Principais indicadores de desempenho de uma equipe externa - Auvo

Você tem noção da importância dos indicadores de desempenho na sua empresa?

Sabe que eles são necessários para definir qual a melhor estratégia e aplicar isso no sucesso do cliente?

Se a reposta for “não”, então esse material é pra você.

Vem comigo! 

O que você verá neste artigo:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores de tempo;
  • Indicadores de custo;
  • Por que utilizar indicadores de desempenho?;
  • A importância de utilizá-lo;
  • Devo acompanhar todos os indicadores?

Antes de começar a falar especificamente sobre tipos de indicadores do desempenho, gostaria de esclarecer que existe uma diferença fundamental entre indicadores de processos e indicadores estratégicos, veja:

  • Indicadores de desempenho de processos: também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. 

Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice, normalmente representado por um número, que determine o andamento do processo como um todo ou em partes.

  1. Indicadores de desempenho estratégico: possuem a função de verificar se a organização está alcançando os objetivos determinados pela gerência, os chamados objetivos estratégicos.

Obs: É uma ferramenta muito usada para auxiliar na determinação desses objetivos é o Balanced Scorecard.

Medir e analisar resultados é a melhor maneira de avaliar o desempenho em qualquer área da sua empresa, por isso surgiu o termo KPI ou indicador chave de performance.

KPI nada mais é do que alguns indicadores que mostram se sua equipe está indo no caminho certo ou se existem pontos a serem melhorados.

Com esses dados você pode avaliar a sua estratégia.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho (KPIs) que fornecem uma série de informações que podem se encaixar em categorias. Dentre alguns deles podemos destacar:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Indicadores estratégicos;
  • Indicadores de tempo;
  • Indicadores de custo.

Indicadores de Produtividade

É a relação entre o trabalho e o tempo em que isso acontece.

Exemplo: Um colaborador consegue fazer cinco visitas em um dia. Já o outro, consegue fazer apenas 3 em um dia, portanto, é menos produtivo que o primeiro.

É aí que você deve investigar o motivo disso estar acontecendo. Podendo ser por falta de treinamento ou dedicação do seu funcionário.

Uma plataforma de gerenciamento, com certeza, te ajudará a monitorar melhor esses desempenhos.

Indicadores de qualidade

Eles andam juntos com os indicadores de produtividade, pois ajudam a entender qualquer desvio ou não conformidade que ocorreu durante a visita.

É importante saber em quantas visitas as atividades técnicas são resolvidas, isso mostra qualidade no serviço.

Na grande maioria dos negócios o ideal é resolver tudo na primeira visita, pois pode gerar problemas e stress em clientes, caso ultrapasse esse número.

E como você pode se informar disso?

Novamente digo, por meio de um aplicativo de gerenciamento, que tenha a funcionalidade de pesquisa de satisfação, assim o seu cliente poderá te informar com detalhes se tudo está saindo como planejado.

Isso te dará uma noção de como sua equipe se comporta e age em campo.

Indicadores de tempo

Medir o tempo que sua equipe gasta para executar as tarefas é essencial para montar a agenda dela de forma otimizada.

Sabendo o horário em que o seu colaborador chegou no cliente, e qual horário ele saiu, através do check-in check-out automático, também de ajudar a medir esse tempo!

expert em vendas externas

Indicadores de custo

Medir o quanto custou cada atividade é a melhor forma de você manter a rentabilidade em seu negócio.

Por isso, meça o valor do material gasto, o custo da hora de trabalho do técnico, o combustível e alguma eventual troca de equipamento.

Isso te dará uma visão se o trabalho está sendo lucrativo ou se precisa de ajustes.

Você também pode calcular isso através do ROI (retorno sobre o investimento), que é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos.

Por que utilizar indicadores de desempenho?

  • Disponibiliza a informação que o gestor necessita sobre cada etapa da tarefa;
  • Proporciona maior exatidão na tomada de decisões pelo gestor;
  • Tem por objetivo trazer mais eficiência e eficácia as tarefas;
  • Mais rapidez, melhor compreensão e transparência ao se divulgar resultados;
  • Indicadores de desempenho se tornam a medida da excelência da empresa;
  • Permitem a criação de um dashboard com todas as informações disponíveis de forma panorâmica;

Independente de qual categoria os indicadores se encontram, eles são igualmente importantes, pois são quem fornecem a visão que a empresa necessita para enxergar seus processos e conseguir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.

A importância de utilizá-lo

Indicadores de desempenho são usados para o monitoramento das atividades da empresa.

Isto é: rastrear e seguir o andamento das tarefas, coletando informações relevantes de forma acessível para que os gestores tomem as decisões corretas, consequentemente, trazendo resultados positivos para a empresa. 

Devo acompanhar todos os indicadores?

Para aumentar a eficiência e aprimorar os resultados, não basta saber o que e quais são indicadores de desempenho.

É preciso entender quais são suas funções na empresa e acompanhá-los. Eles precisam estar alinhados com as estratégias do negócio. Caso contrário, ocorre o risco de acompanhar muitos números que não dizem nada e ajudam muito pouco.

Dessa forma, é importante fazer uma análise do momento que a empresa está passando e definir quais são os indicadores de desempenho mais adequados para cada objetivo

Comece logo a medir os KPIs da sua equipe externa e tenha mais controle do que está sendo gasto e do desempenho dos colaboradores.

Tenha gestores mais preparados para cobrar de seus funcionários e também crie premiações para os melhores funcionários. É uma ótima forma de motivar!

Agora que você já sabe quais o principais indicadores de desempenho, o que acha de deixar algumas sugestões de conteúdo que você gostaria de ver aqui no blog?

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.

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