Trade marketing: o melhor sistema para gerenciar seus promotores - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

Você saberia responder por que um sistema de automação de trade marketing é tão importante para gerenciar seus promotores?

Onde estão seus promotores de venda agora? O que eles estão fazendo? Como você sabe se o PDV está de acordo com as recomendações? Você gasta dias para confirmar se o valor do relatório de reembolso de combustível está correto?

Essas são algumas das dúvidas que assombram os gestores de trade marketing.

 

Você verá nesse post:

  • Monitoramento em tempo real
  • Roteirização
  • Aumento da produtividade da equipe
  • Análise rápida de resultados
  • Adote uma solução
  • Resultado garantido para sua equipe

Hoje iremos falar sobre automação de trade marketing e seus benefícios!

Quando pensamos em ações e estratégias de Trade Marketing, nosso objetivo final é sempre melhorar o desempenho de vendas dos produtos, certo?

Mas, como saber se você está atingindo os resultados esperados? Tão importante quanto o planejamento e a execução é a necessidade de entender os resultados de todas as ações implementadas (fase de análise da operação).

  • A produtividade do time de campo;
  • Checar se as rotas de lojas visitadas são as mais funcionais possíveis e estão trazendo resultados;
  • O tempo e a qualidade de serviço dos promotores;

Se você ainda não possui um mecanismo para acompanhar as principais KPI’s do seu negócio e da sua equipe de campo está na hora de repensar alguns processos.

Novas tecnologias têm surgido para facilitar o trabalho do profissional de trade marketing.

Boas tecnologias geralmente são compostas de um sistema web (no computador) e um aplicativo mobile (no celular). 

Assim os gestores, que usam o sistema web, podem acompanhar em tempo real o que os promotores, que usam o sistema mobile, fazem, onde estão e como está a qualidade do serviço.

Utilizar um sistema desse tipo permite automatizar diversas atividades de trade marketing e garante muitos benefícios. Veja aqui algumas automatizações que podem ser feitas:

Monitoramento em tempo real

O monitoramento representa ganho em produtividade na validação de informações e checagem da execução. Além de facilitar muito, muito mesmo, a coleta de dados para relatórios, como o de km rodado.

Dashboard

Sem a possibilidade de análise, de forma simplificada, dos dados coletados em campo, um sistema para trade marketing perde o seu valor.

É necessário que o gestor possa analisar os dados principais e fazer comparações dos mesmos parâmetros com outros períodos.

O gestor que conta com um sistema para gerenciar os promotores de venda passa a exercer o seu papel de forma mais assertiva e rentável, já que, não precisa se deslocar ou parar seu trabalho a todo momento para validar as informações do promotor.

Aqui vai algumas informações que o gestor consegue de forma rápida:

  • Indicador de visitas e tarefas realizadas pelo colaborador durante o dia;
  • Porcentagem de produtividade de cada colaborador da equipe;
  • Indicador da localização do promotor em tempo real;
  • Média de atraso nas visitas / média de tempo em atividade;
  • Custo médio de tarefas;
  • Posicionamento, deslocamento e visitas feitas pelo colaborador, indicando o trajeto realizado, os horários de chegada e saída e o status de cada tarefa, através das cores.

O status da tarefa é especificados em cores, vou te mostrar como:

  • Cinza: Tarefa foi concluída sem pendência;
  • Amarela: Finalizado com pendencia;
  • Vermelha: Tarefa em aberto;
  • Verde: Tarefa está em andamento;
  • Azul: Em deslocamento para tarefa.

 

Roteirização da equipe

Esse também é um ponto de muita importância. Através da plataforma, os promotores conseguem fazer o check-in no local de visita e tirar fotos dos produtos na gôndola, tudo feito pelo aplicativo.

Ao finalizar o registro, é possível visualizar a localização da equipe de trade marketing no mapa (dentro do sistema web), e quando foi feito check-out ao sair do local.

A rotina é cumprida, mas os custos para fazê-la sem um planejamento são bem altos. Todos sabemos que o trânsito é o que mais tira tempo da equipe.

Através da roteirização, você consegue escolher uma rota menor para seu promotor de vendas ou um trajeto com menos trânsito. Economizando tempo e diminuindo os custos com combustível.

Opte por um sistema de trade marketing que proporcione visibilidade do roteiro mais adequado. Com um software de roteirização, o gestor tem a oportunidade de ver em tempo real a melhor rota para seu promotor fazer, diminuindo seus custos com combustível e tempo improdutivo.

Aumento da produtividade da equipe

Utilizando um sistema para automação de trade marketing sua equipe ou você não perderá mais tempo criando relatórios e gráficos no Excel ou repassando todas as informações coletadas em campo para o computador, uma por uma.

Tudo isso será feito automaticamente dentro do sistema, poupando um tempo que poderá ser gasto com outras atividades em outros PDV’s.

Análise rápida de resultados

Com o quadro de indicadores e dashboard é possível analisar sua operação em tempo real e monitorar a performance de seus promotores, campanhas, rotas ou locais de venda.

Um bom sistema de gestão de trade marketing te dará a opção de análises, tendo disponível um relatório de km rodado e despesas, dispensando o uso do Excel, como já te mostramos.

Adote uma solução

Pessoas, processos e tecnologia devem andar de mãos dadas. São esses os componentes da fórmula que determina o crescimento das empresas.

Em grande parte das empresas, a adoção do sistema de trade marketing dá autonomia ao time e o faz ficar preparado para superar os desafios da operação com mais confiança.

Vantagens

A tecnologia é indispensável para quem atua nessa área, pois esse recurso ajuda a reduzir os custos, como já falamos, além de coletar informações no ponto de venda  e monitorar as equipes.

Uma outra vantagem ao utilizar um sistema para controle de promotores de venda é que o trabalho dos mesmos ganha agilidade.

Ao chegar ao PDV, ele preenche os formulários das pesquisas pré-definidos pelo gestor e se houver conexão com internet, as informações são imediatamente enviadas para o gestor.

Caso não haja conexão a internet, essas informações serão salvas com segurança no aplicativo, e assim que conectado a Wi-Fi, enviadas. Alguns benefícios podem ser percebidos a partir do momento que você passa a usar uma ferramenta de gestão.

A redução de custo e tempo com deslocamento se sua equipe de campo, possibilidade de pré-definir a agenda de atendimentos a ser realizados pelo promotor e o monitoramento dos promotores.

O gestor consegue participar mais ativamente da rotina do time. Fica muito mais fácil e rápido verificar e garantir que os acordos negociados estão sendo executados.

Eficácia na comunicação

Ruídos de comunicação muitas vezes podem gerar inúmeros prejuízos para uma empresa. Retrabalho, atendimento ineficaz e até perdas podem ser evitadas caso as equipes estejam em sincronia com a gestão do negócio.

Outra vantagem do software de gerenciamento de equipe trade marketing é que a comunicação passa a ser centralizada, e o gestor consegue passar os comandos em tempo real. Os ganhos em eficiência são gigantescos com uma boa comunicação.

Suporte

É fundamental que você seja entendido e tenha suas dúvidas respondidas por quem compreende as particularidades da sua operação, através do suporte da plataforma que você escolher.

Resultado garantido para sua empresa

É claro que, considerando todos os benefícios que mencionamos anteriormente, os resultados do negócio serão otimizados. Afinal, é possível garantir mais produtividade da gestão a operação em campo.

A base para o bom gestor é o conhecimento e, graças à tecnologia, hoje é possível garantir informações de qualidade em tempo real.

Com uma ferramenta de gestão de promotores é possível checar indicadores de campo em tempo real, o que assegura uma análise eficiente do ROI (retorno sobre o investimento).

Por isso, o software de gerenciamento de equipes é indispensável para qualquer empresa.

Quer ver na prática como a automatização de trade marketing aumenta em mais de 25% a produtividade da equipe em campo? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e experiências!

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.

Related Post

Pacote de atualizações do Auvo
75
Nós da Auvo temos um compromisso em sempre melhorar a ferramenta para nossos clientes e usuários do sistema. Por isso nós estamos lançando mais um pac...
5 maneiras efetivas para motivação empresarial
224
É segunda feira, 8 horas da manhã e sua equipe começa a chegar no escritório lentamente. Você percebe que a grande maioria das pessoas estão ali somen...
Ponta de gôndola: Como ela pode aumentar suas vend...
1956
Queremos te ajudar a descobrir o que é uma ponta de gôndola, o que é um ponto extra no ponto de venda e como ter as suas marcas nesses pontos podem aj...
Como a Auvo ajudou a Universidade Estácio de Sá
188
A Estácio é uma das maiores e mais conceituadas Universidades no Brasil, com mais de 7 mil professores e 600 mil alunos. Presente em todos os Estados ...