Aqui você encontra:
Essas são algumas das perguntas mais recorrentes de gestores de equipes Field Service.
Gerenciar uma equipe de Field Service não é fácil. Os desafios são diários e exaustivos.
Por isso, muitas são as tentativas de fazer um melhor gerenciando da equipe, com novas técnicas e modelos de gestão.
Um modelo de microgerência não é o ideal para equipes de Field Service, mas a boa notícia é que existem outras ferramentas para ajudar sua empresa.
O que você vai ver nesse post:
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Invista em Comunicação
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Promova a sua empresa
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Mantenha a organização
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As ferramentas que você precisa
Pensando nisso, resolvi escrever sobre 8 hacks que vão te ajudar a gerenciar melhor a sua equipe de Field Service e 4 ferramentas que você tem em mãos para que isso aconteça da melhor forma.
Então vamos lá!
Consiga um tempo para encontros pessoalmente
Reservar um tempo para sentar com a sua equipe de Field Service se torna uma obrigação quando o assunto é melhorar a gestão.
Afinal, nada substitui totalmente uma conversa em tempo real e face-a-face com os seus colaboradores.
Isso ajudará a entender melhor o trabalho e as perspectivas do seu colaborador.
Além do mais, quando a conversa é feita pessoalmente, o seu colaborador pode tirar dúvidas, dar opiniões e receber feedbacks na hora, o que ajuda com a otimização do tempo.
Evite a Microgerência
Você sabe o que é uma microgerência? Bom, é um modelo de gestão no qual o gerente controla muito de perto tudo aquilo que o colaborador faz.
Ela pode funcionar em escritórios, mas em uma equipe de Field Service não aconselhamos esse tipo de gestão.
Afinal, geralmente, você não possui uma grande visibilidade da sua equipe.
Por isso, você pode oferecer a sua equipe prazos claros e com flexibilidade de alcançá-los de acordo com a demanda de cada um.
Obs.:Trabalhe sempre com a importância de gerar resultados e como isso pode ser benéfico, ao invés de impor uma maneira muito rígida de cumprir as atividades!
Mantenha um diálogo regular
Você pode verificar, por meio de mensagens, por exemplo, como os seus colaboradores estão se saindo. Algo como “Precisando de ajuda com algo?”.
Além do mais, você consegue ter uma noção maior do que está acontecendo fora da empresa, podendo, até, resolver algum problema mais rapidamente.
Dê atualizações semanais
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Quantas atividades foram concluídas?
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Quanto falta para a meta ser batida?
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Que feedbacks posso dar aos colaboradores?
Além do gestor ter um controle maior sobre as atividades, os colaboradores ficam cientes do que está acontecendo na empresa e na sua equipe.
Represente a empresa
Além de aumentar a produtividade e incentivar no trabalho da sua equipe.
Quando você possui funcionários engajados com a empresa, fica muito mais fácil de gerenciá-los.
Dê oportunidade de treinamentos
Quando você dá oportunidade de novos treinamentos para os seus colaboradores, eles aprendem mais e ficam envolvidos com os propósitos de crescimento da empresa.
Conheça a realidade da sua equipe de Field Service
Tenha uma rotina organizada
Nada pode frustrar mais a sua equipe do que não ter uma rotina ou agenda organizada. Ter que repassar a agenda diária de cada colaborador gasta muito tempo do gestor.
Pode ser muito difícil de realizar na prática, mas existem softwares de gestão de equipes de campo que podem te ajudar a manter a organização da sua empresa e das suas equipes de Field service.
Finalmente, vamos ver quais são as 4 ferramentas que podem te ajudar com o gerenciamento da sua equipe de Field Service?
Aqui estão as ferramentas que você precisa
Auvo
O Auvo é um sistema de gestão de equipes que ajuda as equipes de Field Service a trabalhar com mais eficiência e os gestores a
A ferramenta permite desde a otimização de rotas, cálculo de km rodado, ordem de serviços personalizadas, até o acompanhamento em tempo real das tarefas.
Lembrando que para estar em um mercado competitivo de Field Service é necessário sempre estar um passo à frente dos concorrentes.
Pensando assim, o Auvo vem ajudando vários colaboradores a gerenciar e ter um melhor controle das suas equipes.
2. Trello
Você pode criar quadros para a sua equipe ou usá-lo para que você mesmo gerencie as suas atividades.
3. Google Drive ou Dropbox
Hoje em dia, tudo está acontecendo na era digital e os documentos são todos guardados no próprio computador ou em dispositivos externos.
E não há nada melhor do que guardar os seus arquivos na nuvem e organizar o que está sendo enviado e recebido. Há uma maior segurança em não perder, apagar sem querer ou perder os seus arquivos.
Aplicativos como o Google Drive ou Dropbox permitem que você compartilhe as informações, agendas e documentos com os seus colaboradores e que eles acessem em qualquer lugar, desde que haja internet.
4. Skype
Você pode tentar ter reuniões pessoalmente sempre que puder com os seus colaboradores.
Mas nós sabemos que nem sempre isso é “possível”. O Skype pode ajudar você e a sua equipe de Field Service nisso.
É como se eles estivessem com você dentro do escritório, ou na sala de reuniões, sem que eles estejam.
E isso pode te ajudar a economizar tempo e apenas passar feedbacks importantes nas reuniões que acontecerão pessoalmente.
Por isso, quando o assunto é gerenciar equipes de Field Service, você não precisa controlar tudo muito de perto, mas também não deve deixar os seus colaboradores agirem sozinhos.
Para ter um bom equilíbrio, você pode contar com ferramentas que se encontram a um clique do seu computador, tablet ou smartphone.
Com planejamento, comunicação e boas ferramentas, você se sentirá mais próximo e mais confiante com os seus colaboradores.
Nunca foi tão fácil estar conectado com a sua equipe de Field Service, não é mesmo? 🙂
Agora que você já sabe como gerenciar melhor a sua equipe e quais ferramentas te ajudam com isso, o que acha de deixar algumas sugestões de conteúdo para o blog?
Gabriel Rodrigues
CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.