Gestão de Equipe de Campo: gerencie e otimize a sua equipe - Auvo

Fazer a gestão de equipe de campo é uma atividade muito desafiadora. Principalmente quando todos os colaboradores raramente estão na empresa, mas sim em constante movimento.

Um dos principais desafios dessa gestão é lidar com muitas pessoas, em locais diferentes, trazendo muita informação sobre clientes e produtos.

Diante desse cenário, os gestores das equipes precisam examinar grandes quantidades de dados para certificar de que todas as atividades foram devidamente executadas.

A medida que as atividades são realizadas, o gestor também se sobrecarrega com vários dados desorganizados sobre o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Dessa maneira, ele não possui mais tempo, tampouco entusiasmo, para analisar os dados em mãos e tomar decisões estratégicas que aumentem a produtividade e otimizem o tempo gasto da equipe.

Separei algumas dicas de ouro para todo gestor que deseja fazer a gestão de equipe de campo de forma eficiente. Se você é um deles, esse artigo é para você!

 

Automatize os processos

Formulários impressos, papéis com ordens de serviços para coleta de assinaturas ou para atualizar a execução dos serviços geram custos altos e risco de alteração ou extravio.

Além do mais, o preenchimento de vários formulários diminui a produtividade da sua equipe e aumenta o tempo de cada atividade, uma vez que um serviço pode demandar o preenchimento de até três formulários.

Pense comigo: Se mais de 10% do seu dia for gasto relatando e armazenando o trabalho que os seus colaboradores estão fazendo, algo está errado.

Por isso, reduza a quantidade de relatórios que eles precisam fazer, para que possam se concentrar em fazer o trabalho e agradar, cada vez mais, o cliente!

 

Planeje e programe a demanda da sua equipe

Como você já deve saber, nada que é feito de última hora acontece da maneira correta.

E em uma gestão de equipe de campo, ter planejamento é alto vital para a produtividade dos colaboradores.

Muitos gestores não organizam a demanda de trabalho das equipes e acabam tendo que pagar bem mais em horas extras. Tudo por falta de previsão e planejamento.

Por isso, planeje, sempre antecipadamente, as visitas ou manutenções que os seus colaboradores ou equipes precisam fazer.

Dessa maneira, a sua equipe se programa para não deixar nenhum cliente sem atendimento.

Mas se você está imaginando que seria muito difícil cuidar e planejar o cronograma de atividades da sua equipe, você pode contar com a ajuda de um software altamente eficaz.

O Auvo é um software que te ajuda com o planejamento e a demanda de cada equipe ou colaborador.

Afinal, com ele você consegue planejar toda a agenda de atendimentos e visitas. Os seus colaboradores sabem, exatamente, quem devem atender e você fica por dentro dos serviços realizados.

Se todas as empresas estão automatizando a gestão das suas equipes, porquê a sua empresa não seria uma delas, não é mesmo?

 

É tudo questão de boa liderança

“Inovação vem de inspiração”, essa é uma frase que um antigo gestor meu usava e ela foi muito importante para a conquista da minha carreira.

E é muito importante que as equipes sejam lideradas por gestores que vão além de orçamento e cronogramas.

Mais do que ser um bom gestor, seja um líder nato. Bons líderes definem metas alcançáveis, possuem prioridades e incentivam cada membro da equipe a dar o melhor de si, mantendo todos os objetivos em mente, sempre.

Os líderes devem ter uma visão clara, saber sobre a equipe e sobre os esforços que cada equipe têm para alcançar os seus objetivos.

 

É necessário contratar mais colaboradores?

Essa é uma pergunta que muitos gestores fazem quando a empresa está crescendo e as demandas estão cada vez maiores.

A resposta para essa pergunta é simples: você não precisa de mais colaboradores, você precisa de uma gestão eficiente que aumente a produtividade dos colaboradores que já fazem parte da sua empresa.

Isso mesmo! O crescimento da sua empresa não significa, necessariamente, que você deve aumentar a quantidade de colaboradores.

A solução para as demandas que estão aumentando é também o aumento da produtividade.

Você consegue aumentar a produtividade dos colaboradores quando investe em soluções que otimizem a sua gestão, como o Auvo.

Quando eles sabem exatamente quem atender, qual rota seguir, qual os próximos clientes e possuem relatórios específicos acerca das atividades, a produtividade aumenta e as demandas diminuem.

Dessa maneira o retorno sobre investimento (ROI), que cada gestor deve fazer para saber se a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento, pode aumentar cada vez mais.

Afinal, o investimento em um software de gestão de equipe de campo é muito menor, mais prático e automatizado, do que contratar novos colaboradores para atender as demandas a mais.

Pense bem e invista no que dá retorno a sua empresa!

 

Meta dada é meta cumprida?

Todo gestor deve criar metas de acordo com cada equipe e cada demanda, além dos objetivos que a empresa possui em crescimento e faturamento.

É necessário que metas sejam pré-estabelecidas e que o gestor deixe claro, para cada colaborador ou equipe, quais são as metas que é necessário alcançar, desde o início.

Para todo projeto, atividade, investimento etc, forneça sempre à sua equipe informações básicas e a visão estratégica do todo.

As informações motivam os funcionários e a sua gestão de equipe de campo fica mais clara.

Agora eu te pergunto: Como você sabe o porquê um colaborador consegue alcançar a meta e o outro não se você não possui um relatório com os dados de todos os atendimentos?

Relatórios são uma ferramenta essencial para tomar decisões. Eles fornecem ao gestor as informações de que ele precisa para entender um determinado problema e definir o melhor caminho para a empresa.

Pois é, pelo visto está na hora de investir em um software de gestão de equipe de campo, onde você consegue ter em mãos relatórios sobre cada atividade realizada e tomar decisões mais assertivas.

Além de conseguir ter um bom planejamento das atividades realizadas e saber, por exemplo, o tempo que cada colaborador passa em um cliente.

Dessa maneira, você consegue entender a razão de um dos seus colaboradores não ter atingido as metas dadas, afinal a produtividade dele pode estar baixa e o tempo de realização de tarefas muito alto.

Gestão de equipe de campo complicada? Não mais!

Seguir todas as dicas anteriores equivale a nada se os colaboradores não puderem realizar as atividades com eficiência.

É necessário que o gestor, como bom líder para a sua equipe, forneça ferramentas e infraestrutura que promovam a colaboração e eficiência dos colaboradores.

Uma certeza que eu posso te dar é que a produtividade aumenta quando os membros da equipe possuem a ferramenta certa para realizar o trabalho com eficiência.

Dessa maneira, para ficar à frente, a inovação é necessária.

Como automatizar os processos, planejar demandar, criar agendas, tomar decisões baseada em dados e todos os outros problemas de uma gestão de equipe de campo, se o gestor não conta com a ajuda de uma ferramenta eficaz?

Todo esse trabalho passa a ser uma dor de cabeça e os outros processos ficam guardados na gaveta, não é mesmo?

Descomplique a sua gestão e foque em aumentar a produtividade dos colaboradores que já fazem parte da sua equipe.

Para isso, você conta com um sistema eficaz em gestão de equipe de campo, que te simplifique o gerenciamento dos processos e agilize as operações da sua equipe: O Auvo.  

Sabe como? No Auvo você consegue ter uma visão mais abrangente de todo o planejamento das atividades, podendo medir a produtividade de cada colaborador e equipe.

Contando com essa ferramenta, você controla as atividades dos colaboradores, sabendo exatamente o tempo gasto em cada tarefa, obtendo relatórios e tomando decisões mais assertivas.

O que acha de testar o nosso sistema por 7 dias gratuitamente? Comece agora, basta clicar aqui!

Agora que você já sabe como gerenciar e otimizar a gestão de equipes de campo na sua empresa, não perca tempo e comece agora mesmo a aumentar a produtividade dos seus colaboradores!

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.