Controle de equipe de campo: 70% mais resultados

Um dos maiores desafios do controle de equipe de campo é aumentar a produtividade.

O gestor normalmente tem poucas informações sobre o que está acontecendo e dessa maneira ele não consegue saber onde cada colaborador precisa melhorar.

Outro ponto é que o gestor de uma equipe externa quase sempre trabalha remediando problemas ao invés de evitá-los.

Normalmente a produtividade de um colaborador externo é 30% menor do que a produtividade de um colaborador interno e uma das missões da

Auvo é resolver este problema.

Outra questão que a empresa precisa monitorar é a quantidade de dinheiro gasto com a operação. Monitorar a rentabilidade é crucial pro seu negócio andar.

O que nós propomos para resolver este problema que aflige milhões de empresas no mundo todo?

Neste artigo vamos mostrar 5 maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe de campo.

1. Defina os principais indicadores de desempenho

Como diz o óbvio você não pode melhorar o que não pode medir. Para medir é necessário que você defina quais são os principais indicadores de desempenho. Para cada tipo de equipe são indicadores diferentes. Neste link você encontra os principais indicadores para uma equipe comercial e aqui para uma equipe de manutenção.

Defina metas em cima dos indicadores e tenha meios de medi-los. Uma ferramenta de gestão é essencial para te ajudar a acompanhar os kpí’s. Além disso neste link você encontra uma planilha para gestão das principais KPI’s de equipes de campo.

2. Saiba em tempo real onde está sua equipe externa

Um dos principais pontos da gestão de uma equipe de campo é saber a localização em tempo real deles. O principal motivo é evitar que as pessoas executem atividades paralelas em horário de trabalho. Infelizmente o percentual de colaboradores que adotam essa prática ainda é muito alta no Brasil e isso é prejudicial aos resultados da empresa.

A grande problema é que os colaboradores detestam ser monitorados e muitas das vezes alegam a falta de “confiança” da empresa em seu trabalho. No entanto um bom profissional que quer se destacar sabe que isso não é um problema e rende ainda mais.

Outro fator muito importante é a distribuição de atividades. Sabendo onde está cada membro da equipe você consegue sempre direcionar as novas tarefas para quem está mais perto, dando dinamicidade para o trabalho, rapidez para o cliente e economia para a empresa.

Controle de equipe de campo?

Lembre-se que o rastreio de colaboradores não pode ser feito sem estabelecer certas regras. Elas garantem a privacidade do funcionário e evitam que a empresa tome processos trabalhistas.

 – Não se pode rastrear apenas uma “parte” da equipe

É bastante comum que a empresa queira rastrear apenas os funcionários mais problemáticos. No entanto isso é proibido. Para a lei você deve rastrear todos de uma mesma equipe. É tudo ou nada.

 – Se o rastreio for via aplicativo, forneça o smartphone ou pacote de dados para o colaborador

Se você instalar um aplicativo como o Auvo no celular do colaborador, certifique-se de fornecer o celular ou um pacote de dados. Lembre-se que para usar o smartphone do funcionário você precisa fazer um contrato de aluguel do telefone.

– Você só pode rastrear colaboradores CLT

Se você tem uma equipe terceirizada, nem pensar em rastrea-los.

– Os colaboradores precisam estar cientes de que estão sendo rastreados

Você não pode monitorar a localização da equipe de forma escondida.

– Somente em horário de trabalho

Não pense em rastrear sua equipe fora do horário de trabalho.

3. Estabeleça uma cultura de meritocracia em sua equipe

Hoje todo mundo quer aplicar a cultura de meritocracia em sua equipe, só que os gestores têm muitas dificuldades em entender e estruturar um processo que motive a equipe. Basicamente a empresa premiará os colaboradores externos que obtiverem mais resultados. Mas como estruturar um programa efetivo sobre isso?

https://www.youtube.com/watch?v=kyUBOBpudd0&t=4sDe forma bem compacta você pode fazer isso de 2 maneiras:

A) Resultados referentes aos indicadores de desempenho

Depois de ter definido os principais indicadores de desempenho, defina premiações por bons resultados alcançados. Lembre-se, premiações em dinheiro são importantes, mas foque em oferecer lembranças que valorize seu colaborador (e economize). Parabenização em público, lembranças e agradecimentos funcionam muito bem.

Isso vai mostrar que a empresa valoriza os colaboradores com melhores resultados e mais comprometidos com o projeto.

B) Comunique com sua equipe de forma clara e objetiva

É comum que as equipes de campo tenham uma comunicação com ruídos. Pelo fato deles ficarem a maior parte do tempo visitando clientes a empresa dedica pouco tempo a eles. Por isso é muito importante que você estabeleça canais de comunicação regulares com os colaboradores. Reuniões de acompanhamento de resultados e discussões sobre os indicadores de performance devem fazer parte do dia a dia da gestão.

Outro ponto muito importante é fazer uma avaliação de desempenho. Isso vai mostrar para o colaborador os pontos fortes e os pontos fracos para melhoria. Você pode baixar o nosso modelo de avaliação de desempenho clicando aqui.

E trabalhe como um líder, isso vai fazer sua equipe confiar em você e trabalhar com muito mais motivação. Se você tem dúvidas sobre como melhorar como gestor nós preparamos um material com 18 atitudes de pessoas que não são bons líderes. Acesse aqui.

4. Otimize a rota da sua equipe

Um dos maiores vilões na hora de aumentar a produtividade da equipe externa é lidar com o trânsito. Ele faz com que seu colaborador fique mais tempo na rua do que em clientes. Uma boa maneira de resolver isso é roteirizar as atividades da equipe por região. Você pode usar um software para fazer isso ou via planilha de Excel, mas não deixe que sua equipe trabalhe sem orientação e fique dando voltas na cidade. Além do custo ficar alto a produtividade e a motivação da equipe vai lá no chão.

A melhor maneira de otimizar a rota da equipe é com um roteirizador automático, que pega as visitas e calcula a melhor rota entre elas levando em conta o horário, o grau de prioridade e o trânsito. Isso faz com que seu colaborador consiga fazer muito mais visitas por dia e aumente a rentabilidade do negócio.

5. Não descuide do custo

Uma equipe externa é muito mais cara do que uma equipe interna, já que existem custos com viagens, combustível, pedágios e outros. Isso faz com que a rentabilidade do seu negócio possa ficar ameaçada caso você descuide dos custos. Algumas estratégias são importantes para não ficar no vermelho com a equipe:

  • Controle da rota feita por cada funcionário;
  • Acompanhar as atividades desenvolvidas;
  • Tenha planejamentos diários, semanais e mensais;
  • Tenha maior controle dos gastos da equipe.

Esses são cinco pontos estratégicos para você obter uma boa gestão da sua equipe externa. Claro, não basta apenas isso para  ter sucesso, mas seguindo essas dicas você já terá um tremendo avanço em direção ao crescimento da sua empresa.

Fique atento, logo a Auvo estará lançando novos posts!

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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