Sabe qual a parte mais importante, e que infelizmente é menos compreendida no gerenciamento de uma equipe de vendas? A parte de agenda de visitas.

Atribuir o funcionário correto ao trabalho certo, no momento certo, é crucial para o sucesso do negócio, especialmente para empresas com uma força de trabalho móvel.

Então, por que o gestor não disponibiliza mais atenção para esse ponto?

Pode ser porque ele se recusa a abandonar a ferramentas “primitivas”, como calendários, planilhas, papéis, entre outras, que já não compensam mais. Perdendo a oportunidade de investir em tecnologia.

Ou, a tarefa de lidar com horários de trabalho e licenças não é vista como uma prioridade ou é dada a alguém que não entende totalmente as demandas da empresa ou os méritos relativos dos membros individuais da equipe.

Acertar, resume-se em conhecer sua equipe e seu conhecimento prático.

O que você verá neste artigo:

  • Conhecer antes de ligar
  • Seja breve
  • Dê opções
  • Determine um período
  • Fale com a pessoa certa
  • Confie e otimize
  • Invista na tecnologia certa

1. Conhecer antes de ligar

Antes de ligar para um cliente, tenha conhecimento dele. Informe-se sobre a empresa e quaisquer notícias que se relacionem com o que está vendendo.

Ao ligar para o cliente demonstrando conhecer a empresa, torna-se mais provável o agendamento de uma visita.

2. Seja breve

Muitos vendedores cometem o erro de tentar vender o produto ou serviço por telefone, dando os detalhes do mesmo, até mesmo, passando as formas de pagamento.

Quando na verdade, não se pode fazer isto, já que o objetivo é acrescentá-lo na sua agenda de vistas, entendendo previamente que o cliente é um potencial de compra do seu produto/serviço.

O sucesso do agendamento baseia-se em passar os detalhes do agendamento pessoalmente, olho no olho.

Portanto, por telefone, é importante vender a entrevista, ou seja, a necessidade do cliente atender você. Não passe valores do seu produto ou qualquer característica do produto que possa atrapalhar o objetivo da ligação: agenda de visitas.

3. Dê opções

A sua agenda de visitas está cada vez mais lotada de compromissos, portanto, se você der duas opções para o possível cliente, suas chances de data ou hora para visita, aumentarão muito.

Por exemplo: “O Sr. prefere marcar nossa reunião rápida  às 10h45 ou às 14h40?” Neste caso, em qualquer dos horários você conseguirá o seu primeiro objetivo, agendar a reunião.

Assim você mostra interesse, e flexibilidade no horário dedicado ao cliente.

4. Determine um período

Quando se fala em agenda de visitas, é importante que você determine um período para suas ligações, escolhendo um horário em que você se mostra mais produtivo.

Por exemplo, se você tem o costume de reduzir o pique de trabalho por volta das 14h, marque suas ligações para um período mais cedo.

Ps: Uma sugestão seria o primeiro horário da manhã.

Use isso para na sua agenda de visitas, para que haja mais empolgação nas visitas.

Seja qual for o horário que escolher, certifique-se de que terá tempo suficiente para voltar a ligar para todos os clientes que você não conseguiu localizar na primeira tentativa.

5. Fale com a pessoa certa

Ressalto que em alguns casos você deve conversar com um funcionário da base, que no caso é um formador de opinião, mas o certo seria sempre procurar falar com o dono, diretor, presidente ou com o gerente responsável pela tomada de decisão!

Para conseguir falar com o tomador de decisão, descubra quem são as peças-chave na empresa. Essas informações podem ser obtidas por meio de ligações ou e-mails.

Se algum funcionário da organização lhe der o nome dessa pessoa, quando ligar para ela, não se esqueça de mencionar o nome do funcionário que fez a indicação.

Saiba o nome do primeiro contato

Pergunte sempre o nome das pessoas com quem você tiver o primeiro contato, chame-as pelo nome e de forma amistosa.

Quando pedir para falar com o tomador de decisão, use o primeiro nome dele (a) para apresentar-se. Mencione também apenas seu primeiro nome.

Essa é uma boa forma de demonstrar familiaridade com o futuro cliente e mantê-lo na sua agenda de visitas.

6. Confie e otimize

Envie um e-mail ou faça uma ligação de acompanhamento agradecendo ao cliente por seu tempo ao telefone, e confirmando o dia e horário que esteja na agenda de visitas.

Teste e apure continuamente os resultados de sua prospecção pelo telefone, tomando notas do que produz mais resultados.

Isso também vai manter a sua agenda de visitas sempre cheia e . Além do mais, essa é uma tarefa muito fácil.

7. Invista na tecnologia certa

O software de gerenciamento de que tenha agenda de visitas, como o Auvo , permite que todos na empresa vejam o que está acontecendo com cada trabalho, cada cliente e cada membro da equipe em tempo real.

Quando o inevitável acontece, e visitas são canceladas ou adiadas, o gerente pode alertar todos os vendedores sobre as alterações diretamente em seus dispositivos móveis, com os dados do cliente disponíveis imediatamente.

Sistemas modernos e confiáveis ​​baseados em nuvem ajudam muito a minimizar erros comerciais e sérios equívocos com funcionários e clientes.

Agora que você já sabe como fazer para manter a sua agenda de visitas sempre ativa e da melhor maneira, o que acha de deixar algumas sugestões de conteúdo que você gostaria de ver aqui no blog?

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.

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