Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

O que é visual merchandising e como pode ajudar com as vendas

Leitura aprox. de 16 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Janeiro 10, 2017


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

O texto de hoje é mais focado para o público que trabalha diretamente com as vendas. Vamos falar sobre o que é visual merchandising e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais. Além disso, você verá dicas de como fazer bem feito.
 

O visual merchandising consiste em toda a apresentação de um ou mais produtos dentro da loja ou ponto de venda para conseguir convencer os clientes a comprarem.

E diferente do que algumas pessoas pensam, não é só da vitrine que o profissional dessa área cuida, ele costuma mexer em quase toda a estrutura da loja.

O merchandising no ponto de venda costuma ser um fator decisivo para a compra, até porque é ali que o cliente terá um contato mais direto com os produtos e poderá ver os diferenciais mais de perto.

Dicas de Visual Merchandising:

1- Pense no Ponto de Venda como um todo:

Não pense em apenas um lugar do ponto de venda, analise o ambiente de forma mais macro. Você deve conhecer toda a loja para conseguir encontrar um ponto que mostrará o seu produto de forma mais fácil e chamativa.

Nem sempre a vitrine será o ponto mais importante. Alguns produtos podem ganhar mais destaque se estiverem em outros pontos.

visual merchandising
 
 

2- Crie temáticas diferentes:

Pare de tentar criar sempre o óbvio, tente usar temas diferentes e que possam atrair mais os seus clientes.

Explore temas como: lançamento de um filme, uma viagem ou até um comportamento típico da cidade onde está o ponto de venda que expõe os seus produtos. Temáticas fora do comum costumam chamar muito mais a atenção do público.

3- Conheça quais os pontos mais quentes da loja:

Se o ponto de venda que você expõe seus produtos fica em um loja de shopping por exemplo, você pode procurar alguns lugares que costumam promover mais vendas.

Fique atento ao que está sendo oferecido perto dos caixas, porque esse é um lugar onde muitas pessoas acabam comprando por impulso por estarem mais perto de pagarem. Para as vitrines é preciso pensar em produtos que sejam peças-chave para a atração do público-alvo.

4- Não esconda o preço

Esse costuma ser o segundo ponto decisivo para a compra, portanto é imprescindível que você coloque ele à vista do cliente.

Mesmo sendo um preço mais alto, se o cliente não conseguir descobrir qual ele é, vai acabar desistindo rápido da compra e tentará encontrar o mesmo produto em outras lojas e pontos de venda.

5- Comunicação Visual do Ponto de Venda

 
ponto de venda
 

O promotor de trade marketing deve cobrar e procurar sinalizar muito bem o ambiente para o cliente conseguir encontrar aquilo que está procurando. Você pode ter o melhor produto do mundo, mas não venderá se o cliente não conseguir encontrá-lo no ponto de venda.

Crie totens (mostruários) exclusivos ou sinalize através de adesivos e placas de direção. Ajude o cliente a te encontrar e aumentará bastante as vendas.

6- Iluminação e móveis no interior do ponto de venda

Vitrine
 

O promotor de trade marketing deve cobrar e procurar sinalizar muito bem o ambiente para o cliente conseguir encontrar aquilo que está procurando. Você pode ter o melhor produto do mundo, mas não venderá se o cliente não conseguir encontrá-lo no ponto de venda.

Crie totens (mostruários) exclusivos ou sinalize através de adesivos e placas de direção. Ajude o cliente a te encontrar e aumentará bastante as vendas.

7- Iluminação e móveis no interior do ponto de venda:

O ambiente de uma loja ou ponto de venda deve ser sempre confortável para o cliente. Tome cuidado com a iluminação. Luzes muito fortes costumam causar desconforto e podem afugentar os clientes.

O cliente deve ter um lugar para se apoiar enquanto espera o vendedor atendê-lo. Procure iluminar e dar um leve destaque para as pessoas conseguirem ver o seu produto e identificar os diferenciais em relação a outros produtos concorrentes.

8- Vitrine e o poder de atração:

vitrine
 

Se o seu produto for escolhido para ser exposto na vitrine do ponto de venda, aproveite. Faça uma apresentação bem equilibrada e atrativa para os clientes. Tenha certeza que o seu produto será avistado de longe pelo seu público-alvo.

É na vitrine que o cliente passa um bom tempo analisando o que pode ter de interessante na loja e acaba sendo ou não convencido a entrar.

A reação do cliente vai depender de como você apresentar os seus produtos, então capriche bastante.

Agora os seus promotores de vendas e merchandising podem estar mais preparados para apresentar os seus produtos com qualidade e com assertividade nos pontos de venda.

A apresentação do seu produto pode ser um fator bastante decisor para o aumento das vendas e para a melhoria dos resultados de sua empresa. Aposte no bom gosto do cliente e cuide muito bem do visual de seus produtos.

automatização do trade marketing

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

e você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.