5 problemas gerados por técnicos com produtividade baixa - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

“O atendimento ao cliente é o principal fator que determina o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa.”

Cada vez mais essa frase se faz verdadeira. A todo momento ficamos sabendo de empresas que estão adaptando seus processos para ter o melhor relacionamento com os clientes, porque perceberam que isso é a chave para o sucesso.

Pensando nisso decidi falar um pouco sobre os problemas que a improdutividade da sua equipe de técnicos de manutenção pode desencadear na sua empresa.

1 – Custos mais altos

Com a produtividade baixa, provavelmente, o técnico não conseguirá resolver problemas simples ou complexos em poucas visitas, ou seja, em um atendimento que deveria ser finalizado dentro de 5 horas, por exemplo, ele precisará de dias para concluí-lo. Isso faz com que a curva de custos com a equipe técnica se torne exponencial, já que, ela já tem um crescimento acentuado normalmente.

Para exemplificar melhor, imagine! Em uma rotina produtiva, seu técnico resolveria um problema simples em apenas uma visita. Menos gastos com combustível, boa qualidade no atendimento ao cliente, mais clientes para atender e mais clientes mais satisfeitos.

Agora, caso o técnico esteja com a produtividade baixa e precise voltar isso significa mais custos com combustível, menos clientes atendidos (menos dinheiro entrando para empresa) e com certeza o cliente não ficará satisfeito.

2 – Inconsistência dos processos

A quebra nos processos pode ser ocasionada por diversas causas, uma delas é o descaso da equipe com a empresa. A falta de atenção com os processos prejudica, além do cumprimento do cronograma proposto, a qualidade do serviço a ser executado e o faturamento da empresa. Sem contar que quando a atividade começa a se postergar é preciso gastar mais tempo e recursos.

Por tanto, a inconsistência dos processos é um problema muito grave para a empresa e deve ser evitado a qualquer custo. Cada técnico precisa saber o que deve fazer para entregar um serviço de qualidade e dentro do cronograma, evitando assim, a perda de clientes.

3 – Problemas constantes na comunicação com o gestor

Comunicação já é algo problemático naturalmente. Principalmente em empresa médias e grandes, muitos problemas poderiam ser evitados diariamente se a comunicação fosse fluida e eficiente. E com relação a funcionários externos com produtividade baixa essa barreira se torna muito maior, já que, o gestor não estará perto dele o dia todo para acompanhar o trabalho. Então, quanto mais a comunicação depender do técnico para fluir pior será para o gestor.

Problemas como o desvio das rotas entre os atendimento para tratar questões pessoais, ou até mesmo deixar de ir em clientes e finalizar seu expediente de acordo com sua vontade, se tornam mais comuns do que você imagina.

4 – Clientes insatisfeitos

Todo cliente quer que seu problema seja resolvido o mais rápido possível e quando o técnico vai a sua casa/empresa, ele cria uma expectativa de que aquele transtorno que ele estava passando iria acabar no mesmo dia. Logo, quando a qualidade no atendimento ao cliente do técnico é ruim e ele não consegue resolver o problema em apenas uma visita, o indicador de frustração do cliente começa a disparar. Ainda mais quando o relacionamento com o cliente foi péssimo por conta do mau humor e improdutividade de seu funcionário externo.

Muitas vezes acontece daquele técnico voltar àquele cliente e agendar mais uma visita. Pronto, esse foi o estopim. Você acabou de perder um parceiro, que poderia te indicar para vários amigos dele, e ganhar um detrator.

Até aqui o técnico já destruiu o relacionamento com o cliente com a péssima qualidade do atendimento que ele fez.

Para você ter uma noção melhor do quanto isso é sério. A indicação é o canal de venda mais rentável e assertivo para qualquer empresa.

Pesquisas mostram:

-92% das pessoas confiam inteiramente na recomendação de um amigo

-83% dos seus clientes satisfeitos estão dispostos a indicar

-A recomendação de um amigo está em 1º lugar no ranking de influências de compra

calculadora de produtividade de equipe externa

5 – Contamina o resto da equipe

Na grande maioria das empresas a comunicação entre os colaboradores do mesmo cargo é muito mais intensa e fluida e quando um desses colaboradores têm produtividade baixa ele tende a reclamar mais da empresa e transmitir aos outros apenas observações pejorativas.

Isso é muito perigoso, já que, com uma comunicação melhor, esses assuntos negativos têm mais chances de se alastrar por toda equipe e fazer com que a sua produtividade de geral comece a cair.

Então, a partir de um funcionário externo que começou a transmitir aos outros tudo de ruim que ele estava carregando, você agora tem uma equipe improdutiva que fará os resultados da sua empresa cair cada vez mais.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

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