A importância de um relatório fotográfico para manutenção - Auvo

O relatório fotográfico é uma potente ferramenta utilizada para acompanhar e documentar a prestação de serviços que foi feita.

Independente do tipo de serviço que a sua empresa faça prestação, você provavelmente já fez ou pediu que alguém fizesse um relatório de alguma atividade ou visita técnica.

Alguns setores entretanto, precisam de um acompanhamento mais rigoroso na conclusão das etapas das ordens de serviço.

O setor de manutenção é um deles.

E, como muitos ainda utilizam ordens de serviços manuais e ainda não automatizaram os seus processos, esse acompanhamento é ainda mais difícil de ser feito.

Se você é gestor de uma equipe de manutenção deve se perguntar qual a importância de um relatório fotográfico para a sua empresa de manutenção, não é mesmo?

Seguindo algumas regras e passos simples, você consegue ter um relatório fotográfico que atenda às necessidades dos seus clientes.

Qual a importância de um relatório fotográfico?

O relatório fotográfico trata-se de um documento que as empresas prestadoras de serviços utilizam para acompanhar a execução de um trabalho.

O documento é gerado a partir de fotos e anotações realizadas em vistorias ou no momento em que o serviços é realizado.

Se você trabalha, por exemplo, com manutenção de ar condicionado, uma foto do equipamento instalado ou depois do erro reparado, não pode faltar no relatório técnico.

Supondo que seja necessário registrar como estava o equipamento antes da manutenção, as fotos do relatório podem conter o antes e o depois.

Basta que uma descrição seja feita, indicando qual problema foi encontrado e o que foi feito para solucioná-lo.

Ao invés de fazer ligações e depender de outros processos demorados, o relatório facilita a comunicação entre gestores e equipes, com o objetivo de reportar o trabalho realizado para a plataforma.

Onde e para que pode ser utilizado

O relatório fotográfico pode ser aplicado em empresas de prestação de serviços de diversas áreas, não apenas para manutenção.

Ele pode ser utilizado para várias finalidades, como:

  • Acompanhamento da execução de serviços;
  • Acompanhamento do andamento das etapas de um serviço;
  • Comparação do equipamento antes e depois da manutenção;
  • Auditoria de serviços realizados por fornecedores terceirizados;
  • Histórico das manutenções realizadas em um equipamento.

Como fazer um relatório fotográfico?

Se a sua empresa trabalha com relatório fotográfico, qual é a forma com que isso acontece?

É necessário que o técnico, além das ferramentas necessárias, leve para o campo um formulário de anotações, um câmera fotográfica e um celular?

E após tirar as fotos, realizar as anotações e encaminhá-las para o responsável encarregado de repassar essas informações para um documento ou uma planilha?

Também é importante que o documento contenha a identificação do cliente, o objetivo do relatório e a data que foi realizado.

Se isso acontece, o seu colaborador está perdendo um tempo grandioso e a sua empresa também.

Afinal, esse trabalho feito manualmente e sem nenhuma automação faz com que o técnico dedique seu tempo em algo que se resolveria com um aplicativo de gestão.

Uma das maneiras mais atuais de gerar relatórios fotográficos é por meio de um programa que ofereça ordem de serviço digital, e com essa OS seja possível fazer um relatório fotográfico de maneira eficaz.

A transformação digital chegou nas empresas, o que permite que o técnico utilize um aplicativo em seu celular e atualize o status das atividades realizadas, com relatórios fotográficos e outros informações. Tudo em tempo real.

E, como isso tudo é feito em tempo real, o gestor consegue acompanhar a evolução das atividades e ter acesso a relatórios personalizados com o que deseja saber.

Quando se usa aplicativos para a ordem de serviço digital e relatórios, o tempo é otimizado e o gestor, ou o responsável, não fica com a exaustiva tarefa de passar todos os relatórios manualmente para um outro documento ou arquivá-lo.

Além do relatório fotográfico feito de forma automatizada, o aplicativo de gestão de equipes externas agrega informações sobre roteirização, localização, assinatura digital, entre outras formas de aumentar a produtividade da sua equipe.

Como no dia a dia da empresa, o gestor precisa lidar com vários tipos de relatórios e documentos, automatizar os processos é algo necessário para uma gestão mais eficiente!

Na sua empresa o relatório fotográfico ainda é feito da forma mais demorada e com mais tempo perdido? Se a resposta for “sim”, está na hora de automatizar a forma como os seus técnicos atendem o seu cliente.

Agora que você já sabe a importância do relatório fotográfico para a sua equipe, que tal deixar nos comentários as suas dúvidas e sugestões? Estamos aqui para te ouvir.

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.