Muitas empresas exigem o famoso relatório de visitas a clientes da equipe, isso se dá pelo controle de atividades feitas por cada membro da equipe.

O grande problema é que os externos, normalmente, odeiam preencher tais relatórios, o que acaba gerando conflitos entre a gestão e a equipe.

Realmente faz sentido preencher relatório de visitas a clientes?

Organização é um dos pilares mais importantes para qualquer profissional bem sucedido.

Sem isso, ele se perde nas negociações, por exemplo, quais são os clientes já prospectados, as regiões mais produtivas e as negociações em aberto.

Além disso se você é um representante comercial e trabalha com várias marcas de segmentos diferentes, é preciso informar a empresa sobre quais clientes estão sendo desenvolvidos no momento, já que eles precisam dessa informação

Se você é membro de uma equipe técnica, ter a quantidade de visitas feitas no cliente, com as atividades organizadas e o histórico de manutenções, é essencial para futuras atividades.

Neste material vou te apresentar 3 motivos importantes para que você sempre preencha o relatório de visitas. Vamos lá?

1 – Organize-se

Como eu já disse, um dos principais pontos para que um vendedor tenha sucesso é a sua organização.

Ele precisa ter todas as informações sobre os clientes de maneira fácil e prática.

Se ele não usa um app para controle de visitas para ter acesso a essas informações, precisará ter acesso aos relatórios anteriores de visitas e preenchido ele corretamente.

Outro ponto de organização é em relação a empresa.

Muitas ainda utilizam as planilhas de Excel para organizar sua carteira de clientes, o que sabemos que não é uma boa prática.

Se a empresa que você trabalha ainda utiliza esse tipo de ferramenta, entenda que é essencial para eles terem acesso a todos os relatórios de visitas e prospecção.

Isso ajuda a montar carteira de clientes, delimitar áreas de atuação para cada membro da equipe e ter acesso a produtividade de cada vendedor.

planilha avaliação de desempenho

2 – Ajuda a criar um histórico

Se você preencher, de preferência em um sistema de controle de visitas, o histórico do cliente, com certeza suas visitas serão muito mais produtivas.

Por exemplo: se você é novo em uma empresa e assumiu a carteira de clientes de um antigo colaborador, poderá se atualizar apenas das últimas atividades, feitas em cada cliente, e saber o estágio de cada negociação.

Isso vai economizar muito tempo e te ajudar a visitar os clientes dentro de ciclos estabelecidos por vocês em reunião.

O que deixa o trabalho muito mais fácil e simples.

Para uma equipe técnica, deve ser prioridade saber o histórico do cliente, quais são as peças que já foram trocadas, o porquê disso ter acontecido, entre outros.

Com essas informações o técnico ganha tempo e consegue resolver tudo facilmente.

3 – Controle de produtividade

Medir a produtividade de uma equipe de campo é muito difícil.

Normalmente, é complicado mensurar a quantidade de tarefas feitas, quem gastou mais tempo executando, se chegou atrasado nas visitas etc.

Novamente digo, uma ferramenta de controle é muito mais eficiente para medir a produtividade, mas se a empresa ainda não possui uma ferramenta como essa é interessante que os relatórios em papel sejam feitos.

Afinal, sem isso o gestor não terá nenhuma informação sobre a produtividade.

Outro ponto importante é estabelecer parâmetros de qualidade.

Por exemplo, em média, quantas visitas são necessárias para um determinado segmento de clientes comprarem seu produto, ou quantas atividades são necessárias para resolver um problema técnico?

Tudo isso indica a qualidade do trabalho e ajuda a organizar as metas e atividades.

Agora que você já sabe como fazer um relatório a clientes eficientes e como ele pode ajudar a sua empresa, não perca tempo e invista em mais qualidade e praticidade.

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Relatório de visitas a clientes: Por que devo me preocupar?
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Relatório de visitas a clientes: Por que devo me preocupar?
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Com o relatório de visitas a clientes o gestor pode tomar várias decisões como a de implantar um novo processo ou criar um SLA...
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Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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