Com o aumento da gasolina em todo o Brasil, a empresa que possui equipes externas acaba tendo um gasto muito maior e procura, de qualquer maneira, economizar e vencer essa crise, não é mesmo?

Há uma semana atrás, no dia 21 de Maio, boa parte dos caminhoneiros autônomos estacionaram os seus caminhões e começaram a manifestar contra o preço alto do combustível no país.

Ocasionando no que está sendo chamado de “greve dos caminhoneiros”.

A paralisação bloqueou as principais rodovias do estado, impedindo que o abastecimento dos postos de gasolina acontecem.

Isso desencadeou um aumento da gasolina e falta de outros combustíveis.  

Mesmo que os veículos sejam econômicos, algumas precauções são capazes de diminuir o consumo do combustível e ajudar os seus colaboradores a continuar com os atendimentos aos clientes.

Por esse motivo, além de conseguir abastecer o seu veículo, saiba que é muito importante também economizar no combustível.

Dessa forma, se fez necessário reduzir o gasto com gasolina e, pensando nisso, resolvi fazer esse artigo para te dar dicas de como economizar tendo uma equipe de campo.

Como reduzir o gasto com gasolina?

Na atual crise em que o Brasil se encontra, devido a greve dos caminhoneiros, economizar é o que os donos de empresa, gestores e até mesmo os colaboradores estão buscando mais.

Quando se fala em economizar com equipe externa, o primeiro pensamento de um gestor pode ser “como eu vou reduzir o gasto com gasolina da minha equipe?”. Afinal, um dos maiores gastos que se pode ter com uma equipe é justamente com o combustível.

Manutenção em dias

Independente de quantas viagens o seu colaborador faz com o carro ou moto,  é imprescindível que a manutenção esteja em dias, isso evita que algum problema se torne mais grave.

A checagem dos veículos devem acontecer regularmente. Pontos importantes a serem checados são: a necessidade de troca de óleo, troca dos filtros de ar e substituição das velas.

Dessa forma, você não enfrentará problemas com o aumento da gasolina ou com manutenções fora do planejado.

Fique atento ao tipo de combustível usado

É comprovado que um dos principais motivos de queima de combustível é quando ele está adulterado ou é de baixa qualidade.

Por isso, tenha cuidado com os preços abaixo da média. Como você deve ter percebido, os preços dos combustíveis estão exorbitantes e, devido ao aumento da gasolina, desconfie quando ver um preço muito abaixo da média.

Por mais que a sua equipe precise de combustível para realizar as atividades, fique sempre de olho nos lugares que estão abastecendo e o tipo de combustível que estão adquirindo.

Obs: Essas dicas valem para qualquer época do ano, fique sempre atento!

Divida a sua equipe estrategicamente

Uma forma de economizar combustível, mesmo que a greve dos caminhoneiros já tenha acabado, é dividir a sua equipe.

Distribuir as tarefas por região é algo muito válido, de forma que o seu colaborador economiza tempo atendendo uma região específica, sem a necessidade de se deslocar para atender um cliente que está longe dele.

Dessa maneira, o combustível será economizado e ele não precisará ir de um ponto a outro da cidade apenas para realizar um serviço. O colaborador que estiver mais perto do cliente já pode fazer isso por ele, e vice versa.

Essa é uma das maneiras de se economizar e vencer o aumento da gasolina quando se tem uma equipe externa, seja estratégico!

Roteirização como solução para o aumento da gasolina  

Para qualquer serviço que a sua equipe realizar, é necessário planejamento. Para, por exemplo, fazer um transporte ou ir de um cliente ao outro, é preciso pensar no caminho mais adequado, trânsito, distância etc.

Quando o gestor planeja bem as rotas das equipes, ele está planejando a roteirização.

Todos sabemos que transitar nas ruas tem sido uma tarefa extremamente complicada, estressante e que requer muita paciência e conhecimento, principalmente da rota a ser feita.

Por isso o gestor não pode, simplesmente, distribuir tarefas externas e deixar que tudo seja feito de qualquer forma.

Para não deixar de atender os clientes, mesmo na atual crise que o Brasil está vivendo, é preciso planejar antecipadamente.

Portanto, a roteirização pode te ajudar com o controle de gastos devido ao aumento da gasolina e a reduzir as distancia das entregas. Afinal, o seu colaborador saberá, exatamente, qual rota seguir.

Fazer esse planejamento pode ser complicado e gastar muito o tempo do gestor, mas como estou aqui para te ajudar a reduzir gastos, vou explicar uma forma eficiente de fazer a roteirização da sua equipe:

Existem softwares que te dão as melhores rotas e que auxiliam na hora de automatizar essas decisões.

O uso de um sistema como esse te ajuda a otimizar o tempo de execução das atividades, a distância entre a visita aos clientes, a redução de gasto com gasolina e, o principal, continuar atendendo as demandas dos clientes.

Agora que você já sabe o que fazer para economizar com a sua equipe mesmo com o aumento da gasolina, está na hora de aplicar os seus conhecimentos. Não perca tempo!

 

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.