Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Como economizar gasolina com a equipe externa?

Leitura aprox. de 16 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Maio 29, 2018


Leitura aprox. de 16 minutos

Aqui você encontra:

Com o aumento da gasolina em todo o Brasil, a empresa que possui equipes externas acaba tendo um grande problema a resolver: como economizar gasolina?
 

Com a alta procura e baixa demanda, economizar esse bem se torna prioridade.

Mesmo que os veículos sejam econômicos, algumas precauções são capazes de diminuir o consumo do combustível e ajudar os seus colaboradores a continuar com os atendimentos aos clientes.

Por esse motivo, além de conseguir abastecer o seu veículo, saiba que é muito importante também economizar no combustível.

Dessa forma, se fez necessário reduzir o gasto com gasolina e, pensando nisso, resolvi fazer esse artigo para te dar dicas de como economizar tendo uma equipe de campo.

Como economizar gasolina?

Na atual crise em que o Brasil se encontra, economizar é o que os donos de empresa, gestores e até mesmo os colaboradores estão buscando mais.

Quando se fala em economizar com equipe externa, o primeiro pensamento de um gestor pode ser “como eu vou reduzir o gasto com gasolina da minha equipe?”.

Afinal, um dos maiores gastos que se pode ter com uma equipe é justamente com o combustível.

controle de km rodado

 

Manutenção em dia

Independente de quantas viagens o seu colaborador faz com o carro ou moto, é imprescindível que a manutenção esteja em dias, isso evita que algum problema se torne mais grave.

A checagem dos veículos devem acontecer regularmente. Pontos importantes a serem checados são: a necessidade de troca de óleo, troca dos filtros de ar e substituição das velas.

Dessa forma, você não enfrentará problemas com o aumento da gasolina ou com manutenções fora do planejado.

Fique atento ao tipo de combustível usado

É comprovado que um dos principais motivos de queima de combustível é quando ele está adulterado ou é de baixa qualidade.

Por isso, tenha cuidado com os preços abaixo da média. Como você deve ter percebido, os preços dos combustíveis estão exorbitantes e, devido ao aumento da gasolina, desconfie quando ver um preço muito abaixo da média.

Por mais que a sua equipe precise de combustível para realizar as atividades, fique sempre de olho nos lugares que estão abastecendo e o tipo de combustível que estão adquirindo.

Obs: Essas dicas valem para qualquer época do ano, fique sempre atento!

Divida a sua equipe estrategicamente

Uma forma de economizar combustível, é dividir a sua equipe.

Distribuir as tarefas por região é algo muito válido, de forma que o seu colaborador economiza tempo atendendo uma região específica, sem a necessidade de se deslocar para atender um cliente que está longe dele.

Dessa maneira, o combustível será economizado e ele não precisará ir de um ponto a outro da cidade apenas para realizar um serviço.

O colaborador que estiver mais perto do cliente já pode fazer isso por ele, e vice versa.

Essa é uma das maneiras de se economizar e vencer o aumento da gasolina quando se tem uma equipe externa, seja estratégico!

Roteirização como solução para o aumento da gasolina

Para qualquer serviço que a sua equipe realizar, é necessário planejamento.

Para, por exemplo, fazer um transporte ou ir de um cliente ao outro, é preciso pensar no caminho mais adequado, trânsito, distância etc.

Quando o gestor planeja bem as rotas das equipes, ele está planejando a roteirização. Veja nesse ebook sobre Gestão de Rotas:

Como alavancar a produtividade da sua equipe

Todos sabemos que transitar nas ruas tem sido uma tarefa extremamente complicada, estressante e que requer muita paciência e conhecimento, principalmente da rota a ser feita.

Por isso o gestor não pode, simplesmente, distribuir tarefas externas e deixar que tudo seja feito de qualquer forma.

Para não deixar de atender os clientes, mesmo na atual crise que o Brasil está vivendo, é preciso planejar antecipadamente.

Portanto, a roteirização pode te ajudar com o controle de gastos devido ao aumento da gasolina e a reduzir as distancia das entregas.

Afinal, o seu colaborador saberá, exatamente, qual rota seguir.

Fazer esse planejamento pode ser complicado e gastar muito o tempo do gestor, mas como estou aqui para te ajudar a reduzir gastos, vou explicar uma forma eficiente de fazer a roteirização da sua equipe:

Existem softwares que te dão as melhores rotas e que auxiliam na hora de automatizar essas decisões.

O uso de um sistema como esse te ajuda a otimizar o tempo de execução das atividades, a distância entre a visita aos clientes, a redução de gasto com gasolina e, o principal, continuar atendendo as demandas dos clientes.

Agora que você já sabe o que fazer para economizar com a sua equipe mesmo com o aumento da gasolina, está na hora de aplicar os seus conhecimentos. Não perca tempo! 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orçamento_app_Prancheta_1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.