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Software de roteirização: 5 motivos para sua empresa ter um

Leitura aprox. de 27 minutos

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Gabriel Rodrigues


Dezembro 30, 2020


Leitura aprox. de 27 minutos

Aqui você encontra:

Um software de roteirização é uma ferramenta importante para o crescimento da produtividade de equipes externas.
 

É fato que equipes de prestação de serviços atendem clientes espalhados em toda a cidade. 

Em alguns casos, principalmente em grandes cidades, a distância entre a localização de clientes pode gerar despesas excessivas com deslocamento.

Sem falar do congestionamento no trânsito, responsável pela maioria dos atrasos nas visitas dos colaboradores.

Por este motivo, empresas de instalação e manutenção têm enxergado sistemas de roteirização como a solução para seus problemas.

Sabendo dessa necessidade, este artigo te mostrará os cinco principais motivos para sua empresa contratar um software de roteirização. Vamos lá?

O que é um software de roteirização?

Um software de roteirização é um sistema que utiliza a tecnologia de localização para calcular a melhor rota de um percurso a partir de dois pontos em um mapa.

No caso do uso por equipes externas de instalação e manutenção, o sistema utiliza a posição atual do colaborador e calcula o melhor trajeto até o cliente.

Esse tipo de ferramenta é uma forte aliada na gestão de atividades dos seus colaboradores.

Suas funcionalidades produzem efeitos em diversas áreas de uma empresa, como no departamento financeiro, de atendimento ao cliente e operacional.

Quais benefícios ele oferece?

Um software de roteirização permite que o gestor direcione o colaborador certo para o cliente no local ideal.

Dessa forma, fica mais fácil gerenciar visitas de modo inteligente e economizar despesas com locomoção.

Confira a seguir os cinco principais benefícios de fazer o uso de bom sistema de roteirização.

1. Definição das melhores rotas

Provavelmente, sua empresa utiliza um aplicativo de posicionamento, como um GPS, para chegar até os clientes, certo?

Porém, esse tipo de sistema não te ajuda a roteirizar a melhor ordem de atendimento entre seus clientes.

Por esse motivo, empresas de instalação e manutenção estão optando por softwares de roteirização, como o Auvo, por exemplo, que permitem a roteirização de visitas para seus colaboradores.

O sistema também calcula os custos do deslocamento da equipe e, com isso, facilita o reembolso sobre a locomoção para as visitas.

Isso só é possível devido a funcionalidade de geolocalização que a ferramenta oferece.

Quer saber mais sobre essa função? Baixe nosso infográfico abaixo!

2. Pontualidade

Ao verificar as melhores rotas e traçar a ordem de visitas para colaboradores, um software de roteirização ajuda com a organização dos atendimentos de uma empresa.

Com a ordem de demandas estabelecida, sua equipe consegue fazer as visitas de modo pontual, sem cometer atrasos.

Atrasos não apenas deixam seu cliente insatisfeito, como também interferem em todos os serviços posteriores ao determinado atendimento.

Um sistema de roteirização auxilia na gestão de rotas por localidade e nível de importância, ou seja, por determinada região ou grau de urgência.

Por exemplo: é possível escolher um dia para atender apenas clientes localizados em bairros da Zona Norte ou Sul de São Paulo e iniciar pelos que mais precisam do serviço.

Além disso, é possível monitorar a realização da tarefa por meio do check-in e check-out.

Assim, você consegue verificar se o seu colaborador já iniciou e finalizou uma visita.

Saiba mais sobre essa funcionalidade baixando nosso infográfico abaixo!

3. Agilidade na gestão

Quando se utiliza um software de roteirização, como o Auvo, o gestor consegue organizar as agendas de visitas de forma fácil e dinâmica.

É muito simples! Tudo o que o gestor precisa fazer é criar as atividades e solicitar a roteirização de visitas no sistema.

E pronto: o software rapidamente define a ordem das visitas de acordo com critérios de prioridade e proximidade.

Além disso, esse processo acontece dentro da jornada de trabalho do colaborador, ou seja, considera apenas as horas trabalhadas.

Desse modo, se a quantidade de tarefas for superior a carga horária do colaborador, o próprio sistema transfere as atividades restantes para o próximo dia.

Toda a gestão de assistência técnica pode ser feita de modo fácil por meio do sistema web, garantindo ainda o controle dos atendimentos.

Um roteiro bem estruturado permite que você direcione os colaboradores certos para atender tipos de cliente específicos.

Dessa forma, o tempo médio de visita da sua equipe é otimizado e os resultados da sua equipe podem ser melhorados.

Quer melhorar o desempenho da sua equipe de manutenção? Confira nossa videoaula grátis!

4. Redução de custos

Quando o assunto é visita externa, não podemos deixar de falar sobre os gastos com os deslocamentos de sua equipe.

Principalmente, no que diz respeito ao reembolso do combustível de Km Rodado das visitas.

Muitas empresas calculam valores aleatórios para o reembolso desse tipo de despesa, mas tomar decisões baseadas em dados imprecisos não é a melhor opção.

Um software de roteirização permite o cálculo da quilometragem de todos os percursos do colaborador.

Dessa forma, o reembolso será feito de modo justo e a empresa poderá economizar gastos, desnecessários, com gasolina.

Não existe forma melhor de reduzir os custos que possuir dados detalhados sobre as despesas com visitas.

Com essas informações, os gestores podem tomar decisões de modo mais assertivo.

Veja também: Relatório de despesas: como ter controle sobre os gastos da sua equipe externa

5. Satisfação do cliente

Se lembra quando falamos sobre pontualidade?

Ela pode ser um grande diferencial da prestação da sua empresa de instalação ou manutenção se você usar um sistema de roteirização.

Não há coisa melhor para um cliente que ter seu problema resolvido de forma rápida.

Com um software de roteirização, você consegue organizar melhor as agendas de visitas e assim, a produtividade da sua equipe aumenta.

A junção entre rapidez e a promoção de um atendimento personalizado é de extrema importância para aumentar a satisfação do cliente.

Recomendado: Atendimento personalizado: como fazer em sua empresa?

Conclusão

A esta altura você já deve ter percebido que um software de roteirização pode criar um diferencial competitivo para sua empresa de instalação ou manutenção.

Quanto mais eficaz for o processo de roteirização, menores serão os custos envolvidos nas despesas com deslocamento da empresa.

Você pode até estar fazendo a roteirização das visitas de sua equipe por meio de aplicativos como o Google Maps, Waze, ou qualquer um outro app de rotas.

Mas saiba que investir em um sistema desse tipo é melhor para acompanhar o desempenho da sua equipe de modo mais prático.

No Auvo, o gestor possui uma visão sobre as atividades, os status das tarefas, a localização dos clientes e colaboradores e as rotas seguidas em tempo real. 

As informações de rota também facilitam a produção de relatórios e o acompanhamento de indicadores de desempenho.

Um software de roteirização representa uma importante ferramenta para o controle de qualidade de sua empresa. 

Mas queremos saber: como você determina a ordem de visitas de colaboradores na sua empresa?

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

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