Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca.

O que pouca gente sabe é que existem algumas técnicas muito boas para que os gestores das empresas consigam melhorar as ofertas de seus produtos e a taxa de conversão dos possíveis clientes em efetivados.

São pequenos passos que os vendedores devem ter sempre em mente na hora de vender e de prospectar novos clientes.

Melhorando a taxa de conversão de seus vendedores você poderá ter mais facilidade para alcançar as metas de vendas e terá uma possibilidade bem maior de sair da crise e alcançar mais espaço no mercado em que atua.

Então fique de olho em nossas dicas e melhore o atendimento de seus vendedores, principalmente os externos.

1 – Venda o que o seu cliente realmente precisa:

As pessoas já estão cansadas de ouvir a velha conversa de vendedor, de que ele sabe o que o cliente precisa e que tem o produto perfeito.

Tente mudar essa abordagem com um pensamento diferente e descubra o que realmente o cliente está precisando. Procure pesquisar quais as dificuldades que seus clientes tem enfrentado para fazer suas compras e ofereça soluções reais e palpáveis para ele.

2 – Separe um tempo em sua agenda para prospectar:

Muitos dos clientes de vendas procuram a sua empresa por conta de publicidade ou por contatos boca a boca. Mas você não pode se contentar somente com essas oportunidades.

É preciso que em algum tempo do mês ou da semana você faça a prospecção de novas vendas. Pesquise na internet empresas e pessoas semelhantes com os seus atuais clientes e entre em contato com eles.

Marque uma visita para apresentar seus produtos e mostrar os diferenciais da empresa onde trabalha. Isso possivelmente vai aumentar a taxa de conversão de seus vendedores.

 

3 – Acredite de verdade nos produtos que vende:

Você precisa ter certeza que os seus produtos realmente estão ajudando os seus clientes. Com o passar do tempo se o cliente realmente não estiver satisfeito com o seu produto ele provavelmente deixará de consumir os seus produtos e fará propaganda negativa da sua empresa.

Então venda para os seus clientes aqueles produtos que vão ajudar de verdade ou que deixarão eles satisfeitos de verdade. Clientes com satisfação são ótimos divulgadores da sua marca.

4 – Gerencie seu tempo com organização:

Para conseguir realizar as suas tarefas diárias é preciso organizar quanto tempo vai gastar em cada uma e quantas vai conseguir realizar no dia.

Desse jeito você consegue manter a as tarefas feitas em dia e consegue lidar com os imprevistos com mais calma e de maneira mais organizada.

Selecione quais são as tarefas (visitas, pesquisas de prospects) mais importantes que fará no dia e deixe mais tempo para lidar com elas. Você precisa ter tempo para organizar a sua estratégia e o planejamento de vendas.

 

5 – Faça follow ups (acompanhamento no pós-venda) com maestria:

Você já fez a venda. Mas como saberá se o cliente está ou não satisfeito com o seu produto?

Para ter certeza disso você precisa fazer um follow up com o cliente, seja pelo email, telefone ou até uma visita. Essa estratégia deve fazer parte do planejamento do gestor de vendas.

Os vendedores externos devem ser treinados para fazer um acompanhamento sem parecer que estão forçando um contato.

Essa parte é importante para descobrir se o cliente tem dúvidas ou reclamações em relação ao seu produto.

 

6 – A rejeição faz parte do processo de vendas:

Ouvir um não no mundo das vendas não pode ser encarado como o fim do mundo. Algumas vezes o produto oferecido por você não se encaixa na realidade da empresa ou da pessoa.

Essa negação normalmente acontece quando você está prospectando, isso porque nem sempre você está procurando o público-alvo certo para o seu produto.

Por isso é importante você estudar bem para quem vai oferecer o seu produto ou serviço para não ter que ouvir muitos nãos.

7 – Dê destaque aos diferenciais do seu produto:

Descubra quais são as características e os pontos mais importantes do seu produto ou serviço.

Para ter um planejamento de vendas mais assertivo, você como gestor de vendas deve passar aos seus colaboradores a importância de mostrar os diferenciais em relação aos produtos concorrentes e como esse ponto positivo vai ajudar na prática os clientes.

Você deve conhecer a fundo o que está vendendo para poder apontar o que o torna único entre tantas opções no mercado.

 

8 – Reter e Fidelizar é tão importante quanto Vender:

Você conseguiu vender o seu produto. Qual seria o próximo passo? Deixar ele de lado não pode nunca ser considerado com uma opção para os seus vendedores.

A etapa de reter e fidelizar os clientes deve ser seguida sempre que possível. Se o cliente comprou o seu produto é porque viu nele uma vantagem.

Então tente descobrir qual é essa vantagem e ofereça outros produtos que se relacionem com ela. Essa é uma nova chance de vender mais para alguém que já está no seu banco de dados.

9 – Não se esqueça de fazer o feedback:

Procure saber como está a satisfação do seu cliente em relação ao seu produto ou serviço. Você pode conseguir essas informações através de pesquisas ou de contatos mais diretos pelo telefone.

Os clientes se sentem importantes quando percebem que você está interessado em oferecer para ele um atendimento e um suporte de qualidade.

Todo mundo quer ser sempre bem atendido e os vendedores tanto internos quanto externos devem lembrar que um dia também serão os clientes de alguém.

10 – Busque sempre melhorar:

Ficar estagnado não pode ser aceito pelas equipes de vendas. A busca por melhorar e aumentar os fechamentos de negócios deve ser uma regra no planejamento de vendas de uma empresa.

Os vendedores também devem ter isso em mente e precisam buscar sempre ultrapassar a meta e vender cada vez mais. Quanto mais vendas maior é a comissão e os gestores ficam mais satisfeitos.

Essas dicas não são uma lista de regras obrigatórias mas devem ser analisadas para saber se encaixam na realidade de sua empresa.

Se você é gestor de equipes externas de vendas, pense em como você pode aumentar a taxa de conversão e melhorar mais ainda os resultados.

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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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