Um gestor eficiente de vendas externas está sempre analisando seu relatório de vendas para entender melhor o processo e poder elaborar estratégias certeiras, no intuito de gerar maiores resultados para o setor comercial.

Para que isso seja possível o relatório de vendas não pode ter furos, ele precisa relatar precisamente todas as informações das visitas, incluindo os procedimentos realizados, dados importantes dos clientes e notas da efetividade das apresentações.

Você já imaginou a eficácia de ter todos os dados de um relatório de vendas integrados em um só sistema, podendo controlar melhor a equipe field sales e atribuir estratégias inteligentes ao processo, gerando assertividade nas vendas?

Pois é, isso é possível! Continue lendo e conheça a ferramenta que poderá elevar sua gestão comercial e decolar as vendas da sua empresa!

O Auvo

O Auvo é um software de gestão de equipes de campo, utilizado na automação de processos empresariais, otimização do tempo de tarefas e no controle efetivo de colaboradores com foco principal no aumento da produtividade de equipes externas.

A ferramenta é uma poderosa aliada de grandes gestores de vendas que priorizam a otimização dos processos comerciais, propiciando o alcance de melhores resultados de vendas para o negócio.

O Auvo aumenta a eficiência de gerenciamento e controle de equipes field sales, oferecendo o monitoramento em tempo real dos vendedores, administração das tarefas e relatórios precisos para acompanhar o desempenho das vendas.

relatório-de-vendas

Além disso, o Auvo possui muitas outras funcionalidades que são fundamentais para um relatório de vendas eficiente. Confira!

Como o Auvo efetiva seu relatório de vendas

Não é possível elaborar um relatório de vendas eficiente sem fazer uma análise criteriosa da dinâmica das atividades do seu funil de vendas.

Para isso você precisa entender como está acontecendo de fato o processo de vendas, pois nem sempre tudo ocorre de acordo com o planejamento não é mesmo?

Com o Auvo você mantém um controle assertivo das atividades que seus vendedores executam em campo e você pode entender o fluxo de tarefas em cada etapa da venda.

Para um relatório de vendas ainda mais eficaz, o Auvo proporciona este controle de duas formas diferentes, são elas: a quantitativa e a qualitativa.

Controle qualitativo

Avaliar a qualidade da abordagem dos seus vendedores é fundamental para entender o que tem sido mais positivo em relação a taxa de conversão e também para ajudar a criar uma padronização de abordagens para gerar mais resultados.

De forma qualitativa, nos relatórios do Auvo você pode mensurar o que foi feito na visita e de que forma, através de questionários e checklists obrigatórios, que você poderá inserir nas tarefas e seus vendedores deverão preencher na realização da atividade.

Mas como será o conteúdo destes relatórios e checklists, para que você consiga mensurar a qualidade das visitas?

No Auvo, a elaboração desses questionários conta com perguntas ilimitadas e com as mais diversas formas de respostas, sejam elas objetivas, de múltipla escolha, em formato de data, número, texto etc.

Atente-se ao modelo de checklist abaixo:

relatório-de-vendas

Para mensurar a qualidade da visita, você também pode elaborar questionários para cada etapa do processo de vendas da sua empresa, assim como o exemplo abaixo:

relatório-de-vendas

Nestes questionários você pode inserir questões de procedimentos que você considera fundamental para avançar o cliente na jornada do comprador. As perguntas podem ser feitas da seguinte forma:

Quais foram suas perguntas de rapport? Você perguntou sobre o mercado de atuação do cliente? Mostrou envolvimento com o negócio dele?

A elaboração do rapport é feita para construir uma ligação com o cliente, e isso sem dúvidas melhora a qualidade das visitas e aumenta sua taxa de conversão, pois o cliente se sente seguro para avançar para a próxima etapa.

No entanto, questionários de qualidade podem ser feitos para avaliar o rapport do vendedor.

Além disso, você também pode inserir procedimentos obrigatórios nas tarefas dos seus vendedores e, caso eles não cumpram com a obrigatoriedade da atividade, a tarefa será encerrada com pendência.

relatório-de-vendas

O relatório das tarefas executadas com pendências também viabiliza uma análise qualitativa das suas visitas, formando base para a criação de novas estratégias de vendas.

Com os dados adquiridos nestes questionários, você elabora um eficaz relatório de vendas. E estes dados propiciarão maior assertividade na tomada de decisões sobre seu processo.

Controle quantitativo

No controle quantitativo do Auvo, você poderá mensurar quantas atividades são feitas em cada etapa do processo de vendas para que seu cliente possa avançar na jornada do comprador.

Através de dados como este, você terá um detalhado relatório de vendas e poderá até mesmo elaborar estratégias para melhorar seu indicador de desempenho, ciclo de vendas etc.

Portanto você poderá reduzir a quantidade de atividades em cada etapa, tornando seu ciclo de vendas mais curto. E, ainda, poderá otimizar as visitas através do relatório de controle qualitativo.

Relatório de comparação entre vendedores

O Auvo também disponibiliza um relatório de vendas que proporciona uma análise comparativa dos seus vendedores e isso é fundamental para entender a capacidade da sua equipe.

Nesta funcionalidade, você poderá avaliar quantas atividades seus vendedores fazem por dia e, se houver uma grande diferença na produtividade deles, você poderá avaliar a fundo o motivo da baixa produtividade.

No dashboard do Auvo, você poderá visualizar a seguinte tela:

relatório-de-vendas

Filtrando por determinado período você consegue comparar seus vendedores, quem fez menos tarefas, quem teve mais tarefas não finalizadas ou finalizadas com pendências etc.

No caso de vendedores improdutivos, você também poderá acompanhar a rota que esse colaborador faz, para entender onde é que ele está perdendo mais tempo.

No mapa, você poderá fazer o acompanhamento em tempo real, conforme abaixo:

relatório-de-vendas

relatório-de-vendas

Você também pode monitorar a rota que seu vendedor fez naquele dia da seguinte forma:

relatório-de-vendas

Assim, você poderá controlar seus vendedores de forma assertiva e entender se eles estão utilizando o tempo da maneira certa.

Por exemplo: se um vendedor faz muitas tarefas mas tem uma grande quantidade de atividades finalizadas com pendências e você viu na rota que ele cumpriu o percurso de maneira certa e em tempo hábil é sinal que sua estratégia precisa mudar.

Pois se você reduzir a quantidade de visitas que este colaborador faz por dia, talvez ele melhore sua abordagem durante as visitas, e poderá aumentar sua taxa de conversão de cliente. Ou talvez não.

Portanto, com o Auvo você tem um relatório de vendas aprofundado e isso proporciona que você faça uma gestão inteligente do seu time field sales, aumentando a performance da sua equipe através da exatidão nas estratégias.

Atraso nas visitas

Para você, gestor comercial, o principal ponto do dashboard dentro da comparação dos seus vendedores é o campo de atraso.

relatório-de-vendas

O registro desse relatório do Auvo se dá no check-in e no check-out das tarefas que estavam agendadas para um certo horário. Através disso, ele calcula o TMA (tempo médio de atendimento) e o tempo de atraso nas visitas.

O atraso nas visitas de prospecção, além de atrapalhar todo o processo e aumentar o seu ciclo de vendas, prejudica sua taxa de conversão.

Um cliente nunca ficará satisfeito em marcar um horário com o vendedor e ele não comparecer ou se atrasar. E, por isso, o avanço deste cliente na jornada do comprador se torna muito mais difícil.

Estes atrasos acabam gerando o desengajamento do seu cliente e ele fica desinteressado e inseguro para acreditar naquilo que seu vendedor está propondo.

Assim, no lugar do seu vendedor gerar valor para sua empresa e produtos, por motivo de um simples atraso, ele pode acabar fazendo totalmente o contrário disso. O que pode gerar grandes complicações, se você trabalha com vendas complexas.

Portanto, com este relatório do Auvo você pode acompanhar constantemente os atrasos da sua equipe e, através de feedbacks construtivos e a inserção de novos métodos, você poderá evitar essa atrocidade.

Viu só como os relatórios que o Auvo entrega propiciam um relatório de vendas eficiente com informações detalhadas sobre o seu processo, formando base para a criação de novas metas e estratégias que vão alavancar o seu negócio?

Pois então, se a sua prioridade é otimizar o seu processo de vendas e turbinar o seu time field sales, utilize o Auvo! Você pode testar a ferramenta gratuitamente por 3 dias começando agora mesmo!

relatório-de-vendas

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post