Ao concluir um trabalho externo, é necessário colher uma assinatura do cliente, indicando que o trabalho foi concluído.

Mas, infelizmente, nem todas empresas que prestam algum tipo de serviço externos pensam dessa maneira.

Apesar de vivermos em um mundo digital, 80% dos documentos de negócios ainda envolvem impressão, obtenção de assinatura em uma OS de papel e digitalização.

Esses processos, todos feitos em papel ou manualmente, não apenas criam um obstáculo na eficiência do fluxo de trabalho, mas também podem causar inúmeros problemas para a empresa e para a má experiência do cliente.

Mesmo com os problemas gerados, alguns gestores e donos de empresas ainda ficam em dúvida se a assinatura do cliente colhida por um aplicativo é segura e como é possível comprovar a visita do colaborador externo.

Por isso, separei 4 maneiras de utilizar assinaturas eletrônicas para tornar o atendimento mais rápido e eficiente e como fazer isso utilizando um aplicativo de Gestão de Equipes Externas.

Benefícios em automatizar a assinatura do cliente

Antes de considerar a utilização de um aplicativo de Gestão de Equipes Externas para te ajudar com a automatização dos seus processos, inclusive da assinatura do cliente, você precisa entender os benefícios e vantagens ao implementá-lo.

Vamos examinar alguns dos pontos mais notáveis e relevantes:

Simples e intuitivo

Um dos maiores benefícios em usar a assinatura do cliente automatizada é que ela é muito simples e fácil de usar!

Basta que o seu colaborador termine a tarefa, preencha o questionário e o cliente assine, direto da tela do celular:

Não é necessário papel ou caneta. E você se livra do risco de perder a OS que comprove a assinatura, afinal, a , nesse caso, é totoalmente digital!

Alto nível de segurança

Acredite em mim, as assinaturas eletrônicas são mais seguras do que documentos em papel.

Afinal, tudo o que você fez no cliente fica salvo no próprio aplicativo e você não precisa se preocupar.

Ah, e sempre que necessário, os dados estarão salvos para consultas.

Veja como acontece no Software do Auvo:

 

Mais conveniente para a empresa e o cliente

Há várias maneiras de comprovar a visita do seu colaborador externo no cliente, como o check-in e check-out automático, a possibilidade de roteirizar os colaboradores, o preenchimento de formulários, entre vários outros.

A assinatura do cliente é uma forma eficaz de comprovar que o seu cliente recebeu o serviço e que ele está ciente de tudo o que foi realizado.

Além do mais, ao final de cada tarefa, o seu colaborador preenche um questionário, onde o próprio gestor personaliza da maneira que achar apropriado.

E esse questionário é respondido e assinado pelo cliente e assim o serviço é concluído.

A O.S dessa atividade é enviado ao cliente, o que faz ele entender que até depois da tarefa realizada, a sua empresa ainda se preocupa com a sua satisfação!

Veja como o Auvo faz:

Maior rotatividade: menos tempo perdido

A maioria das empresas não atendem apenas o local onde estão sediadas, muitas possuem filiais e ficaria muito complicado para o gestor da empresa ter controle sobre todas as O.S de longe.

Já imaginou como seria difícil controlar todas as entradas e retiradas de O.S manuais em uma empresa que possui equipe externa em vários lugares do Brasil?

Por isso, quando você automatiza o processo, consegue ter controle, mesmo que a km de distância, do que está sendo ou não feito.

A assinatura do cliente, quando feita por um aplicativo, permite a autenticação remota e na mesma hora, o que torna essa solução muito mais conveniente do que a alternativa de digitalização, envio e impressão.

Recapitulando o quanto a assinatura do cliente é importante para o colaborador externo:

Segurança: A assinatura do seu cliente em uma Ordem de Serviço vale como comprovação de que ele está ciente com o serviço realizado.

Garantia: Com a assinatura do cliente colhida a partir do aplicativo, a empresa não precisa se preocupar com a perda ou o extravio da O.S, garantindo a comprovação de que o colaborador realizou o serviço.

Confiança: A assinatura pelo aplicativo reforça um maior respeito e admiração por parte do cliente para com a sua empresa, afinal, estamos em um mundo tecnológico e essa tecnologia passa mais confiança.

Então, para a segurança da empresa, do cliente e do colaborador, é fundamental que todos os serviços sejam devidamente assinados e todas as O.S enviados para o cliente.

Para facilitar o processo, você viu como Auvo pode ajudar e como ter uma assinatura do cliente de forma tecnológica é importante.

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.