Gestores, administradores, ou qualquer que seja o cargo em uma empresa de prestação de serviços, vendas ou trade, quebram a cabeça pensando em estratégias para fazer um atendimento personalizado.

Uma empresa possui vários clientes, todos eles têm um desejo em comum: querem se sentir especiais.

Em uma época onde a tecnologia engloba pessoas do mundo inteiro em um mesmo lugar, os consumidores querem e necessitam de um atendimento especial.

O atendimento personalizado é uma forma flexível de atendimento. O que não quer dizer que exista um padrão a ser seguido.

Principalmente em empresas de prestação de serviço, o atendimento deve ser nota 10. Afinal, é necessário acertar no ótimo atendimento, para que o cliente continue com a empresa.

Se o seu colaborador atende bem o cliente e faz todas as atividades de forma correta, não tem o porquê do cliente não pensar na sua empresa sempre que precisar de um serviço específico.

Entende a necessidade de um atendimento personalizado? Ele é vital para um bom relacionamento com o cliente.

Por isso, aqui estão algumas dicas para colocar em prática agora mesmo!

“O atendimento padronizado é mesmo algo ruim?”

Essa pode ser uma pergunta que você esteja pensando depois dos exemplos que eu te dei.

E é uma ótima questão a ser debatida!

Veja bem os números informados pelo Procon: o aumento de reclamações entre os anos de 2012 e 2016 são de 133%.

O que isso significa? Significa que o consumidor tem mais acesso às informações e com isso procura órgãos que possam ajudá-los a correr atrás dos seus direitos.

O que também nos mostra que os consumidores estão, a cada dia, mais exigentes e consciente dos seus gastos.

Uma pes­qui­sa re­cen­te re­a­li­za­da pe­la Bet­ter Bu­si­ness World Wi­de, co­lo­ca o Bra­sil no pe­núl­ti­mo lu­gar na clas­si­fi­ca­ção so­bre aten­di­men­to a cli­en­tes.

O que nos remete a concluir que sim, o atendimento padronizado não deve mais ser o foco das empresas atuantes no mercado. Afinal, cada cliente, e também futuros clientes, desejam um excelente atendimento.

O atendimento personalizado está em falta em muitas organizações, mas você, como gestor, possui a oportunidade de implantar na sua. Vamos saber como? 

Como oferecer um atendimento personalizado?

Se diante de todos os dados, você se convenceu a oferecer um atendimento de qualidade e personalizado para os seus clientes, já deu o primeiro passo!

Confira, então, algumas dicas para colocar essa estratégia em prática e melhorar o relacionamento com o cliente.

Cumprir o que foi prometido

Bom, cumprir o que foi prometido ao seu cliente deve ser feito em qualquer tipo de atendimento, e para qualquer começo de relação entre o prestador e quem necessita dos serviços.

Não há nada que afaste ou faça a empresa perder clientes, do que prometer aquilo que não se consegue cumprir.

Transparecer confiabilidade é a base para que o cliente continue procurando os seus serviços sempre que necessário.

Faça questão de ser realista e ofereça somente aquilo que pode entregar. E dentro dessa questão, você pode aproveitar para oferecer um atendimento personalizado.

De modo que o cliente confie na sua empresa e veja que a transparência com os serviços é algo que a empresa possui grande consideração. 

Aprimore a comunicação

Em grande parte, um atendimento personalizado se resolve na maneira como você se dirige ao cliente.

Não estou falando apenas da cortesia e educação, mas nos cuidados para passar uma boa impressão da empresa para os clientes.

O atendimento personalizado, pensando na boa comunicação com o cliente, deve ser feito de modo que tudo aquilo que seja necessário repassar ou resolver, de forma transparente para ambos os lados.

Lembre-se do mais importante: essas são atitudes esperadas não apenas do empreendedor, como de todos que fazem parte da sua equipe.

E você, como gestor, é responsável por orientar os colaboradores para que alcancem o tom desejado.

Invista no retorno imediato

Seja para fazer reclamações, dar opiniões ou elogios à sua empresa, produtos e serviços, faça questão de responder seus consumidores de imediato.

Em tempos de redes sociais, isso é o mínimo que as pessoas esperam quando entram em contato com você, principalmente se estão com algum problema com aquilo que você oferece no mercado.

Sendo assim, se prontifique a atender os problemas do cliente de forma personalizada.

Cada cliente possui uma dúvida, um problema, uma reclamação ou um elogio diferente. Por isso, não teria motivo para cada atendimento sem igual.

Equipe sempre à disposição!

Este é um dos pontos mais importantes entre todos aqueles que estou citando ao longo deste artigo. Digo isso, pois é preciso preparar constantemente as pessoas que estarão diretamente ligadas e em contato com o seu público-alvo.

Serão elas as responsáveis por fazer a diferença na vida do cliente.

Assim, é extremamente importante investir em treinamento e, principalmente, mostrar a seus colaboradores o quão é importante um atendimento personalizado, que encante e torne o consumidor uma pessoa especial em seu processo de compras.

Mesmo sabendo da importância do atendimento personalizado, são poucos os empresários e empreendedores que verdadeiramente fazem questão de investir nisso.

Esta informação faz com que você tenha uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Sendo assim, não perca tempo e comece agora mesmo a atender seus clientes como eles merecem e esperam.

Pronto para personalizar?

Como vimos neste artigo, encontrar uma receita adequada para um atendimento personalizado não tem grandes segredos.

Você pode, e deve, se inspirar em empresas que fizeram esse tipo de atendimento e colhem bons frutos.

Pense em empresas como a Netflix, Uber, Airbnb e Nubank. É nítida a diferença no atendimento prestado por essas companhias.

Mesmo que o tipo de produto que ambas vendem seja diferente do seu negócio, nada impede de seguir o mesmo o caminho, se inspirar e personalizar o seu atendimento para que siga a cultura da empresa.

Viu como quando você oferece um atendimento personalizado, e mostrar ao consumidor que você está atento às suas necessidades? Aproveite e saia na frente agora mesmo!

Isadora é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos ricos para ajudar gestores de todo o Brasil a aumentar a produtividade das suas equipes de campo.