Como montar equipes de alta performance? - Auvo

Um negócio em crescimento precisa de uma equipe de alta performance, e para que se tenha uma equipe assim, é preciso, primeiramente, de um líder de alta performance também, você concorda comigo?!

Só que montar uma equipe em uma empresa com alta qualificação e disposição não é tão fácil.

O que você verá neste artigo:

  • Contratação
  • Alinhar esforços e engajar
  • Equipe de alta performance determinada
  • Tenha objetivos claros e motivacionais
  • Desenvolva sua equipe
  • Avalie sua equipe externa
  • Seja exemplo
  • Seja um líder motivador

Montar uma equipe externa não é apenas juntar seus colaboradores e, em seguida, distribuir rotas para que as tarefas sejam executadas.

É preciso ter consciência do que está sendo elaborado, se um gestor quiser realmente construir uma equipe de alta performance.

A força individual hoje, pelo menos no mundo do trabalho, se evidencia na soma, quando cada um dos colaboradores tem o seu reconhecimento nos resultados de um todo.

Mas como construir uma equipe de alta performance valorizada e fortalecida para a empresa?

Com esse artigo eu vou te ajudar a montar uma equipe para o melhor crescimento do seu negócio.

Contratação

Antes da contratação, o gestor, com a ajuda do RH, deve confirmar se o colaborador corresponde com o perfil que foi estabelecido, com relação à experiência profissional, cursos, conhecimentos adquiridos, até mesmo o perfil psicológico.

Portanto primeiro, saiba quem você está procurando.

Dessa forma, quando você encontrar o profissional, terá certeza que ele atende aos reais requisitos da vaga. Por que determinada formação profissional ou certo grau de escolaridade é importante?

Porque, trabalhando com algo específico, o profissional que já tem formação e, consequentemente, o domínio de determinado estudo, facilitará noutros pontos que sempre insistimos em nosso blog: produtividade e tempo.

Alinhar esforços e engajar

A criação de uma equipe ocorre quando o líder compartilha a visão e se compromete a transformar essa visão em realidade. As equipes têm que aprender a interagir de forma eficaz.

Criar, falar e agir genuinamente, a fim de cumprir a visão. Esses compromissos são a base para o alinhamento e para o fortalecimento do relacionamento de todos os membros de uma equipe de alta performance.

Equipe de alta performance determinada

Após a escolha dos participantes da sua equipe externa, confirmando que são capacitados para as necessidades da sua empresa, claro.

Eles são capazes de pensar em uma boa solução para problemas? São dispostos a fazer o necessário para que seu serviço/meta seja alcançado?

O importante é estar sempre disposto a realizar sua tarefa com determinação. Isso vale tanto pro gestor de equipes externas quanto para os seus colaboradores.

Tenha objetivos claros e motivadores

Muitas empresas erram ao cobrar resultados dos funcionários sem deixar claro justamente qual é o resultado esperado de cada ação.

Ter um diálogo aberto e metas bem definidas faz toda a diferença na performance do seu time, principalmente se você desafiar a equipe externa constantemente e estimular que novas ideias sejam geradas para resolver problemas da empresa.

Desenvolva sua equipe

Os melhores talentos, provavelmente, quase sempre, serão encontrados nos locais com melhores remunerações e benefícios.

Uma pequena empresa também consegue competir com estas propostas, mas existem outras formas de desenvolver a sua equipe de alta performance.

Invista na qualificação do time, através de cursos e treinamentos, lembrando sempre de dar abertura para que eles apliquem o conhecimento em busca de melhores resultados.

Temos um artigo que irá te ajudar com toda certeza, a entender porquê e como você deve investir em treinamento:

Avalie sua equipe externa

Os colaboradores competentes devem ser cuidados para que seu desempenho seja mantido.

Já os colaboradores que estão tendo um desempenho abaixo do esperado devem ser cobrados para que seu desempenho seja melhorado, fazendo com que os mesmos atinjam o nível dos demais.

É importante frisar que esse colaborador que não está rendendo em sua função não pode continuar nesse ritmo, pois, o mesmo irá contaminar os outros. Sendo assim, só existem duas alternativas para ele:

  • Evoluir (os treinamentos podem ajudar!);
  • Ser demitido.

Seja exemplo

Como eu disse ali em cima, assim como a equipe deve ser de alta performance, o gestor também deve ser.

É muito importante que o gestor da equipe externa faça parte do time e, dessa forma, ele acaba tornando exemplo para o resto da equipe, pois além de gestor, ele deixa claro pros outros que ele está lá para concluir seus objetivos.

Nada melhor que fazer parte na prática e não demonstrar moleza e, com isso, tornar-se exemplo para os outros. Faça isso e ganhe o respeito ideal.

Seja um líder motivador

Como deixei claro, não é interessante ser apenas um líder que determina ordens. Seguindo os outros pontos citados acima, entrosamento é fundamental.

Não subestime a capacidade dos seus profissionais, muito pelo contrário, incentive-os.

Deixa que ele saiba que é capaz e que você o escolheu por isso, porque ele tem potencial para a sua função.

Motivação é constantemente trabalhada nos meios profissionais em geral, pois o rendimento das pessoas aumenta, fazendo com que elas se superem e que a realização profissional e, logo, pessoal, seja muito maior que o comum.

Criar uma equipe de alta performance, é uma tarefa que exige esforço, custos, organização e estratégia por parte dos gestores.

Automatize o máximo que puder

A finalidade do uso de um software é, justamente, otimizar o trabalho em equipe e garantir que todos tenham um bom desempenho.

Um software adequado às suas necessidades pode permitir o acompanhamento das ações de cada colaborador e uma ação bem mais rápida em caso de erros.

Concluindo

No entanto, apesar das complexidades e dificuldades em montar uma equipe de alta performance, é um investimento com retorno garantido.

Uma empresa que conta com uma equipe de alta performance, forte e próspera sobrevive a qualquer tipo de crise, sendo assim, você deve comprar essa ideia para que possa atingir seus objetivos e alcançar o sucesso esperado.

O que quero dizer é o seguinte: você precisa começar a trabalhar a performance de seus colaboradores, visando uma melhoria constante de suas capacidades, pois, caso contrário, você não conseguirá sobreviver por muito tempo no mercado.

Para finalizar, tenho anotadas três lições que aprendi e levo constantemente para minha vida profissional, são elas: não brinque com o mercado, não subestime seu concorrente e principalmente (e mais importante): ninguém é forte sozinho.

E aí, sua empresa está no caminho certo? Qual o estágio atual de cada uma das suas equipes?

Carolina trabalha a mais de 2 anos com gestão de equipes externas, ajudando diversas empresas no Brasil inteiro, com conteúdos ricos sobre, como construir uma equipe de campo de alta performance.

Related Post

4 coisas que você pode fazer hoje para motivar sua...
137
Mais de dois terços dos funcionários brasileiros não estão engajados e motivados em seu trabalho. Isso representa cerca de 25% em receitas para a mai...
Qualidade na prestação de serviços: como controlar...
656
Vou começar esse post com uma pergunta direta… Você sabe o que seus clientes pensam sobre a qualidade na prestação de serviços da sua empresa? Uma em...
7 sinais de que chegou a hora de investir em um ge...
31
Gerenciar equipes não é fácil, quando se trata de equipes externas a tarefa se torna muito mais difícil pelo simples fato de você não estar em contato...
9 coisas que líderes ultra produtivos fazem.
61
Quando se fala em resultados todos nós enfrentamos os mesmos desafios, sendo parte de uma equipe externa ou não. No entanto você já deve ter percebido...