Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Manutenção

Vantagens e desvantagens da manutenção corretiva [TUDO SOBRE O TEMA]

Leitura aprox. de 19 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 07, 2017


Leitura aprox. de 19 minutos

Aqui você encontra:

A manutenção corretiva é a atividade técnica responsável pela correção de uma falha identificada em um determinado componente de um equipamento ou instalação. Quer saber as vantagens da manutenção corretiva? Continue a leitura!
 

👨‍🔧 Você sabe a diferença entre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva?

O que é manutenção corretiva planejada?

Engana-se quem acha que apenas a manutenção preventiva pode ser planejada. Isso mesmo, manutenções corretivas também devem ter um planejamento prévio, para custar um pouco menos para a empresa.

O planejamento da manutenção corretiva é definido como uma atividade de controle de manutenção que envolve a reparação ou a substituição de componentes que falharam ou quebraram. 

👨‍🔧Aprenda como a manutenção corretiva evita o retrabalho da sua equipe

Para evitar que não ocorra uma falha, a manutenção corretiva deve ser resultado de uma inspeção regular, que identifica a falha a tempo para ela ser planejada e programada.

Então a manutenção corretiva é realizada durante uma parada de rotina, para que, não atrapalhe no rendimento de toda empresa.

O reparo é feito antecipadamente, através de uma programação, com todos os meios necessários antes que a falha ocorra. Esse tipo de manutenção só é possível quando se consegue identificar um problema que inevitavelmente vai causar a falha.

A maneira de executar atividades de manutenção corretiva é através da realização de quatro etapas importantes:

  • Detecção de falhas;

  • Isolamento da falha;

  • Eliminação da falha;

  • Verificar a eliminação.

A diferença entre a manutenção corretiva e a manutenção preventiva é que, para na manutenção corretiva, a falha deve ocorrer antes que qualquer outra ação aconteça, seja ela preventiva ou corretiva.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar com acontecimentos do dia dia.

Exemplo de manutenção corretiva planejada e não planejada:

Imagine que você tenha detectado um problema no seu equipamento, e dias depois ele não esta mais funcionando, porém, você já havia investigado o problema e já tinha pesquisado onde encontraria a peça nova com um preço mais acessível.

Isso é um exemplo de manutenção corretiva planejada.

Agora vamos supor que seu equipamento está com um vazamento de óleo, que você menosprezou, e em um momento que você mais precisa, ele simplesmente parou de funcionar.

Agora você precisa arrumá-lo o mais rápido possível, e será difícil adiar, isso teria um custo bem mais alto.

Essa é a manutenção corretiva não planejada.

CHECKLIST MANUTENÇÃO CORRETIVA

Vantagens da manutenção corretiva

A maioria dos profissionais não veem vantagem em manutenção corretiva, porém quando se trata de equipamentos que não precisam de uma atenção redobrada e que os custos envolvidos em um reparo casual são inferiores aos custos de um acompanhamento por manutenção preventiva, pode ser feita a manutenção corretiva através de uma estratégia de manutenção.

Desvantagens da manutenção corretiva

Uma adversidade da corretiva é que quando ela não tem uma estratégia pode correr o risco de acabar em:

  • Altos gastos com peças e serviços;

  • Máquinas indisponíveis;

  • Redução de produção, resultando em perdas para o negócio.

✅ [BAIXE GRATUITAMENTE] Checklist de Manutenção Corretiva

Por conta dessas desvantagens é importante pesar na balança em que contexto a manutenção corretiva é vantajosa ou não para o seu negócio.

Por isso, utilizá-la de maneira estratégica e junto à manutenção preventiva é sempre a melhor escolha para diminuir gastos com reparos, compra de peças, serviços e contratação de mão de obra, assim como não deixar veículos inútil, reduzindo a produção e a segurança no trabalho.

Como você pode minimizar esse problema

Apesar dos obstáculos da manutenção corretiva de máquinas, podemos adaptar esse modo de atendimento para obter melhores resultados: 

É importante que o gestor da equipe de manutenção faça um acompanhamento dos equipamentos e das máquinas utilizadas na empresa.

👨‍🔧 Faça a gestão completa dos seus equipamentos com o QR Code do sistema Auvo

Para esse fim, a tecnologia pode ser uma grande parceira. Softwares ou aplicativos, podem ser usados com o objetivo de catalogar essas informações, programar período de manutenção de equipamentos, desenvolver históricos, entre outros.

As situações emergenciais sempre vão existir, mas elas podem ser reduzidas com uma gestão ativa de manutenção e um programa de monitoramento e prevenção de falhas.

Quando isso é feito, a empresa tem muito a ganhar em termos de redução de custos, confiabilidade e produtividade.

localização da equipe com auvo

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA