Muitas empresas exigem um relatório de visita comercial dos seus colaboradores, e isso acontece porquê o monitoramento das ações do setor de vendas é importantíssimo para garantir um bom desempenho da equipe comercial. 

Quando você entende o que acontece em uma visita comercial, entende também o que pode ser melhorado e quais são os pontos fortes da empresa.

Quando você se depara com um desempenho abaixo do esperado pode se perguntar se a sua equipe está realizando o esforço necessário para conquistar as vendas, se os clientes estão, realmente, sendo visitados, se estão realizando a visita no tempo correto e etc.

Não é mesmo?

O que você verá nesse post:

  • Trabalhe com dados relevantes
  • Use as informações como benefício
  • Maior agilidade e pontualidade
  • Estimule o preenchimento do relatório
  • Entenda as suas metas

Bom, essa é uma dificuldade muito comum identificada entre os gestores e acontece sempre quando a empresa não possui um relatório de visita comercial. 

Os relatórios de negócios são ferramentas poderosas, se usados ​​corretamente.

Mas também é preciso que aqueles que usam os relatórios estejam conscientes de suas desvantagens

Por isso,  reuni 5 formas de você prospectar o seu cliente através de um bom relatório de visita comercial e resolvi postar aqui no blog.

Vamos lá?

Trabalhe apenas com dados relevantes

Quando o seu colaborador define os dados a serem coletados do cliente, é importante ter em mente quais informações serão realmente relevantes para a prospecção.

Já que o vendedor vai investir o tempo preenchendo um relatório de visita comercial, é fundamental que saiba o que poderá ser realizado com aquelas informações.

Por isso, com um relatório bem preenchido o gestor faz um registro dos principais dados e informações que devem ser discutidos.

Afinal, dados relevantes sobre os seus clientes te ajudam a ser conclusivos e a dar origem ao seu plano de ação.

O relatório de visita técnica também permite que você reconheça o melhor mercado para investimento.

Enfim, essas são umas das razões para ter boas informações e consultá-las sempre que necessário.

Por isso, aproveite!

Use as informações como benefício

Como eu disse, se o desempenho do seu time de vendas não está atendendo as expectativas que você esperava, o relatório de visita comercial pode te indicar isso.

Como por exemplo:

  • Esforço maior com a prospecção;
  • Aumentar a frequência de contatos com o clientes;
  • Mudar a abordagem;
  • Definir um tempo máximo para cada visita.

Com ele você consegue identificar os pontos fracos que estão impedindo a agilidade da sua equipe e criar planos de ação para serem corrigidos. 

Afinal, não faz sentido identificar o erro e não mudá-lo.

planilha de avaliacao de desempenho

Maior agilidade e pontualidade

Os seus colaboradores devem sempre tentar entregar o relatório de visita comercial sem atraso.

Caso haja demora na entrega, as informações prestadas vão conter análises passadas e nesse meio tempo a situação e o problema pode ter mudado.

Convenhamos que, quando os relatórios são muitos, as vezes fica complicado entregar tudo no prazo correto, né?

Por isso, você pode contar com um sistema de controle de visitas, que te ajuda com a agilidade e entregas automatizadas deste relatório.

O relatório de visita comercial deve refletir a situação atual e permitir correções ágeis, portanto, deve ser entregue, se possível, no prazo estabelecido.

Estimule o preenchimento do relatório de visita comercial

Caso a sua empresa não utilize um aplicativo de controle de visitas, o preenchimento dos dados pode ser feito de forma equivocada. 

Pode não parecer, mas tão grave quanto não interpretar os dados corretamente, é criar planos de ações com informações incorretas.

Grandes erros podem ser cometidos apenas por conta da base de informações que não refletem a realidade da sua empresa.

Por isso, é importante que você, como gestor de equipes, os orientem a preencher todas as informações relevantes que são solicitadas pela empresa.

E quanto mais fácil e rápido esse preenchimento acontecer, mais tempo o seu colaborador ganha para focar no cliente.

Entenda as suas metas

Outra forma de garantir eficiência na sua estratégia de vendas é estabelecer metas. É imprescindível que os resultados alcançados, ou não, pela sua equipe seja comparada com as metas que já foram estabelecidas.

Elas podem, por exemplo, ser definidas em:

  • Número de visitas
  • Clientes prospectados
  • Número de visitas necessárias para essa prospecção
  • Tempo permanecido em cada visita  

É claro que todas as metas vão depender do segmento da sua empresa e onde você deseja que ela chegue.

Como, com toda certeza, você quer ser o melhor naquilo que faz, o relatório de visita técnica também te ajuda com o estabelecimento e cumprimento das metas.

Medir a eficiência da sua equipe de campo também não tarefa fácil. 

Muitas vezes, há um custo considerável de tempo e dinheiro na elaboração manual desses relatórios.

Caso a sua empresa ainda utiliza relatórios em papéis, o gestor pode automatizar o seu relatório comercial e melhorar a agilidade da sua equipe.

Saber o motivo de um membro da sua equipe não estar atingindo as metas também é mais uma informação que o relatório oferece. 

Que, como um exemplo, pode ser por conta da demora na visita e do gerenciamento certo do tempo por cliente. 

Assim, com um bom relatório de visita comercial você consegue ser mais previsível no alcance das metas e aumentar em até 45% a otimização da sua equipe de vendas.

É fundamental ficar atento aos pontos que te apresentei e assim prospectar o maior número de clientes. Boa sorte! 

Agora que você já sabe como um relatório de visitas é crucial na sua empresa, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências? Estamos aqui para te ouvir!

 

 

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Relatório de visita comercial: 5 formas de ter mais eficiência na gestão
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Relatório de visita comercial: 5 formas de ter mais eficiência na gestão
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Muitas empresas exigem um relatório de visita comercial dos seus colaboradores, e isso acontece porquê o monitoramento das ações do setor de vendas é importantíssimo para garantir um bom desempenho da equipe comercial. 
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Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.