Metas de vendas: 14 métricas que todo vendedor externo tem que estar atento - Auvo - Plataforma de Gestão de Equipes Externas

Sabe quando vai chegando o fim do mês e você não sabe se a sua equipe vai bater as metas de vendas e nem como fazer a sua medir os seus indicadores de desempenho?

Então esse artigo é para você. Vem comigo!

Metas de vendas bem definidas são totalmente relevantes para a sua empresa, o que significa que você pode melhorar os seus resultados de vendas e agir com base em informações verdadeiras e atualizadas.

Escolher as métricas corretas para cada membro da sua equipe é uma decisão importante. Assim, o segredo é identificar quais métricas são relevantes para a sua empresa e para os seus objetivos comerciais.

Para evitar que você perca tempo pensando muito nisso, eu separei 14 métricas, não só para ajudar os seus colaboradores a se manterem no caminho certo, mas também para ajudá-las a melhorar as vendas todos os dias:

 

1. Numero de vendas individuais

Uma boa lista sobre metas vendas não estaria completa sem saber o número de vendas individuais dos seus colaboradores.

Quando você sabe o quanto cada membro da sua equipe está vendendo em cada vista é muito importante para que se possa fazer comparações de produtividade e agilidade.

Essa métrica pode ser usada como uma maneira fácil de criar uma concorrência saudável entre os seus colaboradores.

Afinal, eles conseguirão saber como anda o número de vendas e se esforçarem para melhorar, cada vez mais, em seres vendedores externos!

 

2. Taxas de novo contato

Se você quer ter a certeza que o seu colaborador está, realmente, contribuindo para o crescimento do seu negócio, essa métrica é fundamental.

A taxa de novos contatos prospectados te dará informações sobre quais dos seus colaboradores, e qual porcentagem da sua equipe, está atingindo as metas de vendas.

Se a taxa de contato for baixa, você já sabe o que isso significa, né?

Isso mesmo, que pode haver algum problemas nos seus objetivos ou que alguns dos seus colaboradores podem estar com a produtividade baixa e gastando mais tempo em uma visita do que deveria. Por isso, fique sempre atento!

 

3. Número de novas oportunidades

Quando você vê um aumento significativo em novas oportunidades, esse é um bom sinal de que o time está se empenhando para crescer e contribuindo, também, para o crescimento da sua equipe.

Atingir maiores números de oportunidades coloca os seus serviços na frente da concorrência e aumenta, cada vez mais, o seu lucro.

Muito bom, não é mesmo?

 

4. Oportunidade de ganhar novos clientes

Okay, os seus colaboradores estão prospectando clientes, mas quantos desses colaboradores estão transformando as visitas de prospecção em novos clientes.

Se esse número está um pouco baixo, pode ser que algum dos seus colaboradores são ótimos em conseguir novas visitas, mas que precise de uma mãozinha quando se trata do fechamento de negociações.

Quando você olha esses detalhes individualmente, você conseguirá saber quem está conseguindo alcançar as suas metas de vendas e quem pode estar ficando para trás.

Por isso, fique de olho. 😉

 

5. Importância de cada negócio fechado

Quando se trata de negócios, a importância de um bom negócio fechado é grande a partir do momento que em que você compara a média de negócios fechados por cada colaborador.  

Você quer certeza de que o seu time sabe mesmo administrar o tempo eficientemente? Saiba que isso também te ajuda em reconhecer se o colaborador está mesmo fechando negócios importantes.

Com essa métrica você também consegue saber se o seu time está apenas correndo atrás de negócios pequenos e fáceis ou se estão se arriscando em negócios mais complicados, porém maiores.

Por isso, é muito importante reconhecer que para bater as suas metas de vendas. também é necessário fechar negócios mais difíceis, mas com um lucro maior.

Não tenha medo, arrisque-se!

 

6. Taxa de ocorrência

Essa métrica é muito importante para fazer com que o seu vendedor externo bata as metas de vendas designadas a ele.

Ela detalha quantas chamadas ou compromissos seu representante agendou e se ele, realmente, os realizou.

A partir daqui, você pode acompanhar se as visitas foram mais bem sucedidas pelo seu colaborador e, caso necessário, mudar o foco, com base no que está funcionando.

 

7. Taxa de rejeição ou cancelamentos

Quando se fala em taxa de rejeição ou cancelamentos é muito importante ter bastante atenção, pois eles desestruturam todo o foco do seu vendedor em bater as metas de vendas.

Afinal, quando você acompanha de perto as razões pelos quais os seus clientes estão querendo cancelar, ou ir para a concorrência, pode saber em qual área deve se concentrar mais.

Essa métrica te ajuda com a fidelização do seu cliente, e como isso é essencial, ela se torna importantíssima.

 

8. Mantenha o seu compromisso

Você sabe que um bom relacionamento com o cliente é o seu maior tesouro.

E manter sempre um bom relacionamento com os seus clientes existentes é importante quando se deseja construir confiança a longo prazo.

Quando os seus colaboradores estão, regularmente, em contato com os seus clientes, eles estarão mais dispostos a compartilhar as suas preocupações.

Afinal, a confiança que foi construída fará com que eles se sintam confortáveis e convictos de que a sua empresa vai ajudá-los.

 

9. Preço dos concorrentes

Embora não seja a sua maior preocupação, acompanhar tudo aquilo que o seu concorrente está fazendo não ajuda os seus vendedores a bater as suas metas de vendas.

Mas quando você está ciente dos preços dos seus concorrentes, pode criar estratégias competitivas muito boas!

Caso os preços não se diferenciam muito, você pode considerar uma estratégia oferecer preços mais baixos, mas que fará você aumentar as suas vendas e passar na frente de seus concorrentes!

 

10. Net Promoter Score (NPS)

O NPS nada mais é do que uma métrica em que você consegue medir a probabilidade dos clientes recomendam o seu produto.

Essa pesquisa é bem simples. Apenas pede para os seus clientes classificarem de 0 a 10 a probabilidade de recomendação. Ela é dividida em 3 categorias:

  • Clientes Detratores: Aqueles que deram notas entre 0 e 6 e não acham que o seu serviço trouxe melhorias para eles e, muitas vezes, criticam o seu serviço.
  • Clientes Neutros: Com notas entre 7 e 8. São aqueles que estão utilizando o seu serviço apenas em momentos de precisão.
  • Clientes Promotores: Aqui as notas vão de 9 a 10. Esses clientes acreditam que a sua empresa proporciona mudanças e melhorias em suas vidas. Fazem elogios e dão sugestão, são os seus clientes leais!

Após a análise das informações para entender por que você obteve esses resultados, determine como você pode melhorar o desempenho da sua equipe para que eles batam as suas metas de vendas.

 

11. Taxa de contato

Quantas vezes os seus vendedores insistem em um cliente? uma, duas, diversas vezes?

Como obter um “sim” dos seus clientes não é algo tão comum e, muitas vezes, necessita persistência, a maioria das vendas são encerradas logo em uma conversa de acompanhamento.

Porém, com essa métrica você consegue descobrir quantas vezes cada vendedor está entrando em contato com os clientes prospectados ao longo do tempo.

Afinal, quanto mais interação após o contato inicial, melhor!  

 

12. Objetivos vs. Resultados

Essa métrica identifica se os seus vendedores estão conseguindo os resultados esperados de acordo com as seus objetivos. Isso pode te dar uma ideia de quanto os seus objetivos foram atingidos, mensais ou anuais.

Você também pode usar esses dados para identificar se os seus colaboradores necessitam de treinamento adicional para atingir as metas de vendas. É primordial!

 

13. Uso de mídia social

Esse pode ser um dos pontos mais difíceis de se avaliar, mas, geralmente, você precisa garantir que os seus vendedores também estejam ativos nas redes sociais.

Você sabia que os principais vendedores, e mais consagrados, estão no LinkedIn e que há uma relação direta entre eles e o resultado das suas metas de vendas?

Por isso, essa métrica te ajuda a entender quais contatos estão realmente fazendo a diferença e te ajudar a ter um primeiro conhecimento dos seus clientes.

Reúna todos os comentários de forma regular e procure solucionar as preocupações e insatisfações e procure resolvê-las o mais rápido possível.

Lembre-se: clientes felizes significam negócios saudáveis!

 

14. Satisfação do funcionário

Trabalhar com vendas requer persistência e, às vezes, o seu vendedor pode ficar sem energia. Portanto, um dos seus maiores desafios é garantir que seus colaboradores estejam motivados e aproveitem seu trabalho.

Como você mantém sua equipe de vendas sincronizada? Eles se sentem parte de um time? Eles concordam com os métodos de vendas que você implementou?

Esse tipo de feedback é fundamental, afinal, o seu vendedor pode sentir que você também se preocupa com ele, aumentando a sua satisfação e o encorajando com os resultados de suas metas de vendas!

 

E agora? Ação para bater as suas metas!

Embora você possa estar tentando a mudar as suas métricas na medida que os seus negócios vão mudando e aumentando, tente resistir. O segredo é focar nos dados obtidos através de um conjunto de métricas ao longo do tempo.

As vezes, faz mais sentido adicionar uma dessas métricas às já existentes do que recomeçar tudo do começo.

E se você tem um vendendor externo que não esteja batendo as metas de vendas, procure, sempre, entender o que está acontecendo.

Mas se precisar, pode voltar nessa dica de 14 métricas que te dei e avaliar se está tudo o ocorrendo corretamente! 😉

Agora que você já tem em mãos 14 métricas para te ajudar a bater as suas metas de vendas, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências? Estamos aqui para te ouvir!

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