Consultoria dentre muitos conceitos, é uma atividade profissional que busca por meio de um diagnóstico, propor diversas soluções acerca de um assunto ou especialidade.

Em suma, podemos dizer que a consultoria se constitui na transição de um determinado conhecimento e experiência de um profissional para benefícios de terceiros.

Por que fazer consultoria na Manutenção?

A manutenção é inegavelmente um dos setores com um centro de custo dotado de valores expressivos.

Isso para fazer frente às necessidades de manter a confiabilidade de todos os ativos da empresa, principalmente os produtivos.

Trata-se, portanto, de um setor crucial para manter em funcionamento toda a operação de qualquer empresa. Ao fazer uma consultoria, é possível ter uma visão abrangente e sem vícios de um profissional que já viveu toda essa situação do dia a dia.

É aquela velha premissa que podemos disponibilizar alguns atalhos e impedir e/ou corrigir alguns erros.

Objetivos de uma consultoria na Manutenção

O principal objetivo de se fazer isso, é buscar a otimização do equilíbrio entre o desempenho e custos do setor.

Ou seja, o custo benefício da Manutenção deve ser evidenciado com um desempenho além do satisfatório das atividades por ela realizadas.

E um alto desempenho dos profissionais da manutenção converte todo esse esforço em ótimos resultados.

Desempenho do ciclo de vida dos ativos

Temos vários pontos a serem observados durante uma consultoria no gerenciamento da Manutenção, tais como:

Estratégia: Entender quais as estratégias adotadas pela gestão para fazer frente às necessidades de manutenção dos ativos.

KPIs e indicadores: Entender como são acompanhados os resultados do setor, planejamento e controle das atividades.

Ativos: fazer um levantamento de todos os ativos que devem ser acompanhados pela manutenção, suas condições atuais inclusive a condição predial.

Quadro de pessoal: Identificar a estrutura de pessoal e suas qualificações para o desempenho de suas atividades.

Custos: Identificar a transparência e a previsibilidade dos custos de manutenção atuais e planejamentos futuros e os possíveis investimentos.

Processos: Identificar e alinhar os processos com as estratégias de manutenção para conduzi-los ao desempenho desejado.

Contratos: Identificar como os contratos de manutenção são licitados e gerenciados e como os provedores de serviços são selecionados e monitorados.

Os especialistas em consultoria de Manutenção corroboram com as empresas a pensar nas melhores estratégias com base em seus objetivos.

Isso permitirá que se obtenha um melhor controle de seu ambiente e otimize os gastos do orçamento de manutenção disponível.

Gerenciamento de Manutenção

Adotar uma abordagem de identificação das práticas internas via consultoria pode trazer grandes benefícios para uma organização.

Melhorar ou implantar novos processos via uma visão de engenharia pode garantir a eficácia operacional e reduzir significativamente os custos do setor.

A área de prestação de serviços do Manutenção em foco tem uma variedade de soluções para ajudar as empresas. Um trabalho para identificar áreas de oportunidade para melhoria e gerenciar melhor a manutenção de máquinas e equipamentos.

Podemos começar com uma consultoria de gestão da Manutenção e identificar os pontos de melhoria e assessorar na implantação das ações propostas em conjunto com a empresa.

Confira nosso trabalho de compartilhamento no site e entre em contato conosco, conheça nossas soluções e solicite uma visita sem compromisso.

Summary
Consultoria na gestão de Manutenção
Article Name
Consultoria na gestão de Manutenção
Description
Identificar os pontos de melhoria e assessorar na implantação das ações propostas em conjunto com a empresa são alguns dos benefícios de uma consultoria em gestão da manutenção.
Author
Publisher Name
Auvo
Publisher Logo

Luis Carlos Cyrino Peres, casado e natural de Sorocaba/SP, iniciei minha carreira profissional como técnico mecânico de manutenção com formação pela escola SENAI e no colégio técnico industrial – CTI e aperfeiçoamento com inúmeros cursos pertinentes a área, posteriormente fiz bacharelado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Negócios, uma MBA em Gestão Empresarial pela FGV e uma especialização em Engenharia e Inovação pela USP / Uniseb. Atuei nos últimos quinze anos como Gestor de Manutenção industrial e me aperfeiçoei em vários sistemas de gestão como TPM e WCM.

Related Post