Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Ponto móvel: como implementar em sua empresa

Leitura aprox. de 22 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Abril 12, 2018


Leitura aprox. de 22 minutos

Aqui você encontra:

Em tempos de crise econômica no país, se torna essencial economizar e moderar os custos para que a sua empresa tenha sucesso nos negócios. Uma das alternativas para que essa redução aconteça é utilizando o ponto móvel.
 

Você verá nesse post: 

  • O que é Ponto Móvel?

  • Como o Ponto Móvel pode ajudar na gestão da sua equipe

  • Vantagens em implementar o Ponto Móvel

  • Controlando o rendimento da equipe

  • Redução de custos físicos

  • Otimizando a rotina de trabalho

  • Obtendo uma gestão de excelência

O sistema de ponto já não é mais o mesmo e as empresas não pretendem investir em equipamentos caros, já que a opção do ponto móvel online bateu à nossa porta.

Com ele, é possível minimizar tarefas, reduzir as despesas e otimizar os processos da sua empresa.

Ficou curioso para saber como isso acontece? Então vamos lá!

Afinal, o que é Ponto Móvel?

O ponto móvel funciona como qualquer uma das formas de controle de ponto manual, porém é feito a partir de algum dispositivo digital, seja ela telefone, tablet etc.

O controle de ponto digital é uma importante forma de melhorar a frequência dos seus colaboradores.

A tecnologia utilizada em um ponto móvel substitui o registro de ponto feito manualmente e isso traz mais confiança e eficiência para a sua equipe.

Assim, você consegue, por exemplo, saber exatamente o horário de entrada e saída da sua equipe externa, o tempo gasto em cada tarefa e o tempo para descanso e almoço.

O Ponto Móvel também beneficia os seus colaboradores, afinal eles não perderão mais tempo com o controle de ponto e o seu tempo será usado apenas para as atividades em benefício do cliente.

Como o ponto móvel pode ajudar na sua gestão de equipes

Vou começar te dando um exemplo que deve ser muito comum na sua empresa. 

Quando os seus funcionários precisam realizar uma tarefa é necessário que eles passem primeiramente na empresa para bater o ponto, correto?

E quando isso não acontece, como você tem certeza que o seu colaborador chegou no horário correto para fazer o serviço?

O seu colaborador pode perder muito tempo, além dos gastos com transporte ou gasolina, apenas para ir até empresa bater o ponto antes de começar os atendimentos.

Usando um ponto móvel o controle de todas essas questões podem ser resolvidas digitalmente.

Para te ajudar ainda mais, você pode contar com um aplicativo que realize, por exemplo, o chek-in automático assim que o seu colaborador chegar e o check-out automático assim que sair de um atendimento.

Além disso, você consegue aumentar a produtividade do seu colaborador, sabendo, exatamente, quanto tempo foi gasto em cada atendimento ou quantos atendimentos foram, realmente, realizados.

Assim você consegue perceber quais colaboradores estão cumprindo com os prazos de atendimento e batendo as suas metas. E caso a produtividade esteja baixa, você consegue fazer as adequações necessárias.

Vantagens em implementar o Ponto Móvel em sua empresa

O gestor que consegue otimizar e gerenciar os seus processos consegue mais tempo para investir em atividades, realmente, importantes.

Por isso, resolvi listar algumas vantagens na implementação do ponto móvel na sua empresa e como ele pode te ajudar a reduzir custos.

Controlando o rendimento da equipe

Quando o seu colaborador passa a registrar de forma correta o horário e a saída para cada atividade, o gestor consegue medir a produtividade de cada funcionário.

Afinal, esse é um dos aspectos mais importantes do ponto móvel: a possibilidade de acompanhamento em tempo real do seus colaboradores, o que possibilita feedbacks sobre a produtividade no futuro.

Mas, como você deve saber, isso só é possível com a utilização de um bom sistema que possibilite acompanhar os seus colaboradores e que te ajude a identificar se ele ficou ocioso por algum período.

Partindo disso, é possível planejar mais estrategicamente a distribuição do fluxo de trabalho para cada membro da sua equipe.

Com essa ação você conseguirá deixar a equipe mais produtiva e motivada, pronta para os desafios que precisam enfrentar diariamente!

 

Redução dos custos físicos, com instalação e manutenção

O sistema de ponto antigo já está bastante ultrapassado.

Em substituição a ele existem aplicativos de ponto móvel que promovem tanto a eficiência no controle do ponto, quanto a redução de custos.

Sistemas de ponto antigos geram custos com a instalação e a manutenção dos mesmos, que de uma forma ou outra sempre acabam dando alguma dor de cabeça para a empresa.

Porém, com um ponto móvel, basta o seu colaborador ter o aplicativo instalado no celular e manter o GPS sempre ligado e pronto! Se preocupe apenas com a realização das suas atividades.

Além disso, a sua empresa diminui o gasto com papéis e tintas e armazenamento de documentos e vias de impressão que acabam se desfazendo com o tempo.

Otimizando a rotina de trabalho

A rotina de trabalho, vem sendo, a cada dia que passa, mais desgastante e com prazos curtos.

Já imaginou como deve ser difícil conseguir acompanhar toda a rotina de trabalho do seu colaborador, como ele administra o tempo em serviço e até o tempo de descanso? 

Diante de todo o avanço tecnológico, muitas empresas modificam a maneira de facilitar a melhor forma de gerenciar o tempo dos colaboradores.

Nesse sentido, um aplicativo de ponto móvel facilita a gestão desse tempo, dando a oportunidade do gestor poder acompanhar e otimizar a rotina de trabalho dos seus colaboradores, aumentando, assim, a produtividade da sua equipe externa.

Podendo fazer, também, um melhor controle das horas extras e, até mesmo, diminuindo o pagamento da mesma. O que ajuda a estimar melhor as horas gastas na prestação de serviços.

Obtendo uma gestão de excelência

Você sabe que um dos grandes desafios de um bom gestor é apresentar e gerar resultados e estratégias que possam agregar mais valor e aumentar a produtividade da sua equipe externa.

Quando você adota um sistema de ponto móvel, consegue apresentar práticas que são sustentáveis e que possibilitam um maior alcance diferencial no mercado.

Além disso, o ponto móvel também oferece mais segurança.

Empresas que se preocupam em estar sempre um passo a frente com novas tecnologias e inovações, oferecem mais segurança para os seus colaboradores, de forma que as informações ficam salvas e não há perigo de perda.

Como você pode perceber, o ponto móvel traz muitas facilidades, além de reduzir custos, fornece informações mais seguras sobre o seu colaborador.

Isso te oferece um melhor gerenciamento da sua equipe.

Agora que você já sabe como implementar o ponto móvel na sua empresa e os benefícios que eles traz, que tal compartilhar conosco as suas dúvidas e experiências? Estamos aqui para te ouvir! 😉.

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA