Na hora da decisão de compra, alguns fatores costumam fazer a diferença e o atendimento de qualidade é uma delas.

Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica difícil conquistar e fidelizar os clientes.

Um bom acompanhamento do cliente pode deixá-lo muito mais confortável e confiante na hora de realizar a compra.

Sua empresa tem oferecido um atendimento de qualidade aos seus clientes? Essa é uma pergunta difícil, mas você deve fazê-la sempre que puder!

Existem algumas vantagens para sua empresa ao realizar um atendimento de qualidade. Confira:

Vantagens do atendimento de qualidade

1. Fidelização e retenção de clientes

O cliente que é bem atendido se sente muito mais a vontade para voltar a comprar da sua empresa.

Quando você atende bem, mostra que se preocupa com as vontades e com os problemas de seus clientes.

Esse bom atendimento não deve acontecer somente no momento da compra, mas também na pré-venda e no pós-venda, pois, os clientes estão cada vez mais exigentes.

Assim, estabelecer estratégias para tornar esse atendimento cada vez mais excelente é primordial para qualquer companhia.

Inclusive, a satisfação do cliente corresponde a 60% do crescimento das empresas.

Por isso, se for preciso ofereça treinamentos de gestão de pessoas para os seus colaboradores e cobre dos gestores a melhoria de seus comandados!

Deixe sua equipe ciente da importância desse bom relacionamento e permita que eles dêem sugestões sempre para melhorar o atendimento ao cliente.

2. Aumento da credibilidade e confiança

O atendimento é a porta de entrada para os clientes em todas as empresas, aquelas que oferecem um atendimento de qualidade ao cliente acabam ganhando credibilidade no mercado.

Isso acontece porque pessoas que são bem atendidas fazem questão de divulgar para outras pessoas e isso acaba gerando uma rede de confiança entre a empresa e seu público-alvo.

O cliente precisa sair encantado, o seu produto precisa (no mínimo) atender às suas necessidades, mas o ideal é o que o produto e o atendimento sempre superem as expectativas!

Empresas que vendem pela internet precisam se preocupar ainda mais, pois sites como o Reclame Aqui, dão espaço e voz para as pessoas analisarem os atendimentos realizados por diversos tipos de empresas.

Sem falar, que no caso das empresa on-line, o bom atendimento se estende ao site com boa qualidade técnica, atendimento por diversas plataformas e um eficiente sistema de trocas e devoluções.

3. Aumento do Ticket Médio e Valor do Tempo de Vida do Cliente

Clientes bem atendidos tendem a se fidelizar com o passar do tempo. E quando eles fidelizam, normalmente, começam a confiar mais na empresa e a comprar mais e com mais frequência.

Aumentando o número de vendas frequentes você consegue aumentar o ticket médio da sua empresa e melhorar os resultados.

Mas, afinal, o que é Ticket Médio? É um indicador que demonstra a relação do cliente com uma marca, está relacionado com a satisfação com a empresa. Quanto maior o ticket médio, maior é o valor de pedidos dos clientes.

Se você quiser saber mais sobre indicadores de performance, vale dar uma olhada neste texto aqui.

Já o Valor do Tempo de Vida do Cliente, corresponde a quantidade total da receita que você recebeu ao longo do relacionamento com um cliente.

É um cálculo importante para visualizar o que você está obtendo de um cliente, em comparação com o que você está investindo nele, serve como um norte para formar estratégias mais assertivas e eficientes.

Portanto, pessoas bem atendidas costumam fazer recomendações dos seus serviços. Dessa maneira, aumentam o VTVC para a empresa, trazendo um retorno financeiro maior e melhor.

4. Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC diz o quanto uma empresa gastou para adquirir um novo cliente.

Se sua empresa tem clientes fidelizados, engajados e que fazem compras constantemente, você pode reduzir bastante o investimento em marketing para buscar novos clientes.

Fidelizar novos clientes acaba saindo muito mais caro e sendo muito mais difícil do que manter os que você já tem satisfeitos.

É claro que você deve continuar procurando novos clientes e novas vendas, mas pode fazer isso de uma maneira mais moderada.

Existem muitas formas de reduzir o CAC da equipe externa, como: investir em marketing de conteúdo, criar um programa de fidelização, buscar conhecer a fundo o perfil do seu cliente, e, também, fazer um excelente atendimento ao cliente.

Como disse anteriormente, a satisfação do cliente deve ser um objetivo comum a todos os colaboradores da organização.

Ficou convencido da importância em atender bem o cliente? Agora, reunimos 5 dicas essenciais para realizar um bom atendimento ao cliente. Continue a leitura!

Dicas de como fazer um bom atendimento

#1 Poucos contatos, mas com qualidade

O que vale mais a pena: ter 10.000 contatos ou 100 contatos qualificados?

Com certeza ter um menor número de contatos que realmente fazem sentido para a sua organização, como o perfil do cliente, desejos que convergem com o serviço prestado pela sua empresa etc, vale muito mais a pena.

Por isso, faça poucos contatos, mas tente sempre concluir a venda, ou a resolução dos problemas, na primeira ligação ou na primeira visita.

Perder tempo com visitas ou ligações que não terão algum resultado positivo para a empresa não faz sentido algum. Por isso, tente otimizar o seu tempo.

Para que seus colaboradores consigam atingir esse nível de qualidade é preciso bastante treinamento, e você, gestor, também é responsável por isso.

Sempre ofereça workshops e cursos para que o atendimento dos seus colaboradores seja o melhor possível.

Invista na qualidade de seu atendimento e terá profissionais muito mais habilitados para fechar novas vendas em muito menos tempo.

#2 Diferencie o atendimento com novas técnicas

Falar as mesmas frases padrões de vendas ou colocar aquelas músicas clássicas e deixar seu cliente esperando no telefone, já deviam fazer parte do passado.

Algumas empresas ainda insistem em fazer isso e não conseguem ver que estão perdendo cada vez mais clientes.

É preciso fazer diferente! Tente parecer o mais natural possível quando for fazer uma ligação ou quando for visitar o cliente.

Não decore um texto e repita para todos, em todas as ligações. Cada cliente deve ter um atendimento personalizado. Dessa forma, eles se sentem mais próximos da sua empresa.

Realize pesquisas de satisfação após os atendimentos, isso construirá um termômetro de como está sendo o trabalho de seus colaboradores, e possibilita feedbacks mais assertivos.

Outro fator interessante é fazer com que os seus colaboradores entendam a visão, missão e valores da empresa. Quando eles compreendem e adequam o seu discurso ao discurso da empresa, tudo fica harmônico e com maior qualidade.

Além disso, é importante entender as dores dos seus clientes e descobrir o que pode fazer para resolver.

Procure oferecer seus serviços como se você mesmo fosse o cliente, pense sempre em como gostaria de ser atendido quando estivesse interessado em fechar uma compra.

Quando a empresa faz tudo o que pode para resolver um problema do cliente, ela se diferencia das concorrentes e ganha mais um fiel cliente.

#3 Crie checklists e questionários de atendimento

Para ajudar o seu colaborador a fazer um atendimento de qualidade é importante criar um questionário para ele usar durante a ligação ou visita.

Dessa maneira, ele não vai esquecer de perguntar nada e terá informações válidas sobre quem anda comprando de você.

Além disso, checklists e questionários padronizam o atendimento, tornando-o mais assertivo e destacando a empresa no mercado.

Essas ferramentas também permitem que você resolva problemas dos clientes preventivamente.

Questões que forem muito comuns nos atendimentos podem se tornar uma questão do checklist, resolvendo uma dúvida antes mesmo dela ser feita pelo cliente.

#4 Conheça os diferenciais de seu produto e do concorrente também

Não basta somente saber o que seu produto tem de diferencial da concorrência.

Você precisa saber também o que os seus concorrentes costumam apresentar como diferenciais.

Muitos clientes gostam de fazer comparações entre produtos de diferentes marcas para ver qual tem o melhor custo-benefício.

Tenha na ponta da língua o que faz do seu produto algo único no mercado e reforce esse argumento com dados e cases de sucesso de clientes que compraram o seu produto e conseguiram ficar satisfeitos com eles.

Mostre que o investimento em sua empresa não será em vão.

#5 Pesquise e identifique objeções dos clientes

Faça pesquisas em sites de atendimento ao consumidor para descobrir quais são as reclamações que o seu cliente têm feito em relação ao tipo de produto ou serviço que você vende.

Isso é importante para saber de antemão o que não deve fazer, e o que pode incluir como diferenciais em seus produtos.

Assim, você ganha tempo e economiza dinheiro com trocas e defeitos de produtos.

Saber o comportamento de seu cliente te dá vantagens inimagináveis, não perca essa oportunidade!

Um atendimento de qualidade vai depender muito do seu ramo de trabalho, do seu tipo de cliente, da capacidade de seus colaboradores, mas também depende de uma boa gestão!

Um gestor que sabe aplicar estratégias para melhorar o desempenho da sua equipe, ganha tempo nos processos!

Espero que essas dicas lhe ajudem a otimizar o atendimento da sua empresa para gerar clientes mais satisfeitos, equipes mais qualificadas e, claro, muito sucesso.

Lorrayne é redatora da Auvo, responsável por criar conteúdos que ajudem os gestores a formar uma equipe externa de alta performance.

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