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12 maneiras para gerir melhor sua equipe de Field Service

Leitura aprox. de 29 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 29 minutos

Aqui você encontra:

Um modelo de gestão de microgerência funciona para equipes de campo? Qual a melhor forma de gerenciar uma equipe de Field Service?
 

Essas são algumas das perguntas mais recorrentes de gestores de equipes Field Service. 

Gerenciar uma equipe de Field Service não é fácil. Os desafios são diários e exaustivos.

Por isso, muitas são as tentativas de fazer um melhor gerenciando da equipe, com novas técnicas e modelos de gestão.

Um modelo de microgerência não é o ideal para equipes de Field Service, mas a boa notícia é que existem outras ferramentas para ajudar sua empresa.

O que você vai ver nesse post:

  • Invista em Comunicação

  • Promova a sua empresa

  • Mantenha a organização

  • As ferramentas que você precisa

Pensando nisso, resolvi escrever sobre 8 hacks que vão te ajudar a gerenciar melhor a sua equipe de Field Service e 4 ferramentas que você tem em mãos para que isso aconteça da melhor forma.

Então vamos lá!

Consiga um tempo para encontros pessoalmente

Reservar um tempo para sentar com a sua equipe de Field Service se torna uma obrigação quando o assunto é melhorar a gestão. 

Afinal, nada substitui totalmente uma conversa em tempo real e face-a-face com os seus colaboradores.

Isso ajudará a entender melhor o trabalho e as perspectivas do seu colaborador.

Além do mais, quando a conversa é feita pessoalmente, o seu colaborador pode tirar dúvidas, dar opiniões e receber feedbacks na hora, o que ajuda com a otimização do tempo.

Evite a Microgerência

Você sabe o que é uma microgerência? Bom, é um modelo de gestão no qual o gerente controla muito de perto tudo aquilo que o colaborador faz.

Ela pode funcionar em escritórios, mas em uma equipe de Field Service não aconselhamos esse tipo de gestão.

Afinal, geralmente, você não possui uma grande visibilidade da sua equipe.

Por isso, você pode oferecer a sua equipe prazos claros e com flexibilidade de alcançá-los de acordo com a demanda de cada um.

Obs.:Trabalhe sempre com a importância de gerar resultados e como isso pode ser benéfico, ao invés de impor uma maneira muito rígida de cumprir as atividades!

Mantenha um diálogo regular

Verificar regularmente como está a sua equipe de Field Service equivale a uma microgerência.
 

Você pode verificar, por meio de mensagens, por exemplo, como os seus colaboradores estão se saindo. Algo como “Precisando de ajuda com algo?”.

Quando você passa a usar essa técnica, sua equipe se sente mais próxima de você, além de se sentir valorizada pela atenção, mesmo com perguntas rápidas e curtas.
 

Além do mais, você consegue ter uma noção maior do que está acontecendo fora da empresa, podendo, até, resolver algum problema mais rapidamente. 

Dê atualizações semanais

Dê uma rápida recapitulação do que aconteceu durante a semana. Isso pode acontecer no começo ou no final da semana.
 
Por exemplo:  
  • Quantas atividades foram concluídas?

  • Quanto falta para a meta ser batida?

  • Que feedbacks posso dar aos colaboradores?

Além do gestor ter um controle maior sobre as atividades, os colaboradores ficam cientes do que está acontecendo na empresa e na sua equipe.

Represente a empresa

Seus colaboradores gostam de trabalhar na empresa? Mostre isso!
 
Apenas porque sua equipe de Field Service trabalha em campo não significa que eles não possam se orgulhar de onde trabalham.
 
Dê recursos para que eles te representem mesmo de longe. Isso fortalecerá o vínculo entre sua empresa e os seus colaboradores.
 

Além de aumentar a produtividade e incentivar no trabalho da sua equipe. 

Quando você possui funcionários engajados com a empresa, fica muito mais fácil de gerenciá-los.

Dê oportunidade de treinamentos

Aprender sobre a empresa ou sobre os serviços que os seus colaboradores fazem é muito importante e deve acontecer sempre que possível.
 

Quando você dá oportunidade de novos treinamentos para os seus colaboradores, eles aprendem mais e ficam envolvidos com os propósitos de crescimento da empresa. 

Conheça a realidade da sua equipe de Field Service

Nada melhor do que conhecer a realidade da sua equipe para saber como ela trabalha e identificar possíveis falhas.
 
Por isso, te recomendo tirar um dia ou uma parte do seu dia, para acompanhar a sua equipe nas atividades e conhecer o dia a dia delas.
 
Isso significa fazer visitas, acompanhá-los em algum chamado técnico ou em outros serviços prestados pelo seu colaborador.
 

Tenha uma rotina organizada

Coerência e credibilidade separam os bons dos melhores.
 
Quando você trabalha com pessoas em diferentes horários e ambientes de trabalho, é crucial ter continuidade e organização no que está sendo executado.
 
Por isso, mantenha a rotina de trabalho organizada e tenha um controle melhor das atividades dos seus colaboradores.
 

Nada pode frustrar mais a sua equipe do que não ter uma rotina ou agenda organizada. Ter que repassar a agenda diária de cada colaborador gasta muito tempo do gestor. 

Pode ser muito difícil de realizar na prática, mas existem softwares de gestão de equipes de campo que podem te ajudar a manter a organização da sua empresa e das suas equipes de Field service.

Finalmente, vamos ver quais são as 4 ferramentas que podem te ajudar com o gerenciamento da sua equipe de Field Service?

Aqui estão as ferramentas que você precisa  

Auvo

O Auvo é um sistema de gestão de equipes que ajuda as equipes de Field Service a trabalhar com mais eficiência e os gestores a

A ferramenta permite desde a otimização de rotas, cálculo de km rodado, ordem de serviços personalizadas, até o acompanhamento em tempo real das tarefas.

Lembrando que para estar em um mercado competitivo de Field Service é necessário sempre estar um passo à frente dos concorrentes.

Pensando assim, o Auvo vem ajudando vários colaboradores a gerenciar e ter um melhor controle das suas equipes.

 

2. Trello

O Trello é uma ferramenta muito importante quando se gerencia equipes, ou mesmo para dentro do seu escritório.
 
Ela é conhecida como uma das melhores ferramentas para gerenciar os seus projetos em listas que são extremamente úteis e versáteis, sendo ajustadas conforme as necessidades da empresa.
 
Sabe aquele bloco de notas que quase ninguém usa mais? Então, o Trello é uma forma mais atualizada e melhorada dele.
 
Essa ferramenta te ajuda, por exemplo, dividir as tarefas, marcar como completas e compartilhar com os seus colaboradores.
 

Você pode criar quadros para a sua equipe ou usá-lo para que você mesmo gerencie as suas atividades. 

3. Google Drive ou Dropbox

Hoje em dia, tudo está acontecendo na era digital e os documentos são todos guardados no próprio computador ou em dispositivos externos.

E não há nada melhor do que guardar os seus arquivos na nuvem e organizar o que está sendo enviado e recebido. Há uma maior segurança em não perder, apagar sem querer ou perder os seus arquivos.

Aplicativos como o Google Drive ou Dropbox permitem que você compartilhe as informações, agendas e documentos com os seus colaboradores e que eles acessem em qualquer lugar, desde que haja internet.Demonstração grátis do Auvo

4. Skype

Você pode tentar ter reuniões pessoalmente sempre que puder com os seus colaboradores.

Mas nós sabemos que nem sempre isso é “possível”. O Skype pode ajudar você e a sua equipe de Field Service nisso.

É como se eles estivessem com você dentro do escritório, ou na sala de reuniões, sem que eles estejam.

E isso pode te ajudar a economizar tempo e apenas passar feedbacks importantes nas reuniões que acontecerão pessoalmente.

Por isso, quando o assunto é gerenciar equipes de Field Service, você não precisa controlar tudo muito de perto, mas também não deve deixar os seus colaboradores agirem sozinhos.

Para ter um bom equilíbrio, você pode contar com ferramentas que se encontram a um clique do seu computador, tablet ou smartphone.

Com planejamento, comunicação e boas ferramentas, você se sentirá mais próximo e mais confiante com os seus colaboradores.

Nunca foi tão fácil estar conectado com a sua equipe de Field Service, não é mesmo? 🙂

Agora que você já sabe como gerenciar melhor a sua equipe e quais ferramentas te ajudam com isso, o que acha de deixar algumas sugestões de conteúdo para o blog?

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

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