Relatório de Visita Comercial - 5 Maneiras de aumentar a eficiência

Muitas empresas exigem um relatório de visita comercial dos seus colaboradores, e isso acontece porquê o monitoramento das ações do setor de vendas é importantíssimo para garantir um bom desempenho da equipe comercial. 

Quando você entende o que acontece em uma visita comercial, entender também o que pode ser melhorado e quais são pontos fortes da empresa.

Quando você se depara com um desempenho abaixo do esperado pode se perguntar se a sua equipe está realizando o esforço necessários para conquistar as vendas, se os clientes estão, realmente sendo visitados, se estão realizando a visita no tempo correto e etc, não é mesmo?

O que você verá nesse post:

  • Trabalhe com dados relevantes
  • Use as informações como benefício
  • Maior agilidade e pontualidade
  • Estimule o preenchimento do relatório
  • Entenda as suas metas

Bom, essa é uma dificuldade muito comum identificada entre os gestores e acontece sempre quando a empresa não possui um relatório de visita comercial. Os relatórios de negócios são uma ferramenta poderosa, se usados ​​corretamente, mas somente se aqueles que usam relatórios estão conscientes de suas desvantagensPor isso, reuni 5 formas de você prospectar o seu cliente através de um bom relatório de visita comercial e resolvi postar aqui no blog. Vamos lá?

Trabalhe apenas com dados relevantes

Quando o seu colaborador define os dados a serem coletados do cliente, é importante ter em mente quais informações serão realmente relevantes para a prospecção do seu cliente.

Já que o vendedor vai investir o tempo preenchendo um relatório de visita comercial, é fundamental que saiba o que poderá ser realizado com aquelas informações.

Por isso, com um relatório de visita comercial bem preenchido você fazer um registro dos principais dados e informações que devem ser discutidos. Dados relevantes sobre os seus clientes te ajudam a ser conclusivos e a dar origem ao seu plano de ação.

O relatório de visita técnica também permite que você reconheça o melhor mercado para investimento. Essas são umas das razões para ter boas informações e consultá-las sempre que necessário.

Use as informações como benefício

Como eu disse ali em cima, se o desempenhos do seu time de vendas não está atendendo as expectativas que você esperava, o relatório de visita comercial pode te indicar, por exemplo:

  • Esforço maior com a prospecção
  • Aumentar a frequência de contatos com o clientes
  • Mudar a abordagem
  • Definir um tempo máximo para cada visita

Com ele você consegue identificar os pontos fracos que estão impedindo a agilidade da sua equipe e criar planos de ação para serem corrigidos. Afinal, não faz sentido identificar o erro e não mudá-lo.

Maior agilidade e pontualidade

Os seus colaboradores devem sempre tentar entregar o relatório de visita comercial sem atraso. Caso haja demora na entrega, as informações prestadas vão conter análises passadas e nesse meio tempo a situação e o problema podem ter mudado.

Convenhamos que quando os relatórios são muitos e as vezes fica complicado entregar tudo no prazo correto, né?

Por isso você pode contar com um sistema de controle de visitas, que te ajuda com a agilidade e entregas automatizadas deste relatório. O relatório de visita comercial deve refletir a situação atual e permitir correções ágeis, portanto deve ser entregue no prazo estabelecido.

Estimule o preenchimento do relatório de visita comercial

Caso a sua empresa não utilize de um um app de controle de visitas, o preenchimento dos dados pode ser feito de forma equivocada. Pode não parecer, mas tão grave quanto não interpretar os dados corretamente é criar planos de ação com informações incorretas.

Grandes erros podem ser cometidos apenas por conta da base de informações que não refletem a realidade da sua empresa. Por isso, é importante que você, como gestor de equipes, os orientem a preencher todas as informações relevantes que são solicitadas pela empresa no relatório de visita comerciais. E quanto mais fácil e rápido esse preenchimento acontecer, mais tempo o seu colaborador ganha para focar no cliente.

Entenda as suas metas

Outra forma de garantir eficiência na sua estratégia de vendas é estabelecer metas. É imprescindível que os resultados alcançados, ou não, pela sua equipe seja comparada com as metas que já foram estabelecidas.

Elas podem, por exemplo, ser definidas em:

  • Número de visitas
  • Clientes prospectados
  • Número de visitas necessárias para essa prospecção
  • Tempo permanecido em cada visita  

É claro que todas as metas vão depender do segmento da sua empresa e onde você deseja que ela chegue. Como, com toda certeza, você quer ser o melhor naquilo que faz, o relatório de visita técnica também te ajuda com o estabelecimento e cumprimento das metas.

Medir a eficiência da sua equipe de campo não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, há um custo considerável de tempo e dinheiro na elaboração manual desses relatórios. Caso a sua empresa ainda utiliza relatórios em papéis, a você pode automatizar o seu relatório comercial e melhorar a agilidade da sua equipe. Outra ajuda que o relatório de visita comercial pode te dar é a de saber o motivo de um membro da sua equipe não estar atingindo as metas.

Que, como um exemplo, pode ser por conta da demora na visita e do gerenciamento certo do tempo por cliente. Assim, com um bom relatório de visita comercial você consegue ser mais previsível no alcance das metas da sua equipe e aumentar em até 45% a otimização da sua equipe de campo. É fundamental ficar atento aos pontos que te apresentei e assim prospectar o maior número de clientes.

Agora que você já sabe como um relatório de visitas é crucial na sua empresa, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências? Estamos aqui para te ouvir!

 

 

 

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