O dia a dia de um vendedor externo é cansativo. Bater de porta em porta e conversar pessoalmente com potenciais clientes o dia inteiro demanda esforço e dedicação.

Mas não é porque a função é complexa que não existam maneiras de facilitar o processo.

Pensando em estratégias para facilitar o dia a dia de um vendedor externo e deixá-lo mais produtivo, nós da Estude Vendas, consultoria de vendas especializada em estratégias de vendas e capacitação de vendedores, trouxemos para você 6 dicas para vendedores externos que vão otimizar seu trabalho e garantir um melhor aproveitamento do seu dia a dia.

Confira:

1 – Vista-se de acordo com seu público alvo

Essa dica parece simples, mas muitas vezes a vestimenta é algo que passa despercebido para alguns profissionais.

É importantíssimo que o vendedor externo tenha tato ao escolher a roupa que irá usar ao visitar seus clientes.

Pense comigo: um fazendeiro ou trabalhador do campo dificilmente se sentirá confortável de comprar algo de alguém vestido de terno e gravata. Assim como alguém do ambiente corporativo não irá sentir credibilidade de um vendedor de bermuda e camiseta.

Nas vendas por telefone, pouco importa a maneira como o vendedor externo está vestido. Mas na venda presencial, aquilo que seu potencial cliente vê é a chave para a maneira como você se conecta com ele e para a confiança que você transmite.

2 – Agende suas visitas com antecedência

Não é porque você trabalha com vendas presenciais que deve esquecer da importância de um telefonema.

Ligar com antecedência para seus potenciais clientes para agendar uma visita aumenta muito a produtividade de um vendedor externo. Se seu potencial comprador já espera sua visita, a probabilidade de que ele não atenda a porta ou não tenha interesse em seu produto diminui drasticamente.

Existem empresas de vendas externas que reservam um ou dois dias da semana apenas para que seus vendedores façam prospecções e agendem visitas por telefone, deixam os dias de visita muito mais produtivos.

3 – Utilize seu tempo entre visitas para prospectar

Mas não é porque você está seguindo a dica 2 e fazendo o agendamento das suas visitas com antecedência por telefone que deve deixar de bater de porta em porta.

Aproveite o tempo entre uma visita e outra para conhecer novos potenciais clientes que estejam nas proximidades, assim você transforma seu tempo ocioso em possíveis vendas fazendo uma prospecção ativa da região.

4 – Separe suas visitas por áreas

As ferramentas de geolocalização são de grande ajuda para organizar o dia a dia de um vendedor externo.

Utilize-as para planejar e separar suas visitas por regiões ou bairros e tente atender sempre o mesmo grupo em um único dia. Assim você economiza com gasolina e consegue atender ainda mais clientes em um único período sem ter que se locomover por grandes distâncias entre um cliente e outro.

5 – Métricas são as melhores amigas de um vendedor externo

Não é porque um vendedor externo não está dentro de um escritório que ele não deve acompanhar seus números.

Utilize softwares de CRM e acompanhamento de vendas para saber quantos clientes você visitou em cada dia e quantos deles viraram vendas. É assim que você consegue entender onde você está errando e acertando no seu processo de vendas e fazer correções.

Além de te ajudar com métricas, os softwares de CRM também te ajudam a organizar o que você conversou com cada cliente. Assim você fica sempre atento ao estágio de compra em que cada cliente está e consegue planejar o próximo passo de maneira precisa

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6 – Qualifique seus potenciais clientes

Entender o perfil do seu cliente é um passo essencial para uma boa venda em qualquer área. Saber quem realmente tem potencial para comprar seu produto otimiza o processo de vendas e impede que você perca seu tempo tentando vender para quem não tem interesse ou perfil de compra.

Um vendedor externo, mesmo que faça a prospecção de porta em porta, deve sim qualificar seus potenciais clientes para saber quais deles devem ou não ser levados adiantes.

Não adianta investir tempo e dinheiro em quem não tem perfil para comprar seu produto, então separe sempre um tempo para qualificar suas possíveis vendas, principalmente no início da conversa.

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A Estude Vendas ajuda empresas a melhorar seus processos de vendas, fazendo uma análise consultiva de cada empresa e identificando qual a melhor maneira de vender mais.

Além da análise de negócios, a Estude Vendas também contrata e capacita pré vendedores e  vendedores – tanto internos quanto externos. 

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André é fundador da Estude Vendas – portal com conteúdos semanais sobre vendas. É especialista em estruturar operações de vendas e capacitar equipes, levando seus clientes a crescer até 10x em menos de um ano.

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