6 dicas de liderança para fazer uma goleada de vendas - Auvo

Aproveitamos um dos eventos mais importantes do ano para dar ótima dicas para o gestor sobre como dar uma goleada nas vendas da empresa!

Como isso acontecerá? Bom, você pode seguir as 6 dicas que darei sobre liderança que aprendemos com os técnicos das seleções e aplicá-los na sua equipe.

Mesmo que nem todos sejam grandes fãs de futebol, é preciso admitir: a Copa do Mundo mobiliza o país todo. E na sua empresa não precisa ser diferente!

E, antes de mais nada, é preciso entender que não é apenas em cursos e palestras que se pode ter ótima lições de liderança.

Alguns dizem que são os jogadores que fazem o resultado, e que técnico não ganha jogo. Será? O mundo dos esportes tem muito a ensinar sobre liderança.

Então, vamos juntos fazer uma goleada de vendas?

#1 Liderança em vendas é uma conquista

Para vendas essa é uma dica valiosíssima.

Afinal, liderar uma equipe de vendas é um trabalho que envolve exemplo.

Para conquistar autoridade junto com a sua equipe, o líder precisa mostrar que sabe o que faz em cada passo e, acima de tudo, precisa ter um bom conhecimento sobre a área de vendas.

Lembrando que o conhecimento não envolve apenas aquilo que se vende, mas sim o conhecimento sobre todo o processo de vendas.

Inclusive é preciso definir metas claras e incluir métricas no processo.

Por isso, é preciso de ideias, da experiência e do exemplo de outros para atingir suas metas.

Quer exemplo melhor do que os dos técnicos que estão por trás das seleções da Copa do Mundo?

Com toda certeza, o caminho até chegar em uma Copa não foi fácil, e sim árduo e cheio de desafios.

Eles conquistaram toda uma nação e a lição de liderança que deixam para todos os gestores, chefes e líderes foi: o sucesso pode demorar a chegar, mas com trabalho e dedicação os resultados aparecem!

#2 Motivação é fundamental para bons resultados

A motivação tem um papel importantíssimo nos resultados que a sua equipe alcança!

Da mesma forma acontece com os jogadores das seleções.

Afinal, com jogadores motivados é possível ganhar campeonatos (e até a copa), mas com uma equipe, por melhor que ela seja, dificilmente conseguirá ultrapassar os desafios sem ações que motivem a sua equipe.

Já percebeu que os técnicos pulam, gritam, incentivam os jogadores e tentam ajudá-los mesmo fora de campo?

Na sua empresa não deve ser diferente.

Seja um líder que motive a sua equipe, celebre as pequenas e grandes conquistas.

E o mais importante: torça por eles!

Como em qualquer time, seja esportivo ou não, sempre há um líder por trás de todas as conquistas e o papel que esse líder exerce é muito importante. Lembre-se disso.

#3 Uma goleada de vendas não acontece sem foco

Um time de futebol treina, traça estratégias e entra em campo buscando a vitória, não é mesmo?

Da mesma forma, a sua equipe deve sempre sair em campo buscando as melhores vendas e clientes para a empresa.

Afinal, nada adianta estruturar processos, treinar os colaboradores e utilizar boas ferramentas de gestão quando não existe foco nos resultados.

Para fazer uma goleada de vendas, deixo aqui uma dica de ouro: priorize os resultados que a sua equipe de vendas deve ter e foque nas metas a serem batidas.

#4 Todos unidos em torno de um objetivo de comum

Que o objetivo de todo time é ganhar, não é segredo para ninguém.

Mas agora imagine como seria se cada um fizesse apenas jogadas que favorecessem eles mesmos e não o time em geral.

As chances disso dar certo e a vitória ser conquistada é praticamente nula.

É necessário muito trabalho em equipe!

O seu time de vendas deve entender que a meta não é só dele, mas sim de toda a empresa e, dessa maneira, é importante trabalhar em equipe para conseguir o que almeja.

Por isso, seja um líder que torne os resultados, por menores que sejam, em resultados onde cada um contribui com o que tem de melhor.

Assim, no final, todos saem ganhando!  

#5 Atualize-se e aprenda sempre mais

O que você acha que os jogadores de uma seleção fazem depois que os campeonatos e a copa acabam?

Com toda certeza, eles não largam tudo o que conquistaram para curtir as férias e só voltam a treinar perto de algum outro evento importante.

Todos os atletas que buscam um alto desempenho continuam mantendo uma rotina de treino, mesmo que seja menos intensa.

Pode ter certeza que os técnicos das seleções também estudam constantemente para melhorar a qualidade e o desempenho de cada jogador e do time em forma geral.

Para um bom líder, isso não poderia ser diferente.

Aproveite os momentos para aprimorar os seus conhecimentos. Existem vários conteúdos sobre vendas e processos comerciais para que você possa estar sempre um passo à frente.

#6 Principalmente, seja bom no que faz

Todo bom treinador sabe como armar o seu time taticamente, utilizar o melhor que cada jogador tem e explorar a vulnerabilidade dos adversários. E é dessa forma que bons resultados são alcançados em campo.

Dessa maneira, um líder deve ser bom no que faz para conduzir a sua equipe à vitória.

Pense comigo: seria muito difícil, e nada certo, se um gerente de vendas cobrasse resultado dos colaboradores, sendo que ele mesmo não domina as melhores técnicas de vendas, não é mesmo?

Por isso, seja um gestor de sucesso e bom naquilo que faz! A goleada de vendas acontecerá com a vitória de todos dentro e fora da empresa.

E lembre-se sempre: é possível se inspirar em situações do dia a dia ou em pessoas que dão exemplo de liderança e levá-los para dentro da empresa.

Agora que você já sabe como fazer uma goleada de vendas com uma boa liderança, que tal compartilhar conosco as suas experiências em lideranças? Estamos aqui para te ouvir! 🙂

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.