Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

ÚLTIMOS INGRESSOS
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog

Aplicativo de checklist para equipes de campo

Leitura aprox. de 18 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Junho 06, 2018


Leitura aprox. de 18 minutos

Aqui você encontra:

Quando a sua equipe sai em campo, ainda utilizam o checklist de papel como melhor opção? Saiba que você pode automatizar esses processos utilizando um aplicativo de checklist.
 

Se na sua empresa ainda são feitos checklists de papel, como, por exemplo, cadastro de um cliente novo, atendimentos técnicos, instalações etc, então esse artigo é para você! 

Pensando na melhor forma de te ajudar, separei 5 vantagens para começar a utilizar o checklist mobile agora mesmo na sua empresa. Vamos lá?

Elimine o retrabalho

Já parou para pensar em quantas falhas e retrabalhos, por parte dos seus colaboradores, um processo manual pode te custar? Desde a elaboração, até o preenchimento de um checklist, o que também gera perda de tempo.

Se você sofre com o retrabalho constante, com um checklist mobile você garante a organização das informações de cada serviço executado, em cada cliente.

Quando o gestor usa um checklist mobile, é possível personalizá-lo e inserir questões obrigatórias para o preenchimento, bem como observações e fotos dos trabalhos realizados.

Isso garante autonomia para o gestor e mais segurança para com as informações dos clientes. Porém, com o uso do checklist de papel, essas vantagens seriam impossíveis de alcançar.

Gerenciamento a distância

Com o checklist de papel você consegue gerenciar os processos e atendimentos da sua equipe apenas quando essas informações chegam até você, certo?

E se essas informações demoram a chegar, se perdem no meio do caminho ou são omitidas pelo colaborador, como saber das informações necessárias sobre os atendimentos e assim poder dar feedbacks ou cobrar dos seus colaboradores?

Quando se usa um checklist mobile, você tem autonomia total para administrar todas as informações coletadas pelo checklist personalizado e também consegue saber sobre horários, tempo de preenchimento, localização entre outros.

E o melhor: você pode acessar de onde estiver, basta ter acesso à internet!

Como na maioria dos casos, o gestor normalmente está em um local diferente da sua equipe e possui o dever de supervisionar o trabalho feito por colaboradores. Com o aplicativo de checklist remoto, o gestor garante mais controle sobre os processos produtivos.

E se a sua empresa atende o Brasil, o controle, sem a necessidade de todos aqueles formulários impressos, fica muito mais fácil e automatizado.

Automatize o seu processo

As planilhas que você utiliza não são totalmente ruins, mas em um certo momento, elas já não suprem mais as suas necessidades.

O grande problema é ter todos os documentos da sua empresa em arquivos que podem ser compilados e perdidos. Sem contar no tempo perdido atualizando as planilhas com cada informação coletada pelo colaborador.

Já pensou em ter um processo automático, sem a necessidade do uso de planilhas para determinados serviços?

Com um aplicativo de checklist mobile você consegue ter esses dados automaticamente, montar seus indicadores gerenciais, receber e guardar dados atualizados, sem o risco de perdê-los ou serem modificados por terceiros.

Ter um aplicativo que funcione de maneira remota ou mesmo offline em dispositivos móveis traz ainda mais eficiência e benefícios.

Além de obter resultados para analisar os dados mais rapidamente, a automação do seu processo faz com que a otimização do tempo/trabalho seja possível.

Isso faz com que a produtividade do seu colaborador aumente, e o custo e número de funcionários envolvidos na operação diminua.

Você ganha autoridade para gerenciar as suas equipes com indicadores reais e sem a necessidade de se preocupar com dados falsos ou induzidos!

Ganhe agilidade na sua gestão

Você já parou para pensar no tempo que demora para que as informações sobre a sua equipe chegue até você e só assim seja possível tomar decisões baseadas em dados?

Por exemplo, pense na seguinte jornada, feita com um checklist de papel:

  1. O checklist é construído, impresso e distribuído;

  2. Ele é preenchido a cada visita e ao final do dia uma papelada já estará na sua mesa;

  3. É necessário que alguém tabule ou digitalize esses documentos, demandando tempo desnecessário.

E só assim, caso nenhum dado tenha sido esquecido, é que o gestor pode, enfim, dar sequência a algum outro processo ou montar indicadores de performances.

Muito trabalhoso, não é mesmo?

Mas quando você conta com um sistema altamente eficaz, esse processo todo pode ser reduzido a:

  1. O checklist mobile é criado com informações relevantes de acordo com o trabalho a ser executado e a equipe.

  2. Ao final da tarefa, os dados podem ser acessados diretamente do celular ou computador, sempre que necessário;

  3. As informações ficam salvas e não há necessidade de colocá-las em planilhas, o que poupa tempo do gestor.

Checklist Mobile: Cliente satisfeito

Com um checklist mobile você consegue aumentar a satisfação e impressionar o seu cliente, sabe o por quê?

Você tem a possibilidade de mandar uma cópia do que foi preenchido na sua ordem de serviço digital para o seu cliente, bem como todas as informações do atendimento, inclusive o checklist do serviço.

Isso faz com que o seu cliente tenha mais confiança na sua empresa, sabendo que a preocupação com o serviço bem feito e com o cliente é a principal meta.

Se ocorrer algum problema na tarefa ou falha no equipamento utilizado, como fazer para comprovar?

É por isso que a possibilidade de registrar tudo através de imagens ajuda o colaborador a repassar o problema ao gestor, garantindo soluções para o cliente.

Afinal, qual empresa não preza pela qualidade do serviço e pela satisfação do cliente?

Considerações Finais

O planejamento e acompanhamento das atividades da empresa por meio do aplicativo de checklist mobile é eficiente e rápido, como você pôde constatar.

Ele garante que o tempo e a força de trabalho da sua equipe seja usada da melhor forma, minimizando o retrabalho e possíveis falhas no trabalho.

O que resulta em diagnósticos e dados importantes para a tomada de decisão concreta na sua empresa e entre as equipes.

Dessa maneira, o desempenho da sua empresa, a produtividade e a qualidade dos negócios se potencializa gradativamente.

Ter a clareza do que precisa ser feito, quais são as etapas a serem cumpridas e como as atividades devem ser executadas é essencial para que o resultado obtido seja o esperado.

Como você já sabe, utilizar um checklist mobile, ao invés do checklist de papel, só te traz vantagens e benefícios. Então otimize agora mesmo as operações da sua empresa! 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
orcamento_planilha-1

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA