Logo converge

O evento de Climatização e Refrigeração que vai prosperar o seu negócio e a sua carreira

GARANTA SEU INGRESSO
Logo Auvo
Português Português
Voltar ao Blog Produtividade

MTTR na manutenção: o que é, como fazer e importância

Leitura aprox. de 15 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 15 minutos

Aqui você encontra:

Todo prestador de serviços já precisou (ou vai precisar) do MTTR em algum momento. Seja para reduzir custos ou para aumentar a produtividade.

Portanto, se você precisa calcular este indicador, mas não sabe por onde começar, leia este post até o final.

Aqui, você vai aprender exatamente o que é o MTTR, tudo sobre a sua importância, como calcular o MTTR, e ainda, usar uma calculadora online e gratuita e baixar uma planilha de cálculo.

 

O que é MTTR?

MTTR é a sigla em inglês para Mean Time to Repair, que em português significa Tempo Médio de Reparação. O MTTR também é conhecido como Tempo Médio de Manutenção Corretiva.

O cálculo deste tempo médio é aplicável em todas as empresas que utilizam itens passíveis de manutenção, como por exemplo, máquinas, equipamentos, ferramentas, entre outros.

Calcule grátis: Tempo entre falhas e tempo de reparo (MTBF e MTTR)

Além disso, o MTTR é uma métrica que indica o tempo correto no qual um equipamento deve ser consertado. Logo, um Tempo Médio de Reparação alto pode ser um alerta, e indicar que um ativo precisa ser substituído.

Em contrapartida, um indicativo muito baixo significa que um ativo pode ser utilizado por muito tempo, isto é, sem a necessidade de pausa para reparos.

Qual é a importância de mensurar o MTTR?

O MTTR é um indicador importante, como qualquer outra métrica. Pois, através dele é possível identificar falhas, organizar o direcionamento de recursos, preparar soluções, e até mesmo a sua equipe.

Entenda melhor sobre cada um desses benefícios a seguir:

1. Identificação de falhas

A partir do MTTR, pode-se identificar as causas dos reparos. Como por exemplo, a origem da falha, o que a ocasionou, qual o impacto, quanto tempo de atraso no reparo, entre outros.

Dessa forma, é possível obter mais informações para agir de acordo com as suas necessidades, assim como reduzir o MTTR.

Leia mais: Vantagens da manutenção preventiva [Calcule MTTR]

2. Melhor organização para direcionar recursos

Todo empreendedor que se preze, utiliza de dados para direcionar os recursos corretamente. Portanto, com o auxílio do MTTR fica bem mais fácil descobrir qual setor, máquina ou equipamento necessita de mais investimento de recursos.

Leia mais: Guia completo de manutenção preventiva

3. Preparação de soluções

Com o MTTR é possível descobrir quanto leva para consertar uma falha. Sendo assim, fica bem mais fácil se antecipar ao problema, ou até mesmo, encontrar soluções preventivas ou definitivas.

Dessa forma, é possível evitar ao máximo, as paradas inesperadas com manutenções corretivas.

Leia mais: Como aumentar a produtividade com MTTR e MTBF

4. Preparo da equipe

Para tornar as ações mais eficientes, recomendamos que este indicador seja calculado juntamente com a equipe. Assim,é possível criar um senso de urgência em todos os envolvidos e contar com a colaboração de todos na busca por soluções.

Além disso, o MTTR apresenta números para a equipe, demonstrando que todos precisam estar preocupados com a produtividade, assim como estarem preparados para o momento de manutenção. Uma forma de prepará-los e aplicando os princípios da manutenção autônoma.

Leia mais: Por que investir no treinamento da equipe em campo?

Como o MTTR atua na prestação de serviços?

O MTTR é um aliado de quem atua na prestação de serviços. Pois com ele, as ações de melhoria em cada equipamento tornam-se mais precisas.

Isso ocorre porque o cálculo de MTTR é específico para cada equipamento. Com os resultados do cálculo, o prestador de serviço pode criar uma tabela de tempo médio de reparo para acompanhar o desempenho do equipamento.

Baixe grátis: Planilha de cálculo e gráfico de MTTR e MTBF

Além disso, fica mais fácil buscar ações que reduzam o resultado desse cálculo para o menor tempo possível, fazendo com que o esforço da equipe externa seja bem aproveitado.

O MTTR é ainda um KPI obrigatório para os prestadores de serviço. Pois com ele, é possível mensurar quanto tempo o colaborador leva para realizar os reparos, otimizando o agendamento de visitas daquele dia.

Para tornar esse e outros indicadores mais eficientes, nada melhor do que uma ferramenta de gestão de equipes.

Clique no banner abaixo, peça uma demonstração grátis e entenda como o nosso software de gestão pode te ajudar em poucos minutos.

banner-demonstracao-gratis

Como calcular o MTTR?

Para calcular o MTTR não há muito segredo. Basta dividir a somatória do tempo total de manutenções pelo número de manutenções corretivas realizadas em um período de sua escolha.

Portanto, a fórmula do MTTR é a seguinte:

MTTR
 

O que você precisa obter com esse cálculo, é o menor valor possível. Não existe um número considerado ideal, pois esse valor depende da necessidade de cada negócio.

Se preferir, veja no vídeo a seguir uma explicação simplificada do cálculo:

 


Exemplo de cálculo de MTTR

Quer um exemplo de cálculo de MTTR para entender melhor?
Então, suponha que uma máquina opera 8 horas por dia. Nessas 8 horas, ocorreram 2 falhas de 10 minutos cada. Somando o tempo total de parada, temos 20 minutos.

Com essas informações, podemos calcular o MTTR com a seguinte fórmula:

MTTR = (10 + 10)
______
2

Resultado: MTTR = 10


Vale ressaltar que, o tempo total de manutenção deve considerar desde o minuto em que o equipamento parou de funcionar até o final da manutenção corretiva. Ou seja, inclui o tempo de identificação, notificação, reconhecimento do problema e diagnóstico.

Calcule grátis: MTTR e MTBF

Como mensurar o MTTR?

A melhor forma de mensurar o MTTR é através de relatórios. Pois, com esse documento, é possível fazer um comparativo entre períodos e avaliar se o número de MTTR obteve queda ou, um número elevado.

Além disso, com um relatório bem estruturado, você obtém informações mais assertivas, assim como uma compilação de dados mais concisos.

Ressalvas na hora de analisar o MTTR

Como foi dito em tópicos anteriores, o resultado desse cálculo deve ser baixo, porém existem algumas ressalvas:

1ª: não existe um número ideal

Cada máquina ou equipamento deve ter o seu próprio número perfeito de acordo com o seu segmento. Sendo assim, não é possível determinar um MTTR universal.

2ª: o MTTR só pode ser aplicado a equipamentos reparáveis

Não faz sentido calcular o MTTR em alguns ativos, por exemplo, em lâmpadas. Pois, se elas pararem de funcionar, talvez seja melhor substituí-las, principalmente em casos de manutenções prediais.

3ª: nem sempre um número baixo como meta é uma boa estratégia

É preciso ter cuidado com as metas muito baixas, pois é comum que em algumas empresas, muitos colaboradores não tratem as falhas de maneira eficiente, mas sim, com rapidez para alcançarem suas metas.

Por causa disso, o problema pode não ser tratado da maneira correta, provocando novas manutenções corretivas.

Diferenças entre MTTR e MTBF

O MTBF e o MTTR são dois indicadores importantes de manutenção. Mas, apesar de terem siglas parecidas, o significado é bem diferente.

O MTTR, é a sigla em inglês Mean Time To Repair, e consiste no cálculo do tempo que se gasta em uma manutenção corretiva.

Já o MTBF é a sigla em inglês para Mean Time Between Failures, e em português significa Tempo Médio entre Falhas. Isso quer dizer que este indicador demonstra a média de tempo entre uma falha e outra.

E ao contrário do MTTR, que segue a regra do “quanto menor, melhor”, o MTBF ideal consiste em um número maior. Portanto, quanto maior o MTBF, maior é o tempo que se leva entre uma parada não programada e outra.

Nesse sentido, o cálculo do MTBF é a seguinte:

MTBF = Tempo total - Tempo perdido
_________________________
Quantidade de paradas

 

Que tal uma planilha para fazer o cálculo de MTTR e MTBF? Baixe a nossa planilha gratuita. Basta clicar no banner abaixo:

mttr e mtbf

Cuidados na hora de calcular o MTTR?

Que o MTTR é uma métrica importante para os prestadores de serviço, isso nós já sabemos. Mas, há alguns cuidados que você pode tomar para não atrapalhar os resultados gerais do seu processo.

Um deles, é considerar apenas as máquinas e equipamentos que geram um impacto relevante para a sua operação. Portanto, evite fazer o cálculo de todos os ativos do seu negócio, como a troca de lâmpadas, por exemplo.

Como melhorar o MTTR?

Cerca de 80% do tempo de MTTR é gasto com o diagnóstico do problema.
Porém, se as atividades de manutenção forem bem documentadas, o banco de dados ajudará para que esse número se torne menor, pois dará base para o diagnóstico.

Listei algumas medidas que são recomendáveis para melhorar o número de MTTR:

1. Estabelecer um CCM

Para melhorar as operações, muitas empresas recorrem ao Conselho Consultivo de Mudanças (CCM).

Esse conselho consiste em um grupo de pessoas responsáveis pelo monitoramento de operações de TI e segurança em relação às mudanças dos processos da empresa.

Portanto, antes de qualquer modificação nos processos, esse grupo de pessoas faria algumas análises, para garantir que essas modificações são seguras, e realmente necessárias.

Isso melhoraria o MTTR porque tornaria a equipe de manutenção mais assertiva nos processos de manutenções corretivas e emergenciais.

Leia mais: Como vender manutenção a partir do MTTR e MTBF

2. Manter o controle

Além de assegurar a modificação dos processos (para torná-los mais rápidos e eficientes), é preciso manter o controle dessas mudanças.
E para isso, vale investir em um banco de dados para certificar que todos os processos estão sendo bem documentados, como horários, rotas e ordens de serviço.

Um sistema de gestão de equipes pode ser bem-vindo neste quesito.

3. Acompanhar e rever os dados

É importante acompanhar a evolução dos indicadores. Não só o MTTR, como vários outros, que indicam tendências do funcionamento dos ativos.

Por isso, é notável manter o acompanhamento mês a mês, e assim, perceber as alterações e tomar decisões que façam a diferença no planejamento de manutenção.

Como o Auvo pode ajudar?

O Auvo é o software de gestão mais completo do mercado brasileiro e da América Latina. Nele, você encontrará soluções para todas as etapas do seu processo, desde o atendimento ao cliente até a emissão de Nota Fiscal.

Com o sistema do Auvo na versão web, o gestor de equipes acompanha a execução das atividades, dispara novas ordens de serviço, cadastra clientes, acompanha relatórios e etc.

Já pelo sistema em aplicativo, o colaborador externo recebe as visitas, preenche formulários, faz o check-in e check-out em visitas e muito mais. Automatize a comunicação entre base e colaboradores.

Experimente utilizar o Auvo em sua gestão, e tenha acesso às informações do seu negócio sempre à mão para um cálculo de MTTR mais eficiente.

Demonstração gratuita

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Espero que ele tenha sido útil. E se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, ou quer saber mais sobre o Auvo, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.

Será um prazer conversar com você!

 

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
software de gerenciamento de equipes externas

Pronto para levar a sua empresa para o próximo nível?

Se você ainda tem dúvidas sobre o nosso sistema, agende uma demonstração com o nosso time de vendas. Agende uma reunião online com um dos nossos consultores.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA