Gestão de promotores: como ter um gerenciamento eficiente

A rotina dos promotores de vendas é muito movimentada e fazer a gestão de promotores pode ser uma tarefa não muito simples para você, não é mesmo?

Perguntas como “Como controlar minha equipe com precisão?”; “Como orientá-los da forma correta”; “Como deixar meus promotores mais produtivos?” etc, podem ser respondidas apenas com: Faça um gerenciamento eficiente.

Pensando que gerenciar promotores não é fácil e demanda mais tempo do que o necessário, resolvi escrever esse artigo para te ajudar.

É importante lembrar que as atividades dos promotores também não são fáceis e eles são essenciais para o funcionamento da sua empresa.

Afinal, são os promotores que representam a sua marca ou produto no ponto de venda e, na maioria das vezes, são eles que possuem contato direto com o consumidor. Isso facilita a obtenção de informações para melhora do trabalho e empresa.

Sabendo dessa importância, listei algumas dicas para te ajudar na gestão de promotores, como ser eficiente e, consequentemente, melhorar os resultados da sua equipe e empresa. Vamos lá?

# 1 Planeje o trabalho do seu promotor

Quando o seu promotor sai para fazer alguma visita e não possui uma estratégia bem definida você pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Além do mais, esse pode ser o começo de uma dor de cabeça.

O ideal é que o seu promotor já saia para a visita sabendo, devidamente, o que vai executar, com todas as suas tarefas em mãos e o que a empresa espera dele.  

Por isso, é muito importante que você, como gestor, saiba quais são os estabelecimentos que os seus promotores visitam e qual é o tempo gasto em cada visita.

Assim você consegue medir até a produtividade dos seus promotores, o que ajuda ainda mais com as visitas e com a otimização do tempo.

#2 Não espere, capacite o seu colaborador

Para que os seus promotores tenham uma boa performance em campo, nada melhor do que investir em treinamentos.

O treinamento é importante para que ele conheça, entenda e perceba o quanto o seu trabalho, dentro e fora da empresa, é importante e como ele conseguirá atingir as metas que são dadas.

Somente um promotor com um bom treinamento pode fazer um bom trabalho.

E é muito importante que esse treinamento seja baseado no seu tipo de empresa, segmento, mercado, cliente, concorrentes etc. Isso faz com que o aprendizado seja mais específico.

Além disso, no treinamento, traga questionamentos e faça com que o seu time compartilhe opiniões. Isso pode ajudar a provocar novas reflexões em temas ou pontos que eles tenham dúvidas ou dificuldades.

Mas não pense que o treinamento deve ser dado apenas na entrada de cada promotor. Ele deve ser contínuo e, cada vez mais, capacitá-lo para as mudanças que a sua empresa, ou o seu setor, pode ter.

Capacitá-lo faz com que a gestão de promotores destinada a você fique mais produtiva e mais fácil de ser realizada.

E os seus promotores acabam tendo uma visão estratégica de mercado bem maior para perceber as oportunidades.

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#3 A tecnologia a favor da sua gestão de promotores

A boa gestão de promotores, assim como os demais processos de negócios, também requer o uso da tecnologia.

Uma excelente dica é adotar uma solução que te ajude a gerir os seus promotores corretamente.

Algumas, das muitas, utilidades que um sistema de gestão de equipes pode te oferecer são: a padronização das atividades, por equipe ou colaborador; verificação da produtividade do promotor e dados que trazem essa informação, além de aumentar a produtividade do seu promotor e da sua equipe.

Com a solução em mãos, o promotor pode coletar informações sobre estoques disponíveis na loja, vendas diárias, promoções da concorrência etc.

Tudo isso melhora o controle e fornece dados concretos para tomadas de decisão mais assertivas.

#4 Acompanhe o desempenho do promotor

Criar métricas e definir metas também é uma excelente forma de fazer gestão de promotores.

Nenhuma empresa consegue crescer sem definir metas precisas que definam o caminho ideal para o sucesso.

Mas o que realmente nos interessa é: como definir metas que conduzam minha equipe na direção certa?

Primeiro passo: Analisar o seu cenário atual

Pegue um relatório dos últimos 3 meses em seu sistema ou nas planilhas que você usa e ao analisá-lo você terá uma noção do que a sua equipe consegue entregar. 

Segundo passo: Definir onde você quer chegar

Nessa parte o que realmente importa é definir onde você quer chegar no período de 1 ano.

Obs: O período deve ser de, no mínimo, um ano. Afinal, o planejamento de metas é construído de forma gradual.

É aqui que você define o seu objetivo final para com a sua empresa e os seus promotores. Assim a gestão de promotores acontece de forma previsível e com metas certas a serem batidas!

Terceiro passo: Definir as metas que nos levarão ao objetivo

Você pode, primeiramente, pegar o seu objetivo final e dividir pelos 12 meses do ano para saber a média mensal do que você deseja atingir e assim definir as suas metas.

Afinal, você terá uma meta diferente para cada mês e vários fatores influenciam isso, como: feriados, estações do ano, datas comemorativas etc. Por isso, fique sempre atento e tente sempre manter uma média de metas, vendas e visitas.

Ao final desse processo, você deve somar às 12 metas e o resultado dessa soma deve ser igual ao seu objetivo.

Você pode até achar que definir essas metas e conseguir as informações será muito difícil, mas você se lembra do aplicativo de gestão de promotores que eu te falei anteriormente?

Ele te ajuda a obter esses dados, a saber qual dos seus colaboradores atendem ou visitam mais clientes, o tempo gasto em cada uma, além de ser possível fazer a mensuração do seu lucro e despesas em cada visita.

Assim você consegue mais facilmente definir esses dados e fazer com que a gestão de promotores aconteça da forma correta e com metas batidas mês a mês.

Considerações Finais

Com todas essas dicas, a gestão de promotores da sua empresa ficará mais eficiente e simples, basta aplicá-las da maneira correta e sempre estar por dentro do trabalho dos seus promotores.

Agora que você já sabe como fazer a gestão dos seus promotores, que tal compartilhar com a gente as suas dúvidas ou sugestões?

Estamos aqui para ouvir você! 😉

 

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.