Sabe aquele velho ditado que diz “é melhor prevenir, do que remediar”? Basicamente é por isso que a gestão da manutenção na sua empresa deve ganhar atenção.

Ao invés de ser pego de surpresa com algum erro ou problema que prejudicará o trabalho e a produtividade dos colaboradores, você monitora toda a estrutura para que ela aconteça corretamente.

Afinal de contas, antecipar-se ao surgimento de problemas é o principal caminho para contar com uma manutenção sem falhas e garantir mais lucro para a empresa.

Pensando nisso, fiz esse artigo para te mostrar a importância da gestão da manutenção e como fazer para que ela aconteça corretamente. Vamos aprender?

O que a gestão da manutenção significa para a sua empresa?

Primeiramente, é importante você saber que a gestão da manutenção nada mais é do que supervisionar regularmente o funcionamento de máquinas, equipamentos, instalações etc.

Quando isso acontece, problemas como: paradas obrigatórias por conta de equipamentos quebrados ou desperdício de dinheiro em procedimentos de manutenção pouco eficientes são evitados.

Um dos principais objetivos de gerenciar a manutenção na sua empresa é que você programa o trabalho de forma eficiente, a fim de controlar os custos e garantir que o serviço seja de qualidade.

Quando a sua empresa não faz a gestão da manutenção se depara com diversos problemas, como:

  • Aumento de custos com o maquinário, ferramentas e manutenção;
  • Queda no lucro;
  • Aumento do risco de acidentes de trabalho;
  • Insatisfação dos clientes por conta, por exemplo, do atraso na entrega do trabalho;
  • Atraso nas produções.

O maior contratempo de empresas que não praticam as manutenções regularmente é se prontificar a fazer algo apenas quando há uma manutenção de emergência, o que gera um custo muito mais elevado.

Sendo assim, o principal motivo para que a gestão da manutenção seja aplicada na sua empresa é a garantia de que os processos estejam sempre funcionando e a sua equipe se mantenha focada e produtiva.

Os tipos de manutenção

Como agora você sabe a importância de gerir a manutenção da sua empresa, é importante conhecer os principais tipos de manutenções.

Os termos podem parecer confusos por serem parecidos, mas você vai ver que na prática não é bem assim.

A Manutenção Planejada se divide em: Preventiva, Preditiva e Corretiva:

Manutenção Preventiva

É aquela feita para reduzir e evitar falhas no equipamento.

Ela envolve tarefas como: inspeções e substituições de peças, ou reformas das máquinas. Ela também ajuda a monitorar o desgaste natural dos equipamentos. Ou seja, a sua empresa fica prevenida.

Manutenção Preditiva

Esse tipo de manutenção é feita como medida para analisar, através de dados ou instrumentos específicos, o desempenho de cada máquina ou equipamento.

Esses dados ajudam a prever a deterioração dos equipamentos, o que possibilita a antecipação de possíveis falhas que podem prejudicar o funcionamento.

Manutenção Corretiva

Como o próprio nome já diz, ela serve para corrigir alguma falha.

Uma vez que a falha é esperada, ela se torna essencial para que já seja possível planejar os recursos necessários e corrigir antes que aconteça.

Esse tipo de manutenção pode ser adotada por diversos fatores positivos, principalmente para:

  • Possível parada repentina de trabalho da equipe;
  • Mais segurança para a empresa e para o colaborador;
  • Melhorar o planejamento dos serviços.

Ficou curioso para saber mais sobre os tipos de manutenção? Nós temos um material que explica quais as diferenças entre elas, basta clicar aqui para aprender mais!

Agora que você já sabe como e o porquê de fazer a gestão da manutenção, vou te explicar as vantagens em gerir as manutenções como parte importante na sua empresa e como isso te ajuda com a redução de custos!

Vantagens em gerir a manutenção

Entender a teoria sobre o que é a gestão da manutenção e como fazer com que a gestão tenha excelência, não é algo totalmente difícil.

O mais importante é entender a dimensão da importância desse processo para empresas, como a sua.

Por isso, resolvi finalizar esse artigo listando as vantagens em gerir a manutenção para que você comece agora mesmo, otimize os seus processo e lucre ainda mais!

1. Eficiência no trabalho

A gestão da manutenção é essencial para o sucesso e a eficiência no trabalho de qualquer colaborador e empresa, afinal, manutenções mal organizadas podem atrasar a sua empresa e seus colaboradores.

Por exemplo, já pensou no tempo em que o seu colaborador vai gastar corrigindo o problema de uma máquina grande ao invés de se dedicar ao que realmente importa?

Com um bom planejamento dos processos da empresa, o trabalho do seu colaborador, e o seu também, se torna ativo e eficaz!

2. Melhorar o agendamento de tarefas

Imagine só: sua empresa necessita de uma máquina de transporte para transportar os produtos para o caminhão, por exemplo, mas as duas estão necessitando de manutenção.

E agora?

Bom, quando você faz a gestão da manutenção das suas máquinas eficientemente e fica por dentro dos prazos, consegue priorizar as manutenções mais importantes, e exemplos como esses podem ser evitados.

O agendamento de tarefas pode ficar muito mais fácil quando você fica por dentro dos processos e as atividades que os seus colaboradores precisarão executar. 

3. Controle de custos

Quando você tem uma boa gerência da manutenção na sua empresa, os custos são claramente reduzidos.

Afinal, você conta com um processo muito mais transparente, no qual pode prevenir uma manutenção, evitando erros e estragos.

A manutenção preventiva é um bom exemplo de como isso acontece e como os custos podem ser reduzidos ao ser aplicado.

Como você pôde ver, a gestão de manutenção na sua empresa é extremamente importante e eficaz!

E é importante começar a implementar as dicas na sua empresa, já que você está por dentro do assunto e já sabe como fazer.

Não perca mais tempo, tampouco dinheiro, e controle os seus custos.

Mas lembre-se de sempre buscar maiores informações para realizar essa melhoria na sua empresa de forma segura e eficaz!

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de manutenção e como aplicar na sua empresa, o que está esperando para oferecer mais eficiência para os seus colaboradores e agradar os seus clientes?

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.

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