Field Service: o que esperar para o futuro - Auvo Tecnologia

No passado, a prestação de serviços das organizações field service era comparada apenas à dos prestadores de serviços no mesmo setor.

Mas hoje, as organizações de serviços de campo também estão sendo comparadas às grandes empresas, que introduziram modelos de serviços altamente eficazes.

Elas se destacam nesse ponto, por estarem utilizando intensamente a tecnologia, aproveitando dessa ferramenta para crescer o seu negócio.

Ao invés de perderem tempo fazendo tudo manualmente, usam uma plataforma que permite automatizar as atividades.

Os clientes agora exigem a velocidade, a visibilidade, a personalização e a comunicação em tempo real que esses novos modelos de serviços oferecem.

Análises e mobilidade estão no centro dos monitoramentos, já que o field service mantém suas portas abertas para novas tecnologias para funções exclusivas.

Isso permitiu aos interessados ​​aumentar a produtividade e criar um ambiente de trabalho moderno que continua a revolucionar a forma como as pessoas trabalham.

A tecnologia tem crescido em um ritmo muito acelerado, chega a ser assustador. De acordo com as estatísticas compiladas no setor field service:

  • Em 2022, estima-se que o mercado mundial de serviços de campo valha US$ 4,45 bilhões.
  • 52% das empresas de serviços de campo ainda coordenam o trabalho e executam funções manualmente.
  • Até 2020, 10% do trabalho de serviço de campo de emergência serão monitorados por inteligência artificial.
  • Até 2020, os aplicativos móveis serão usados ​​para projetos técnicos em 75% das organizações de field service com mais de 50 usuários.

Com o mercado de serviços de campo em constante mudança e as expectativas dos clientes em alta, é importante que as organizações de serviços encontrem novas maneiras de se diferenciar.

Paul Whitelam, discutiu as tendências de gerenciamento de serviços de campo que estão reformulando o setor.

Manter as tendências de gerenciamento field service em mente é o primeiro passo para melhorar a experiência do cliente , a eficiência operacional e a agilidade nos negócios.

Algumas das tendências introduzidas pela Whitelam incluem:

  • O desejo do cliente moderno de participação ativa em compromissos de serviço;

Para ajudar as empresas a acompanhar as últimas novidades dos FS, vou destacar algumas tendências que podem reformar o setor, tanto este ano de 2018, quanto mais além.

Automação Field Service

A automação permite que os representantes de serviços sejam mais eficientes, funcionem de forma mais produtiva e gerem receita com acesso instantâneo a informações importantes do cliente e dados de inventário.

Tecnologias como a automação de gerenciamento de conhecimento permitem que os representantes de serviços ofereçam mais serviços pessoais, se estabeleçam como recursos valiosos para os clientes e, em última instância, lhes permitam gerar mais receita.

A automação diminui a quantidade de tempo que os técnicos devem investir, o que lhes permite identificar as necessidades dos clientes e abrir oportunidades de venda de valor agregado.

Os colaboradores do serviço de campo não precisam gastar mais de um quarto do tempo tentando localizar informações críticas para o trabalho por mais tempo.

A internet das coisas (IoT)

A Internet das coisas é definida como a comunicação entre uma rede de dispositivos habilitados para internet, sistemas e objetos físicos que possuem um endereço IP para conectividade com a internet.

Os objetos físicos também podem incluir dispositivos, e contêm sensores ou software que lhes permitem trocar dados por redes sem fio.

Atualmente, existem mais de 12 bilhões de dispositivos que se conectam à Internet . Até 2020, estima-se que esse número cresça, e haverá 26 vezes mais coisas conectadas do que seres humanos.

Em uma empresa field service altamente competitiva, a incorporação de tecnologia inteligente e produtos conectados é de imensa importância para as empresas de serviços de campo.

81% das empresas field service acreditam que os produtos conectados inteligentes e a tecnologia serão a norma em cinco a dez anos.

A gestão estratégica de custos

Estamos vivendo em um ambiente de constante mudança, é fato que as empresas atualmente precisam estar atentas às estas mudanças.

Portanto tomar a decisão certa no momento certo passa a ser algo primordial para a longevidade das empresas.

Em outras palavras, as situações decisórias no âmbito profissional, podem afetar toda a empresa positivamente ou negativamente. Neste sentido tomar a decisão correta passa a ser a base de sucesso de toda a empresa.

Devido essa contínua mudança no mundo dos negócios, as empresas se vêm obrigadas a aprimorar seus sistemas de informações gerenciais.

Buscando modelos que sejam capazes de detectar falhas em seus processos de tal forma, que venha a otimizar seus recursos evitando distorções, retrabalhos e perda de competitividade.

Isso te ajudará a enfrentar as mudanças na tecnologia, e consequentemente, se destacar entre os concorrentes.

Importância de investir em treinamento para o futuro

O treinamento de equipe pode ser transformador, levando equipes e gestores a um outro patamar de atuação por meio da especialização e da experiência.

Profissionais bem treinados tendem a conseguir altos índices de desempenho e de produtividade.

Com o treinamento de colaboradores field service é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e como consequência gerar o desenvolvimento da própria organização.

Portanto, invista em novas tecnologias para treinamento também.

Análise de mercado

Falei agora a pouco sobre, se destacar entre seus concorrentes field service, então se você não entendeu a ligação disso com análise de mercado, vou te explicar.

O benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “avaliação comparativa”.

Trata-se um cuidadoso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem serviços feitos pelos concorrentes, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

Quais são as vantagens e desvantagens de se fazer benchmarking?

Vantagens:

  • Melhorar o conhecimento que a empresa tem de si mesma;
  • Aprimorar seus processos e práticas empresariais para chegar o mais próximo possível da “perfeição”;
  • Motivar sua equipe para alcançar objetivos realizáveis, já atingidos por outras empresas;
  • Ganhar maior conhecimento do mercado;
  • Buscar redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro, etc;

Desvantagens:

  • Deve-se tomar cuidado para adequar as metodologias e práticas observadas ao contexto da empresa. Somente transpor (copiar) sistemas, pura e simplesmente, com certeza conduzirá a empresa a resultados nulos;
  • Um eventual excesso de foco na concorrência pode fazer a empresa perder sua própria identidade. Deve-se ter, portanto, o cuidado de adaptar o que for melhor, sem perder suas características mais marcantes;

Os limites estão na mente de quem os delimita. Por isso, mangas arregaçadas e sonhos largos, ok? Ah, e olho na concorrência: deixe as modernas técnicas de benchmarking ajudar sua empresa field service a crescer!

O futuro do gerenciamento field service está aqui

Você pode ter passado todos esses anos maravilhando-se com os avanços futuristas, talvez até um pouco sobrecarregado por tudo isso.

O gerenciamento field service não é mais uma tecnologia do futuro. Na verdade, é a tecnologia de agora. É hora de adicioná-lo à sua lista de resoluções deste ano que se inicia. Sua empresa vai agradecer por isso.

Carolina trabalha a mais de 2 anos com gestão de equipes externas, ajudando diversas empresas no Brasil inteiro, com conteúdos ricos sobre, como construir uma equipe de campo de alta performance.

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