimando e rendendo menos.

Então o gestor deve lembrar de sempre juntar a equipe e celebrar as conquistas para mostrar que é um trabalho feito em equipe e que está dando certo.

O gestor de equipes externas de trade marketing deve agradecer o esforço de seus funcionários e ter uma relação mais próxima para entender quais os problemas que eles enfrentam no dia a dia.

Monte campanhas de incentivo

Colaboradores incentivados costumam render muito mais do que os outros. O gestor deve ficar responsável por criar metas e comissões que sejam alcançáveis e que tragam benefícios para os colaboradores.

A motivação, o reconhecimento e a recompensa são peças imprescindíveis para gerar mais qualidade no serviço dos funcionários. É bom também ter uma recompensa surpresa se algum outra meta for atingida.

Essa bonificação fará com que os promotores se esforcem cada vez mais para alcançar tanto as metas individuais quanto às gerais.

Use a tecnologia como uma ajuda positiva

Essa é um ponto bem importante na busca de melhorias tanto para os gestores quanto para os colaboradores das equipes de promotores de trade marketing.

Através de softwares de gerenciamento de equipes, o gestor de cada equipe consegue ter muito mais controle e saberá se as tarefas estão sendo feitas no prazo certo, seguindo as diretrizes da empresa e o custo médio de cada visita para a empresa.

Com dados desse tipo em mãos, os donos das empresas podem tomar decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos.

E os colaboradores se sentem mais confiantes se tiverem o apoio de uma tecnologia de primeira linha para facilitar e agilizar o trabalho.

Agora sua equipe externa de trade marketing já vai começar a render bem mais com essas nossas dicas. É preciso ter paciência para que os colaboradores se adaptem a novas tecnologias e diretrizes.

Com o tempo sua empresa começará a ter resultados bem melhores e com um crescimento gradativo de vendas.

 

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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